Margareth Menezes – Sucesso Nacional e Internacional

A cantora e compositora Margareth Menezes nasceu no dia 13 de 1962 em Salvador, Bahia. A carreira da cantora é repleta de prêmios como os dois troféus Caymi, quatro troféus Dodô e Osmar além da indicação para o Grammy Awards e o Grammy Latino. O grande sucesso da carreira da artista é a canção “Dandalunda” e já foi chamada de “Aretha Franklin brasileira”.

A música entrou na vida de Margareth bem cedo quando ela começou a cantar no coral da Igreja. Uma curiosidade é que a carreira artística dela começou como atriz em 1985 e não como cantora. Depois de uma carreira bem sucedida como atriz ela começou a se envolver mais profissionalmente com música passando a se apresentar em bares da sua cidade chegando a cantar para um público de 1.500 junto da Orquestra do maestro Vivaldo da Conceição.

O Primeiro Single e o Começo do Sucesso

Foi ano de 1987 que Margareth gravou o seu primeiro single que foi lançado como LP junto com Djalma de Oliveira. O trabalho intitulado “Faraó (Divindade do Egito)” vendeu mais de 100 mil cópias. A partir desse sucesso que a cantora passou a se focar mais na sua carreira musical. Dois álbuns da sua carreira atingiram o topo da Billboard Word Albuns, Ellegibô e Kindala.

Outro grande êxito da carreira da cantora foi o álbum “Pra Você e Brasileira Ao Vivo: Uma Homenagem Ao Samba-Reggae” recebeu indicações para o Grammy Awards e para o Grammy Latino respectivamente. Num dos trabalhos mais recentes Margareth buscou se mostrar mais pop, o trabalho Naturalmente Acústico tem um estilo “afropop” que une elementos africanos com elementos brasileiros. Em paralelo a tudo isso Margareth Menezes tem um trio elétrico que arrasta multidões todos os anos em Salvador.

Curiosidades Sobre a Vida da Margareth Menezes

A cantora nasceu em Boa Viagem que é uma região mais carente de Salvador, Bahia. A mãe de Margareth, Dona Diva, trabalhava como costureira e doceira e veio de Ilha de Maré. O pai da artista era motorista, Adelício Soares, faleceu em 2009. Dentre os cinco irmãos a cantora é a mais velha. Com apenas 15 anos, em 1977, ganhou uma guitarra e passou a fazer parte do coral da Igreja.

Grande parte da influência artística de Margareth Menezes vem da sua família e também da região em que foi criada. Desde pequena ela vive cercada pelo conjunto história da cidade de Salvador como a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. A mãe de Menezes gostava muito de uma roda de samba e boa parte dos eventos musicais de Ilha da Maré aconteciam na casa da avó da artista.

Como Margareth Chegou a Turnê Mundial

Depois que lançou o seu primeiro single e foi muito bem sucedida nas vendas Margareth Menezes assinou contrato com a gravadora PolyGram do Brasil para lançar o seu primeiro álbum que levou o seu nome em novembro de 1988. Esse álbum resultou em dois troféus para a cantora, o de “melhor disco” e “melhor cantora”.

O sucesso resultou numa turnê que passou por todo o Brasil e que chegou a Argentina. Uma das canções que mais se destacou nesse álbum foi “Elegibô (Uma História de Ifá)”, de Rey Zulu e Ythamar Tropicália. Depois de algum tempo a cantora lançou um álbum que recebeu o nome de “Ellegibô”.

Um Canto Pra Subir

No ano de 1989 Margareth começou a trabalhar no seu segundo álbum que recebeu o nome “Um Canto Pra Subir”. Nessa época a cantora já se apresentava ao lado de Dominguinhos e Gilberto Gil numa grande variedade de espetáculos por meio do projeto “Bast Chrome Music”.

O Contrato Internacional

Com tanto destaque nacional Margareth Menezes chamou a atenção do exterior e por volta de 1990 assinou um contrato com a gravadora Mango/Island Records para lançar um álbum nos Estados Unidos, Canadá e México. Menezes foi convidada por David Byrne, líder do Talking Heads, para fazer a abertura da turnê da banda. Além dessa abertura a cantora também fez participações especiais.

Parcerias

Conhecida por seu profissionalismo e simpatia Margareth Menezes já cantou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como Carlinhos Brown, Marisa Monte, Jimmy Cliff entre outros. A artista também já participou de um projeto cinematográfico, pois a convite do diretor Zalman King ela fez a trilha sonora do longa “Orquídea Selvagem” que tinha como atores principais Mickey Rourke e Jacqueline Bisset.

Sucesso Comercial

O sucesso atingido por Menezes na América do Norte fez com que ela assinasse contrato com a Polydor Records para lançar um álbum em toda a Europa. O trabalho intitulado “Ellegibô” contou com algumas canções dos primeiro e segundo álbuns da artista como “Elegibo (Uma História de Ifá)” e “Ifá (Um Canto Pra Subir)”. Esse trabalho também foi lançado pela Mango nos Estados Unidos e Japão e se destacou na mídia mundial.

Nas críticas feitas ao álbum foi destacado que no trabalho de Menezes existe um forte ecletismo que o diferencia de outros trabalhos desse segmento. Esse álbum teve um clipe produzido para a música “Tenda de Amor” que foi lançada com exclusividade na Inglaterra. Esse álbum chegou ao topo da Billboard e permaneceu por lá durante umas onze semanas.

https://www.youtube.com/watch?v=7XzSKkekvMU

Outros Trabalhos

No ano de 1991 chegou as lojas o terceiro álbum de Margareth Menezes, o nome do trabalho é “Yorubá” que significa “lábios grandes”. Assim como o seu antecessor esse álbum chegou ao topo da Billboard Word Albums. Vendeu mais de 10 mil cópias na França. O sucesso no exterior rendeu a cantora vários convites como o feito pela rádio italiana “Della Svizzera” para que ela apresentasse o programa “Tambola” na Suíça. Esse programa era transmitido na Itália e na Suíça.

Além disso, a PolyGram começou a fazer a divulgação do trabalho de Menezes em Portugal. Depois de se tornar um grande sucesso na Europa a artista retorna ao Brasil para começar a sua turnê Kindala. Essa turnê passou pelos Estados Unidos, Europa e Japão voltando para o Brasil com um grande espetáculo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artistas · Nacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *