David Bowie

 

 

 

David Bowie foi um músico inglês, uma figura de destaque por mais de cinco décadas no mundo da música. Ele é considerado como um inovador, particularmente por seu trabalho na década de 1970, e ficou conhecido por sua voz marcante e pela profundidade intelectual de sua obra.

Bowie chamou a atenção do público em julho de 1969, quando sua canção “Space Oddity” alcançou o top cinco da UK Singles Chart. Depois de um período de três anos de experimentação, ele ressurgiu em 1972 durante o glam rock encabeçado pelo hit “Starman” e do álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars. O impacto de Bowie na época, como descrito pelo biógrafo David Buckley, “desafiou a crença central da música rock”.

O camelão que parecia ter um olho de cada cor nos deixou no dia 10 de janeiro de 2016, naquele dia todos os amantes de boa música souberem que o mundo estava ficando um pouco mais silencioso e triste. Conheça mais sobre a trajetória desse músico que propôs uma visão estética única para sua obra.

David Bowie

David Bowie

O Começo da Vida de David Bowie

No dia 08 de janeiro de 1947 nascia David Robert Jones que se tornaria conhecido no mundo todo como David Bowie. A família do cantor vivia em Brixton, Londres, um lugar classificado como o pior para uma criança nascer. A mãe de Bowie era Margaret Mary “Peggy” que trabalhava como arrumadeira de cinema e seu pai Haywood Stenton “John” Jones que atuava como oficial de promoções da Barnardo’s.

Ao longo da infância David foi demonstrando afinidade com o canto e a dança sendo que alguns professores destacavam uma postura que não parecia condizente a uma criança. O artista conquistou um lugar no coral da segunda escola que frequentou e passou a se interessar ainda mais por música quando seu pai levou para casa discos de uma coleção de música norte-americana. Artistas como Elvis Presley ajudaram a moldar o seu desejo de ser um cantor com um toque diferente.

O encanto pela música americana fez com que procurasse mais discos e se dedicasse a aprender a aprender ukelele e tea-chest bass. Bowie divertia os amigos fazendo shows como se fosse Chuck Berry e Elvis. O único problema da vida do jovem naquele momento eram as suas notas escolares que iam de mal a pior. Os principais interesses do jovem na escola eram as artes sendo que se dedicou ao desenho, ao typesetting entre outros temas.

Um Olho de Cada Cor?

Durante décadas muitas pessoas pensaram que Bowie tinha um olho de cada cor, mas na verdade apenas tinha uma anomalia num dos olhos cuja pupila ficou permanentemente dilatada. O visual nada convencional foi resultado de uma briga em que se envolveu por causa de uma garota. George Underwood deu um soco no olho esquerdo de David causando a lesão devido ao fato de estar usando um anel. Os médicos temiam que David perdesse completamente a visão, os danos acabaram sendo apenas parcialmente permanentes.

Olhos de David Bowie

Olhos de David Bowie

Kon-rads – A Primeira Banda de David Bowie

Em 1962, com apenas 15 anos de idade, Bowie formou a sua primeira banda de rpck chamada Kon-rads que variava entre quatro e oito membros, sendo um deles Underwood. Contudo, a falta de aspirações artísticas dos colegas de grupo fez com que David formasse outra banda chamada King Bees. Um dia Bowie escreveu uma carta para um empresário inglês chamado John Bloom pedindo financiamento para a banda, seria para ele fazer pelos Bees o que Brian Spstein fez pelos Beatles.

Bloom nunca respondeu, mas encaminhou o pedido para Leslie Conn que sendo parceiro de Dick James contratou Bowie. Ainda com o nome de David Jones conheceu o primeiro fracasso ao lançar o single “Liza Jane” com os King Bees e nada acontecer. Mudou então para a banda Manish Boys, novamente não obteve sucesso e migrou para o trio de blues Lower Third. Como pela terceira vez não obteve êxito o contrato de Bowie com Conn chegou ao final.

A Mudança de Nome

David Jones passou por outros empresários que acreditavam em seu talento, mas que ainda assim não conseguiam fazê-lo emplacar. Cansado de ter seu nome confundido com o do ator Davy Jones ele resolveu mudar seu sobrenome artístico para Bowie como uma homenagem a Jim Bowie que se tornou popular como produtor de facas. Há quem diga que pode ser uma referência também ao personagem David Bowman do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” que estava em alta nos anos 1960 e que inspirou a música “Space Oddity”.

O final da década de 1960 foi marcado por um David Bowie que estudava artes dramáticas e mímica com o dançarino Lindsay Kemp e que compunha canções para outras pessoas cantarem. Nesse período David se envolvem com a companheira de cena Hermione Farthingale tendo chegado a dividir um apartamento com ela, contudo, romperam no final dos anos 1960.

David and Hermione Farthingale

David and Hermione Farthingale

Space Oddity

Ainda sendo um fracasso comercial, David Bowie, tentava sobreviver como podia e uma maneira que ele encontrou foi oferecer uma canção para o filme de meia hora “Love You till Tuesday”, que somente viria a ser lançado em 1984. A canção “Space Oddity” foi lançada em 1969 para coincidir com a chegada do homem a lua. Essa música alcançou o 5° lugar nas paradas musicais do Reino Unido. Contudo, ainda assim o segundo disco do cantor que também era intitulado “David Bowie” não foi um sucesso de vendas.

Angela Barnett e Bowie como Artista Solo

No ano de 1969 Bowie conheceu aquela que viria a ser sua esposa, Angela Barnett, que teve grande influência sobre carreira. Após alguns conflitos de relacionamento com os músicos que tocavam com ele ficou decidido que David seria um artista solo e que os músicos seriam sua banda. Foi nesse momento inclusive que Bowie demitiu seu então empresário Kein Pitt, algo que se tornou um dos grandes litígios do mundo da música.

The Man Who Sold the World

No ano de 1970 foi lançado o terceiro álbum da carreira do cantor, “The Man Who Sold the World”, em que fica claro que ele estava deixando o violão de lado pela guitarra. As músicas estavam mais pesadas e o seu visual andrógino era amplamente explorado para torna-lo comercial, em especial nos Estados Unidos. Foi nesse período de divulgação que Bowie conheceu Iggy Pop e Lou Reed que seriam a base para a criação da persona Ziggy Stardust.

Hunky Dory

O álbum lançado em 1971, “Hunky Dory” traz um pouco do cantor de Space Oddity de volta contando inclusive com uma canção em homenagem ao filho de Bowie que havia nascido em 30 de maio do mesmo ano.

Hunky Dory

Hunky Dory

Ziggy Stardust – A Estrela Vinda de Marte

A ideia que havia nascido na turnê norte-americana de seu terceiro álbum finalmente tomou o corpo do próprio Bowie. Em 1972 foi lançado o álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”. A persona Ziggy Stardust se vestia com um figurino de destaque e tinha seus olhos e lábios muito maquiados. Durante a tour desse trabalho o cantor contou com o acompanhamento dos The Spiders from Mars.

A Ziggy Stardust Tour que já havia tomado o Reino Unido foi para os Estados Unidos fazendo com que todos os olhos do mundo se voltassem para David Bowie. Durante essa viagem Bowie compôs canções que entraram para o álbum “Aladdin Sane” de 1973 que também ficou conhecido como o compilado das canções de quando Ziggy foi a América. A personagem que o tornou conhecido no mundo todo passou a ser um problema quando Bowie não conseguia mais se separar dela, a solução foi romper com os The Spiders from Mars.

Diamond Dogs

O lançamento de Diamond Dogs, em 1974, marca a mudança do artista para os Estados Unidos tendo se estabelecido em Los Angeles. Esse trabalho se tornou marcante por ter surgido de duas ideias igualmente interessantes, a primeira era um musical cuja sede fosse numa cidade pós-apocalíptica num futuro selvagem e a tarefa de musicar o livro “1984” de George Orwell. É desse trabalho o sucesso “Rebel Rebel”, a promoção foi feita a partir da a turnê de alto orçamento “Diamonds Dogs Tour”.

Nesse período destaca-se ainda a canção “Fame” escrita com John Lennon e a criação de uma nova persona conhecida como Thin White Duke e que fez parte do álbum “Station to Station” de 1977. Também lançou a importante Trilogia de Berlim. Algo marcante na década de 1970 na carreira de Bowie foi o uso constante de drogas como cocaína que fez com que ele tivesse uma aparência extremamente magra e pálida.

Diamonds Dogs Tour

Diamonds Dogs Tour

A Década de 1980

O primeiro ano da nova década, 1980, trouxe o lançamento do álbum “Scary Monsters” (and Super Creeps) que contou com um dos clipes mais caros da história para a canção “Ashes to Ashes”. Outro marco dessa década que mostrou grande irregularidade da carreira de Bowie foi à parceria com o Queen na canção “Under Pressure” em que se retratava a pressão social. Nesse período Bowie participou da trilha e como ator do filme alemão “Christiane F.” e de uma peça teatral de Bertold Brecht.

Em 1983 lançou o álbum “Let’s Dance” que se tornou um grande sucesso mundial lhe conferindo novo fôlego de popularidade. O ano seguinte foi marcado pelo lançamento do álbum “Tonight” que contava com a participação de Tina Turner cantando com Bowie a canção título. A realização de 1986 foi o filme “Absolute Beginners” que tinha trilha de Bowie e sua atuação. No ano de 1989 David Bowie resolveu voltar a ter uma banda chamada Tin Machine. A banda não obteve o êxito esperado.

Década de 1990

Foi em 1990, dez anos após Bowie ter se divorciado de Angela Barnett, que um amigo o apresentou ao seu nome amor, a modelo somali Iman Abdulmajid. Com um som com influências de jazz e hip-hop Bowie lançou em 1993 o álbum “Black Tie White Noise” e o álbum “Outside” em 1995 que se tornou marcante como uma narrativa não-linear de arte e assassinato.

Black Tie White Noise

Black Tie White Noise

David Bowie nos Anos 2000

Em 2002, após o 11 de setembro nos Estados Unidos, David Bowie lançou o elogiado, mas sombrio álbum “Heathen”. Entre os anos de 2003 e 2004 viajou em turnê do álbum “Reality”. Após ter sofrido um enfarto durante a turnê em 2004 o cantor resolveu se aposentar. No ano de 2013 anunciou o lançamento do trabalho “The Next Day” com 14 faixas. No dia de 10 de janeiro de 2016, David Bowie, faleceu em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *