O chimbal ou chimbau é uma das partes da bateria que oferece maior desafio para os músicos que estão iniciando sua aventura nesse instrumento. Para quem ainda está descobrindo as partes da bateria é válido explicar que chimbal é o nome dado ao conjunto de dois pratos que ficam face a face sobre um pedestal.
A função desses dois pratos é produzir som através do choque entre ambos, para que eles se batam é necessário pressionar com o pé o pedal que é conectado ao prato superior ou usar as baquetas ou vassourinhas. Esse movimento com o pé faz com que o prato de cima se distancie e então bata no prato de baixo. Conforme o baterista vai praticando percebe que é possível usar distâncias variadas entre os pratos produzindo efeitos sonoros distintos.
Conhecendo Mais Sobre o Chimbal
Normalmente o prato inferior do chimbal é mais pesado que o de cima para que seja produzido um som com mais precisão, no entanto, essa não é regra. Se você perceber que não há uniformidade no som da sua bateria saiba que pode ser porque os pratos não estão balanceados com o volume da caixa e do bumbo. Conhecer bem o instrumento pode ser mais válido do que praticar muitos exercícios sem o foco necessário.
Vídeos de Exercícios para Chimbal
A seguir selecionamos alguns vídeos com exercícios que vão te ajudar a desenvolver melhor a sua técnica de tocar o chimbal. Com o domínio dessa parte da bateria com certeza a sua música irá se tornar bem mais fluida.
– Condução no Chimbal no Contratempo
– 35 Levadas com Chimbal. Bumbo e Caixa
– Aprenda a tocar bateria com as duas mãos no chimbal
Dicas de Treino para Desenvolver a Mão Fraca
Além de treinar o chimbal é importante que um baterista realize exercícios que ajudem a nivelar as mãos. Quem é destro usa muito mais a mão direita para realizar tarefas no dia a dia assim como os canhotos usam a mais a mão esquerda. A mão que é menos usada tende a ter um peso mais leve na hora de tocar, algo que pode deixar o som menos constante. Por isso é interessante praticar os exercícios abaixo.
Exercício: Invertendo a Condução
A primeira coisa a dizer é que a mão que recebe a alcunha de condutora é a mão forte do baterista. A mão fraca poderá ser fortalecida a partir da troca da condução de maneira que o exercício seja iniciado com ela. Os destros devem começar passando as notas de chimbal ou prato com a mão esquerda ao invés da direita e os canhotos o oposto. Não precisa inverter os pés para esse exercício.
Exercício: Tocando os Rudimentos ao Contrário
Um dos melhores exercícios para quem deseja nivelar a mão que é menos usada, basta que você comece a praticar os rudimentos com a mão fraca.
Exercício: Invertendo as Viradas
Esse exercício segue a lógica apresentada anteriormente de começar tocando de maneira inversa com a mão fraca. Basicamente você deverá inverter as conduções assim como as viradas e entradas.
A ideia desses exercícios é permitir que a sua mão fraca (a menos usada no dia a dia) esteja nivelada assegurando assim um desempenho mais uniforme na bateria.