Grandes Ídolos Da MPB

A música brasileira passou por uma grande transformação durante os últimos anos, como podemos perceber atualmente, a maioria das pessoas gosta de outros ritmos totalmente diferentes, principalmente se comparado com alguns anos atrás, em que a Música Popular Brasileira era sempre muito bem vista e tocava diariamente nas rádios de todo o país. Para quem não conhece, a Música Popular Brasil também é conhecida popularmente como MPB, sendo um estilo de música que ficou mundialmente conhecido e que oferece muita qualidade, consagrando vários cantores que ficaram muito conhecidos e até hoje são muito bem falados em outros países, principalmente nos países europeus, onde a MPB conseguiu fazer muito sucesso.

Grandes Ídolos Da MPB

Grandes Ídolos Da MPB

Atualmente, ainda existem muitas pessoas que estão sempre a procura de informações sobre a vida dos cantores da época e quais foram seus sucessos. Como podemos perceber, existem poucos músicos que seguem essa linha de MPB, a grande maioria segue para outros ritmos, o que acaba fazendo dos cantores de antigamente os grandes ícones, pois hoje em dia já não se encontram mais cantores de MPB. Alguns desses cantores são bastante populares e muito conhecido entre os brasileiros, já outros fizeram fama durante um determinado período e acabaram sendo esquecidos durante o passar dos anos e também com o desenvolvimento da música e da mídia.

http://www.youtube.com/watch?v=ruppIizv_YA

João Batista Nogueira Júnior

João Batista Nogueira Júnior foi um dos grandes músicos da MPB, quando criança não apresentava muito jeito para música, mostrando pouca intimidade com o violão, mas com o passar do tempo João começou a mostrar seu bom desenvolvimento tocando alguns instrumentos e cantando. Logo suas primeiras composições começaram a ser apresentadas na zona norte do Rio de Janeiro, com isso rapidamente o cantor começou a ficar popular. Outro fator que chamava muito a atenção era seu desenvolvimento musical com alguns produtos que não tinham nada a ver com a música.

João Batista Nogueira Júnior

João Batista Nogueira Júnior

Esse também era o caso da criação de melodias apenas utilizando uma caixa de fósforo. Somente com o uso das mãos e de uma caixa de fósforo, o cantor conseguia desenvolver grandes melodias, o que deixava o público estagnado, pois praticamente não entendiam o que estava acontecendo. Lembrando que essas melodias nem mesmo existiam, João criava a melodia e o ritmo durante aquele determinado momento e aplicava utilizando as mãos e uma caixa de fósforo. Com isso, o jovem conseguiu impressionar até mesmo grandes artistas e aos seus 28 anos, João conseguiu emplacar o seu primeiro sucesso.

Com a criação de melodias João já se mostrava a frente de outros profissionais da música, porém depois de seu primeiro sucesso João também começou a mostrar que conseguia cantar muito bem, o que também se tornou um fator muito interessante para sua carreira. Com a ajuda de um radialista, suas músicas começaram a ser tocadas e rapidamente conseguiu atingir o sucesso entre o público. Depois de algum tempo João já se apresentava para uma grande quantidade de pessoas, suas melodias e composições se tornaram muito bem aceitas entre os brasileiros.

http://www.youtube.com/watch?v=Xm7VJMtZdZY

Dinair Tostes Caymmi

Dinair Tostes Caymmi ou apenas Nana Caymmi como era seu nome artístico, nasceu no ano de 1941. Seu primeiro registro em estúdio aconteceu no ano de 1960, quando a cantora começou a gravar uma de suas primeiras músicas. Durante esse ano a cantora também lançou o seu primeiro disco solo, contendo algumas músicas que em um futuro próximo viriam a ser bastante conhecidas. Nina acabou se casando e durante o ano de 1961 a 1963 não lançou discos, porém durante o desenrolar do ano de 1963 a cantora lançou o disco Nina.

Depois do lançamento desse disco sua carreira se alavancou, porém seus problemas pessoais sempre se “intrometeram” em sua carreira profissional, o que se tornou um problema muito grande na vida de Nina. Porém, mesmo com vários problemas, no ano de 1970 a cantora fez uma turnê no Uruguai onde conseguiu chamar muita atenção devido a seu bom desenvolvimento no palco. Aproveitando o bom momento de sua carreira, a cantora lançou no ano de 1975 mais um disco, isso depois de 8 anos sem gravar praticamente nenhum disco, o que acabou sendo um ponto bastante positivo tanto para a cantora quanto para seus fãs que também esperavam ansiosos por um trabalho novo da cantora.

Durante os próximos anos a cantora ainda gravou mais alguns LP’s e também teve mais alguns projetos, como no caso de apresentação em shows e também na televisão, o que acabou fazendo com que a cantora conseguisse ainda mais estabilidade profissional em sua carreira. Atualmente o seu último projeto foi apresentado durante o ano de 2005, quando a cantora fez uma composição, trata-se da música “falando de amor” que se tornou bastante popular principalmente por que abrangia o nome da cantora e também falava da obra de Tom Jobim, outro gigante que fez parte diretamente da MPB.

Elza Soares

Dentre essas lista de ídolos da MPB também não poderia faltar Elza Soares, a cantora nasceu no ano de 1937. Filha de lavadeira teve muitos problemas financeiros durante a infância, porém logo em seus primeiros anos já mostrar ter uma ótima relação com a música. Porém a vida não lhe deu muitas oportunidades, o que fez com que a cantora trabalhasse em uma fábrica de sabão até os 20 anos de idade. Durante esse período Elza Soares, conseguiu uma chance para um teste como cantora e acabou sendo contratada, pois sua qualidade vocal era ótima e Elza Soares então começou a atuar junto com uma orquestra.

No ano de 1958, Elza Soares foi até a Argentina ficando uma temporada de 8 meses cantando em uma peça, logo ao voltar a cantora conseguiu espaço junto a rádio Mauá. Depois disso, sua carreira foi se alavancando, logo após o lançamento de seu primeiro LP, o público aprovou seu estilo de música e também aprovou sua forma de cantar, logo a cantora já estava bastante conhecida dentro do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *