Zizi Possi

Maria Izildinha “Zizi” Possi nasceu em São Paulo, no dia vinte e oito de março de mil novecentos e cinquenta e seis, e se sagrou como cantora da música popular brasileira. Ela também é mãe de Luiza Possi, uma cantora de grande sucesso atual.

Biografia

Seu nome de batismo Mari Izildinha foi dado em homenagem a Santa Menina Izildinha, por devoção de sua mãe. Ela é descendente de italianos, e cresceu no Brás, que é um bairro que possui diversos imigrantes italianos. Desde jovem gostava de música, e sua maior influência era a música erudita, que foi ao que ela se dedicou. Começou a estudar piano e canto aos cinco anos de idade, e permaneceu em suas aulas até os sete.

Após se formar no ensino médio, mudou-se para Bahia, em mil novecentos e setenta e três, tendo então como companhia José Possi Neto, seu irmão. Na Bahia ela decidiu tentar o vestibular para Composição e Regência na Escola de Música, na Universidade Federal da Bahia. Acreditava que aquilo não era exatamente o que queria, permanecendo nele por dois anos, após esse período percebeu que gostaria de ingressar no curso de teatro, abandonando então o que havia entrado primeiro.

Zizi e Luiza Possi Sem Maquiagem

Zizi e Luiza Possi Sem Maquiagem

Engajou-se na produção do musical “Marilyn Miranda”, e também participou de um projeto da prefeitura que era voltado para filhos de prostitutas do Pelourinho, onde ela atuava como professora de música para tais crianças. Nessa época começou também a gravar Jingles e comerciais, também teve pequenas participações em programas da televisão local.

Depois da ida de seu irmão para Nova York, ela decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. Ela conta que ao ver que o irmão foi embora, sentiu que na Bahia já havia realizado tudo que poderia alcançar ali. 

Vida no Rio de Janeiro 

Começou sua vida no Rio de Janeiro sobrevivendo com traduções que fazia do italiano para o português. Em mil novecentos e setenta e oito, num dia normal em seu apartamento que dividia com outras garotas, apareceu um bilhete por debaixo da porta. Ele vinha de Roberto Menescal, que era produtor da gravadora Phillips. Ao olhar o bilhete Zizi não entendeu exatamente do que se tratava, imaginando que seria uma oferta de backing vocal. Ao ligar para o número deixado, soube que havia uma oferta de contrato com a gravadora para ela.

Com vinte e dois anos, lançou seu primeiro LP “Flor do Mal”, no ano de mil novecentos e setenta e oito. Nesse LP já alcançou grande sucesso com a música “Pedaço de mim”, que era um dueto interpretado juntamente a Chico Buarque. O segundo álbum de sua carreira foi lançado com o nome da canção, “Pedaço de mim”, no ano de mil novecentos e setenta e nove.

Zizi Possi e Fábio Porchat

Zizi Possi e Fábio Porchat

Carreira em Ascensão e Sucesso 

Em mil novecentos e oitenta lançou o álbum intitulado “Zizi Possi”. No ano seguinte lançou “Um minuto além”. Nesse ano ela ganhou o prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como “cantora revelação”.

Em mil novecentos e oitenta e dois lançou o disco “Asa Morena”, que também possuía uma canção com esse título, e que está entre os grandes sucessos de sua vida como cantora. Com Asa Morena ganhou o seu primeiro disco de ouro, além disso, a música entrou para uma lista que elencava as cem canções mais populares do século vinte, foi um sucesso nas rádios e comercial em todo o país.

Zizi Possi integrou o elenco da peça “O Grande Circo Místico”, que para a época foi um espetáculo de grande porte, talvez o maior até então, e um dos maiores feitos até hoje no país. A peça foi lançada em mil novecentos e oitenta e três, nesse mesmo ano ela também lançou o álbum “Para sempre e mais um dia”.

Zizi Possi não se dedicava somente a sua carreira, estava também engajada no movimento feminista, e em movimentos sociais. Ela participou da campanha que gravou a versão brasileira “We Are The World”, que tinha o intuito de arrecadar fundos para a África. Também participou do projeto Nordeste Já, onde unida a cento e cinquenta vozes lançaram um compacto com as canções “Seca d´água” e “Chega de mágoa”.

Zizi lançou os álbuns: “Dê um Rolê” no ano de mil novecentos e noventa e quatro, “Zizi” em mil novecentos e oitenta e seis, “Amor e música” em mil novecentos e noventa e sete. No ano de mil novecentos e oitenta e nove lançou o disco “Estrebucha Baby”, que segundo declarações da cantora, é o seu melhor disco, além de ser aclamado atualmente pela critica e pelo público, ele não seguia os padrões que vendiam mais a época, sendo que não conseguiu sucesso comercial. O disco continha a música “Perigo” que integrou a trilha sonora da novela ”Selva de Pedra” e a deixou extremamente popular em todo o país.

No ano de mil novecentos e oitenta e nove, separou do seu então marido, Líder Gadelha, que é pai de sua filha Luiza Possi. Ela também deixou a sua gravadora e retornou a São Paulo.

Capa de Disco Antigo de Zizi Possi

Capa de Disco Antigo de Zizi Possi

Retorno a Cidade Natal

Na sua cidade natal apresentou ”Sobre todas as coisas” que ficou em cartaz por dois anos, reunindo canções consagradas. O maior sucesso do álbum ”Valsa Brasileira” deu o título ao seu próximo disco, lançado em mil novecentos e noventa e um, pela gravadora Eldorado, em forma de acústico. O lançamento foi inusitado e surpreendente para a época. Inclusive ela relançou o CD no ano de dois mil e seis, de forma limitada somente com mil cópias. Com esse álbum ganhou dois prêmios, Prêmio Sharp (atual Prêmio Tim de Música) e pela APCA, de melhor cantora e melhor CD de MPB em mil novecentos e noventa e um.

A nova gravadora oferecia a Zizi uma maior liberdade em suas escolhas de repertório, e que levou a inovar o seu estilo musical. Os trabalhos foram desacreditados mas surpreenderam por possuir uma venda alta, e também elogios da crítica, por ambos trabalhos.

Em mil novecentos e noventa e seis lançou “Mais Simples”, novamente pela antiga gravadora. O disco seguinte a esse, “Per Amore”, em que ela canta em italiano, foi um sucesso, nele zizi interpreta clássicos da música italiana. Com esse disco a cantora ganhou um disco de ouro, um de platina e um duplo de platina. O maior sucesso é a canção que da o título do disco, originalmente gravada pelo tenor italiano Andrea Bocelli.

Com o sucesso do disco anterior, decidiu lançar mais um álbum em italiano, em mil novecentos e noventa e oito, “Passione”, ganhando novamente disco de ouro e de platina. Nessa época ela conquistou também o Troféu Imprensa de melhor cantora do ano. No ano seguinte ela volta para o repertório brasileiro, com o álbum “Puro Prazer”, gravado com voz e piano. Concorreu ao Grammy Latino, mas perdeu na categoria para a cantora Shakira.

No ano dois mil lançou “Bossa”, onde regravou canções nacionais e internacionais nesse estilo musical. O disco não teve distribuição comercial, nem um lançamento oficial pela gravadora em que ela estava, a Universal Music. Após esse ocorrido, Zizi Possi solicitou o seu desligamento da empresa. 

Passou por problemas pessoais que levarem ela a ficar afastada dos palcos por cerca de três anos.Voltando com o lançamento “Para Inglês ver e Ouvir”, em dois mil e cinco, que trazia clássicos da música norte americana e inglesa. Esse foi o seu primeiro disco ao vivo lançado nos seus vinte sete anos de carreira.

Zizi Possi Cantando em Show

Zizi Possi Cantando em Show

Em dois mil e sete cantou ao lado de Toquinho, Jorge Aragão, Alcione e Paralamas do Sucesso, na abertura dos Jogos Mundiais Militares. Em dois mil e oito lançou “Cantos e Contos”, comemorando seus trinta anos de carreira, fez uma apresentação ao lado de cantores que marcaram sua carreira, como João Bosco, Alceu Valença e Alcione, dentre outros, e também com a sua filha. Dois anos depois, lançou pela gravadora Biscoito Final, de avulsa, dois DVDs que apresentavam números captados em doze apresentações do ano de dois mil e oito.

Ela participou do álbum “Elas cantam Roberto Carlos” em dois mil e nove, em comemoração aos cinquenta anos de carreira do cantor. Lançou em dois mil e quatorze o álbum “Tudo se Transformou”, gravado ao vivo. Em dois mil e dezesseis foi lançado o EP “O mar me leva”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *