Saxofone

O Instrumento

O saxofone tornou-se um instrumento comum utilizado em muitos gêneros de música, principalmente o jazz. O tom rico e ressonante que emana do sax é agradável de ouvir e oferece qualquer peça musical numa ponte entre os instrumentos de sopro de madeira e bronze, completando a música ou melodia. Na verdade, o sax foi criado para fazer exatamente isso.

Adolphe Sax, o inventor, queria desenvolver um instrumento que seria o mais poderoso dos instrumentos de sopro e adaptável a maioria dos metais e esperança de que ele iria encher a terra então no vago meio-termo entre as duas partes.

Desde sua criação em 1841, o sax se tornou muito popular e também tem sido amplamente utilizado em grandes bandas, a música popular, o rock and roll e o blues. Hoje, os músicos continuam a tentar aprender.

E graças ao avanço da tecnologia, a aprendizagem tornou-se mais fácil, pois as lições que são disponibilizadas na internet, através de lições impressas ou aulas de vídeo, são facilmente acessíveis. É por meio desses recursos que qualquer pessoa pode aprender saxofone e as várias técnicas que podem ser utilizadas em um sax, a fim de criar sons diferentes. Destacados nos parágrafos seguintes estão alguns dos métodos referidos.

Slap Tonguing

Esta técnica de sax remonta pelo menos ao final de 1920 e esteve em uso até hoje por artistas contemporâneos. Este é um dos sons mais difíceis de produzir no instrumento em comparação com os outros, pois geralmente leva algum tempo, paciência e muita prática para se desenvolver.

A maneira de se fazer essa técnica é colocar a sua língua contra a palheta de forma que sua ponta e o metal esteja fechado. Não deve ter muito pouco ar em sua boca, assim quando você toca-lo com seus lábios, faz um ajuste adequado. Você deve em seguida soltar sua língua para baixo, deixando cair o maxilar, e abrir a boca em forma de estalo. Isso tudo deve ser feito em um movimento muito rápido e fluido.
Você sempre pode se referir em um vídeo sax, como o de Eric Marienthal, para vos dar uma idéia mais clara de como esta técnica é feita.

Growling

Este método é utilizado para criar uma modulação de som produzida a partir de um saxofone com o músico rosnando com a sua garganta enquanto toca. Uma maneira eficaz de praticar esta técnica é tocar uma nota em seu sax, enquanto faz qualquer outra nota na com sua garganta. Você deve continuar fazendo isso até a altura em que observou que a prática não causa qualquer interferência com a nota que você está tocando no saxofone.
Essa tecnica é mais frequentemente associada ao jazz e ao blues, com lendas como Ben Webster e Bostic Earl usando esta técnica quando tocavam.

Harmônicos

Dominar o sobretom no saxofone é uma ótima maneira de melhorar o tom do instrumento, a entonação, e o altíssimo. Ao controlar o fluxo de ar com os dedos, você estará prevenindo a menor vibração do som para que a próxima nota tome posse como o tom principal.

Glissando

Outra técnica difícil, mas altamente gratificante, o glissando requer um saxofonista para dobrar uma nota através da vocalização e, ao mesmo tempo deslizar seus dedos para outra nota. Fazer isso no sax é muito difícil porque as chaves são definidas, ao contrário de outros instrumentos de sopro. Assim, um artista deve aprender a mover as teclas muito lenta e suavemente para criar um movimento de glissando perfeito.

As técnicas do saxofone mencionados podem não ser tão fácil de dominar, mas com a quantidade certa de perseverança, e a prática, seus sonhos musicais podem sair mais rapidamente ao seu alcance.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Instrumentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *