50 Cent – Músicas

Nascido no dia 06 de julho de 1975, em Nova York, Curtis James Jackson III, se tornou conhecido pelo nome artístico de 50 Cent. Além de rapper ele também é ator, roteirista, diretor e empresário. O sucesso chegou para o artista em 2003 com o lançamento do álbum “Get Rich or Die Tryin”.

Ao longo de sua bem-sucedida carreira passou por alguns momentos difíceis dentre os quais se destacam discussões com outros artistas como Ja Rule, Rick Ross, Fat Joe entre outros. Contudo, 50 Cent mantém o foco em trabalhar duro para manter a sua carreira já tendo declarado que seu vício é o sucesso, que tal conhecer um pouco mais sobre esse rapper?

 

Trajetória de 50 Cent

 

50 Cent

50 Cent

A Infância

 

Mãe solteira e sozinha com apenas 15 anos de idade, Sabrina, precisou encontrar uma forma de sustentar o filho. Um dia quando 50 Cent e sua mãe estavam num parque ele perguntou a ela porque não tinha um pai como outra criança que brincava próximo a eles, a resposta de Sabrina foi a de que ele era especial tendo sido concebido sem imaculação como Jesus.

Numa situação difícil, Sabrina, deixou o pequeno Curtis com seus pais que tinham outros 9 filhos, além do neto, para criar. Buscando uma forma de criar o filho a jovem se tornou uma traficante no bairro Southside Jamaica um dos mais perigosos de Nova York. Apesar de não contar para os familiares o que fazia para viver eles desconfiavam pelo grande volume de dinheiro que Sabrina trazia para casa além dos presentes caros para Curtis.

Quando tinha apenas 8 anos de idade, Curtis, recebeu a notícia de que sua mãe não voltaria mais. Sabrina foi encontrada morta e em estado avançado de decomposição em seu apartamento após ter sido envenenada. Sobre esse episódio, 50 Cent, se lembra que na época não entendeu o que os avós quiseram dizer quando disseram que sua mãe estava num lugar melhor e não voltaria.

 James Jackson III - 50 Cent na infância

James Jackson III – 50 Cent na infância

As Drogas na Vida de 50 Cent

 

Conforme foi entendendo o que havia acontecido com sua mãe, Curtis, foi se tornando mais destrutivo. O menino quebrava objetos e era agressivo com os avós, não demorou muito para que tivesse o primeiro contato com as drogas. Com apenas 12 anos de idade ele já estava numa quebrada com meninos de 17 e 18 anos de igual para igual. Nessa época ele era conhecido como BooBoo. Seus avós acreditavam que ele estava na escola, mas na verdade estava traficando.

O bairro em que 50 Cent morava era o epicentro do crack na década de 1980 e ele participou buscando se afirmar e encontrar um lugar para si nesse mundo. A droga era cozinhada na casa de amigos e depois era escondida no seu quarto na casa dos avós. Para conseguir se impor melhor nas ruas ele começou a lutar boxe, também passou a andar com uma arma que mesmo nunca tendo sido disparada ajudava a mantê-lo protegido.

Problemas Com a Lei

 

Quando tinha apenas 14 anos de idade, Curtis, enfrentou seu primeiro problema com a justiça. Foi descoberto levando drogas para a escola, a sentença do juiz foi a reabilitação e rapidamente ele entendeu como o sistema funcionava sendo liberado em pouco tempo. O problema seguinte com a justiça veio aos 17 anos de idade quando a polícia encontrou em seu apartamento cocaína, heroína e US$ 15 mil dólares em espécie.

As evidências poderiam ter levado Curtis para uma pena de nove anos, no entanto, por ser um adolescente e tecnicamente ser seu primeiro crime ele foi indicado para o sistema de “Shock Incarceration” que é um tipo de acampamento em estilo militar no qual ficou seis meses. 50 Cent diz que foi esse acampamento que o levou para o caminho certo na vida, ele nunca mais foi preso.

50 cumpre pena por tráfico de drogas

50 cumpre pena por tráfico de drogas

A Música

 

Depois do acampamento, Curtis, decidiu mudar sua vida e buscar ganhar dinheiro com sua música. Um encontro casual com Jam Master Jay do Run DMC numa boate de Manhattan ele pode apresentar seu material. Com potencial reconhecido por Jam Master, 50 Cent, assinou um contrato com a JML Records. Southside Jamaica.

O nome artístico 50 Cent foi inspirado num bandido bastante conhecido do Brooklyn. Foi uma metáfora para a sua mudança de trajetória. Nos primeiros anos de carreira como rapper as coisas não deram muito certo para Curtis que agora ainda tinha uma nova responsabilidade, um filho chamado Marquise Jackson com a sua namorada Shaniqua Tompkins.

Recaída

 

50 Cent acreditava que Jam Master não dava a devida atenção para a sua carreira e depois de algum tempo tentando chamar sua atenção acabou assinando com a Columbia Records, boa parte do valor do contrato foi destinado a pagar a multa rescisória de maneira que Curtis se viu sem nada novamente. O rapper voltou a traficar, apesar de ter gravado seu álbum “Power of The Dollar” em apenas duas semanas, 50 Cent, teve que ficar na fila de espera dos lançamentos por dois anos.

Cansado dessa situação ele resolveu fazer rimas sobre roubar as grandes estrelas da música de uma indústria que segundo ele não o deixava comer, entrar ou sustentar o seu filho. A faixa com esses versos foi intitulada “How to Rob”, uma vez Eminem comentou que ao ouvir a canção pensou que 50 Cent era louco e que ia arrumar muitas brigas no cenário musical.

50 cent How To Rob

50 cent How To Rob

Rivalidade

 

O single de 50 Cent foi um grande sucesso e ganhou respostas de vários rappers como Wu Tang Clan, DMX, Big Pun e até Jay-Z. No entanto, com quem 50 Cent desenvolveu uma rivalidade acirrada foi com Ja Rule, rapper do mesmo bairro. Segundo 50 um dia dos seus manos roubou uma corrente de Ja Rule e o rapper pensou que foi a mando dele, mas não foi.

Conforme os problemas entre eles foram crescendo, 50 Cent, decidiu transformar a rivalidade em música, a canção “Your Life’s On The Line”. Em certa ocasião os dois rappers se encontraram pessoalmente e acabaram iniciando uma briga física. Depois disso a gangue de Ja Rule ‘visitou’ 50 Cent no estúdio Hit Factory, nessa ocasião um dos membros do grupo puxou uma faca acertando o último que havia arremessado uma caixa de som nos companheiros do primeiro. O ferimento de 50 foi apenas superficial, com 3 pontos ele já estava pronto para outra.

9 Tiros

 

A reputação de 50 Cent se tornava cada vez pior e sua cabeça passou a estar a prêmio. Uma noite quando saía da casa da avó, no Queens, no carro de um amigo ele recebeu 9 tiros de um carro que parou ao lado do seu. 50 Cent tinha 9 balas em seu corpo, os tiros acertaram seu rosto, suas mãos e pernas.

Os disparos de curta distância colocaram o rapper numa situação complicada e na sala de cirurgia os médicos pensaram em fazer uma traqueostomia – procedimento que poderia fazer com que ele perdesse a voz – sua avó não concordou, pois sabia que para o neto não cantar seria o mesmo que a morte em vida.

A avó do rapper orou muito e teve suas preces atendidas haja vista que ele sobreviveu mesmo sem a traqueostomia. Contudo, sem esse procedimento a recuperação foi mais lenta e ele ficou meses na cama sem poder falar. Houve especulações de que os tiros tinham conexão com a gravadora Muder Ink de Ja Rule. Os boatos foram mais além dizendo que teria sido um homem chamado nas ruas de “Hommo” o autor dos disparos.

Esse homem foi encontrado morto algumas semanas depois, mas acredita-se que não tenha tido nada a ver com uma vingança do grupo de 50 Cent. A verdade é que somente as ruas do Queens sabem o que aconteceu naquela noite e elas não falam.

50 Cent foi baleado 9 vezes

50 Cent foi baleado 9 vezes

O Que Não Mata Fortalece

 

50 Cent é o exemplo perfeito dessa frase, depois de ter levado 9 tiros e ter passado por uma recuperação lenta e muito dolorosa ele voltou a tentar a carreira de rapper. Porém, as gravadoras tinham medo de contratá-lo por acreditar que ele atraía problemas, motivo pelo qual foi demitido da gravadora com a qual tinha contrato na ocasião dos tiros. Chegou a ser contratado como compositor pela gravadora de P Diddy, porém, o novo patrão ficou apreensivo ao saber que 50 andava de colete a prova de balas e uma arma engatilhada, ele foi demitido novamente.

Ao se dar conta de que não seria contratado ele passou a lançar mixtapes, álbuns independentes. A bala que ainda estava alojada em sua língua lhe deu uma pronúncia peculiar e única. Formou um grupo chamado G-Unit com dois vizinhos, Tony Yayo e Lyod Banks. Os shows do trio lotavam e as canções de 50 passaram a finalmente dar dinheiro.

Eminem e Dr Dre

 

Tornando-se popular, 50 Cent, passou a ser procurado pelas gravadoras e foi recusando uma a uma não importava quanto dinheiro oferecessem. Um dia, porém, 50 recebeu uma ligação de Eminem que queria uma reunião. Eminem além do interesse comercial havia se tornado fã de 50 e conversou com Dr Dre para que eles levassem o artista para seu selo. O trabalho no álbum de 50 iniciou imediatamente.

Mais Violência

 

A violência parece rondar a vida de 50 Cent, quando as coisas não poderiam estar melhor com uma de suas músicas “Wanksta” na trilha do filme “8 Mile” de Eminem o rapper viu uma nova ameaça rondar. No dia em que o rapper ia encontrar Jam Master Jay, que foi seu mentor, um tiro foi disparado. Jam faleceu e a polícia especulou que o disparo tinha como destino 50 Cent.

Sucesso

 

O primeiro álbum de 50 Cent, “Get Rich or Die Tryin” (Fique Rico ou Morra Tentando) chegou ao mercado em 2003 e seu single “In the Club” se firmou como uma das músicas mais tocadas. O sucesso acabou tendo seu lado negativo, andando com várias mulheres 50 acabou perdendo seu relacionamento com a mãe de seu filho. Várias pessoas se aproximaram dele por interesse. Nesse contexto veio o segundo álbum, em 2005, intitulado “The Massacre” que vendeu mais de 4 milhões de cópias.

Multiplicando Seu Dinheiro

 

Além de rapper, 50 Cent, se mostrou um excelente empresário tendo multiplicado sua fortuna. Boa parte do seu dinheiro é proveniente de acordos publicitários e investimentos na compra de ações que o artista fez. Esse tino comercial fez com que alguns nomes da indústria dissessem que ele havia perdido seu brilho, porém, ele se mantém na posição de artista em consolidação tendo inclusive conseguido bons papéis como ator.

50 Cent contando o dinheiro

50 Cent contando o dinheiro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *