Como Cantar com Metronomo?

Uma das principais dificuldades dos músicos iniciantes é conseguir conciliar o ato de cantar e tocar um instrumento ao mesmo tempo. Para muitos se torna difícil não atravessar as letras com alguns acordes em dados momentos. Uma forma de vencer essa dificuldade é usando um instrumento chamado metrônomo que nada mais é do que um instrumento que ajuda a marcar o tempo.

O Metrônomo na Prática

Com a compreensão dos tempos em que as músicas são divididas é mais fácil conseguir realizar as duas atividades simultaneamente. Para princípio do entendimento temos que esclarecer que cada música possui uma fórmula de compasso que é a responsável por determinar as batidas em que a canção será levada. Os tempos se dividem em fortes e fracos, algumas músicas seguem o padrão “UM, dois, TRÊS” enquanto outras seguem “UM, dois” entre outas possibilidades.

O papel do metrônomo é te ajudar a fazer a subdivisão e a marcar o tempo corretamente. Para conseguir melhorar a sua capacidade de tocar e cantar ao mesmo tempo indicamos que inicie usando o metrônomo apenas para cantar, sem acompanhamento e depois apenas para tocar sem cantar. Com treino ficará bem mais simples conseguir chegar a um bom resultado a médio e longo prazo.

Dica

O ideal é dedicar uns 20 minutos diários para o estudo com o metrônomo, pratique os padrões com o instrumento para se tornar um músico mais intuitivo. Lembre-se que apenas o estudo e a dedicação são capazes de nos auxiliar a chegar aos melhores resultados desejados. Com o passar das semanas você perceberá bons avanços na sua técnica. Muitos músicos profissionais iniciaram estudando com o auxílio do metrônomo.

Outras Dicas Para Melhorar a Técnica de Cantar com Metrônomo

Agora que você já sabe que esse aparelho pode te ajudar a melhorar a execução da música tocando e cantando simultaneamente é interessante seguir outras dicas que apresentamos abaixo.

Metronomo Digital x Analógico

Metronomo Digital x Analógico

– Domine Completamente a Música

Para saber que você está dominando a música completamente experimente tocá-la da metade para o final e em momentos em que não esteja totalmente concentrado como quando está conversando com outras pessoas. Se não tiver dificuldade em conseguir tocar a música nessas condições tenha certeza que você já está dominando a canção. Enquanto ainda estiver com problemas para conseguir executar a música em condições não ideais de ambiente saiba que precisa treinar.

– Cante Muito a Letra

A letra da música deverá estar bem fixada na sua mente para que não seja um problema cantá-la ao mesmo tempo em que toca. Dentre as formas de fazer essa fixação é cantar junto com uma gravação ou então cantarolar baixinho a música durante o dia. Ao conseguir cantar a letra toda mesmo com a mente distraída você saberá que aprendeu a letra de verdade.

– Tenha o Hábito de Cantarolar

Se achar que está difícil executar a canção você pode começar a cantarola-la ao longo dia em especial os trechos que você acha mais complicados. A ideia é fixar a base da música na sua mente para que no momento de executá-la seja mais simples.

O segredo para ser um bom músico é ter paciência e se dedicar a um treino contínuo.

Metronomo de Madeira

Metronomo de Madeira

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *