Origem e História da Percussão
A palavra percussão advém do latim percutere, que significa bater, atravessar, percutir e assim se origina o som através de batidas e colisões das coisas. Acredita-se que este tipo de emissão de som foi um dos primeiros tipos de musica utilizados pelos homens, dado sua facilidade em gerar e emitir sons. Foi por meio da batida de palmas, batida entre pedras e pedaços de madeira que surge o ritmo da percussão.
E também este é o primeiro elemento de som que o homem possui, ao nascer a criança emite seu ruído quer seja pela entonação de sons, quer seja pela onomatopeia em suas primeiras tentativas de emitir palavras. A origem propriamente dita de instrumentos de percussão são historicamente dados as sociedades primitivas africanas e do continente asiático.
O que é Percussão? Conceitos e Definição
Os instrumentos que são tidos como de percussão são caracterizados por serem advindos por meio de batidas ou friccionados. Talvez seja o modelo musical mais antigo do mundo e a partir disso podemos ver que existem uma grande variedade de tipos de instrumentos deste grupo.
Os instrumentos de percussão englobam o ritmo aos vários estilos musicais desde orquestras até outros sons mais populares como de jazz e rock. Estes são geralmente harmonizados proporcionando ritmo a música e podem ser classificados de duas formas, com a afinação definida e a afinação indefinida.
- Afinação Definida: São instrumentos que emitem sons com notas fáceis de se identificar, como xilofone, sino tubular e tímpanos.
- Afinação Indefinida: São aqueles instrumentos onde o som emitido por eles não são identificáveis com facilidade. São exemplos de instrumentos o tambor, o afuche, chaves, reco-reco e tuntaina.
- A partir desta classificação , existem quatro subgrupos categóricos dos instrumentos, são eles:
- Membranofones: São instrumentos do tipo membranoso, que emitem sons quando tensionadas ou quando são afrouxadas.
- Microfones: Sons que adicionam a percussão um tom diferenciado anelado.
- Desambiguação: São instrumentos com sons agudos, como o triângulo.
- Placofone: São superfícies metalizadas, quando colididas.
Instrumentos de Percussão
Dentre os instrumentos de percussão, neste post listaremos instrumentos de percussão de dois tipos, de placas metalizadas e instrumentos com membranas.
Instrumentos com placas metalizada.
A este grupo estão inclusos instrumentos que emitem sons perante batidas, contam com a força dos materiais.
- Lira – São caracterizados por folhas de metal que emitem sons por meio de martillito, ecoa em som transversal.
- Marimba – instrumento característico da América do Sul, África e México. É um conjunto de várias barras de metais, e são colocados dentro de caixas de ressonância.
- Vibrafone – São barras de metais que quando atingidas por martelos emitem sons sintonizados suaves ou mais agudos, dependendo do material do martelo que o atinge.
- Castanholas – é um nome sugestivo, já que o instrumento parece uma castanha, sendo muito utilizados em musicas flamengas.
- Triângulo – é um triângulo metalizado e seu som é emitido por meio de batidas por meio de hastes de metal também.
- Reco-Reco – é composto por uma estrutura de fios de metal e madeira.
- Celesta – seu som é formado por meio de um conjunto de sons de martelo, sendo estruturado em forma de piado.
- Chaves – São superfícies feitas de jacarandá.
- Afoxé – Este é formado pela cabaça oca e seca, sendo composta por uma rede cheia de esperas metalizadas.
- Chekeré – Este, também é formado por um cabaça e uma tela.
- Pandero – Este instrumento se assemelha com o pandeiro, sua diferença esta no chocalhos.
Instrumentos com membranas.
Estes instrumentos são aqueles que necessitam ser tensionados.
- Tímpano – São tambores, sendo que usualmente são dois ou mais destes que são tocados. Amplamente utilizados em orquestras e bandas de jazz.
- Tambor – O tambor é diversificado, podendo ser estruturado sobre caixa de ressonância, sobre bango, ou sobre recipientes fechados.
- Caixa – É também conhecido por outros nomes como caixeta clara, tarola sendo diferenciado principalmente pela distância de suas membranas.
- Bongo – É composto por dois pequenos tambores, sendo unidos entre si.