Apesar de não ser conhecido e tão divulgado em certas regiões do Brasil, o movimento gospel acaba sendo dentro do território nacional um dos maiores tipos de músicas consumidas. Isso acontece porque o Brasil é um país que pode ser considerado muito religioso, fazendo então com que as pessoas que sigam esse movimento acabem tentando ao máximo fazer com que esse movimento musical seja consumido no seu próprio país.
Um desses maiores representantes do mundo musical gospel é o Monsenhor Jonas Abib, registrado no cartório civil como Elias Fausto. Jonas Abib nasceu no final do ano de mil novecentos e trinta e seis, mais especificamente no dia vinte e um de dezembro desse ano. El hoje é um dos maiores e mais conhecidos sacerdotes, que presentam o movimento religioso católico dentro do Brasil.
A Vida De Jonas Abib
Além de um sacerdote, Jonas Abib acabou sendo o principal fundados de uma das maiores redes televisivas voltadas para o movimento católico, a Canção Nova.
Jonas nasceu no estado de São Paulo, e tem descendência direta da cultura libanesa. Quando Jonas era ainda uma criança, com cerca de sete ou oito anos de idade, o mesmo acabou iniciando seu período escolar em uma escola voltada para o ensino religioso de sua cidade, o Colégio Padre Move, que era dirigido por freiras de grande importância e referência em sua cidade natal. Quando Jonas completou cerca de dose anos, acabou se mudando de escola, mas ainda assim continuou seu ensino religioso, já que a sua nova escola também acabava seguindo as principais tradições do seu primeiro colégio.
Quando ainda tinha apenas treze anos, acabou passando por uma transferência escolar. Nessa época Jonas já tinha em sua cabeça seus planos de em algum momento ingressar no processo de estudo em algum seminário. Quando ele estava no segundo grau do ensino médio, acabou se mudando para Lorena, localizada também em são Paulo. Nessa nova cidade, Jonas então decidiu que iria estudar filosofia, juntamente com pedagogia.
O processo de construção de sua carreira religiosa é muito detalhado, e conta com diversos tipos de especiações e aos de estudos, para que hoje Jonas possa ser considerado um símbolo muito importante do catolicismo. Além de ser considerado um monsenhor, Jonas também tem sua carreira firmada na música, já que existem diversos tipos de composições de sua própria autoria, bem como alguns tipos de interpretações do mesmo.
Jonas acabou tendo sua vida tão marcada pelo processo de divulgação e criação da música católica dentro do país, que é considerado por várias pessoas com um dos principais pioneiros do desenvolvimento e reconhecimento da música católica no país, de forma muito direta.
O título de monsenhor foi dado Jonas Abib no ano de dois mil e sete, entregue diretamente pelas mãos do Papa Bento XVI. Esse título é levado e dado apenas para os padres que acabam se destacando dentro de sua própria função, ou seja, para os padras que acabavam fazendo ou tendo alguma relação com algum grande movimento católico que acontece dentro de seu próprio país. No caso de Jonas Abib, podemos dizer que o processo de criação da rede Canção Nova, acabou sendo um projeto muito influente e que pode contribuir em grande quantidade e importância na vida de muitos fiéis.
Como já citamos, a vida de Jonas Abib sofreu grande influência na música católica, fazendo com que o padre seja considerado um dos criadores e desenvolvedores da música católica dentro do Brasil. Por fim, iremos citar uma de suas principais e mais conhecidas músicas, a música Sem Coração;
Eu ando pelas ruas sem meu coração
As luzes desta noite não me prendem mais
Deixei-o no sacrário após a comunhão
E trago no meu peito a mais profunda paz
Ó meu Jesus, que posso mais buscar
Depois de abandonar meu ser em tuas mãos
A tua luz eu quero irradiar
De dentro do meu lar ao lar dos meus irmãos
Você não tenha medo de viver assim
Trocando a vida inteira por um grande amor
Pois tudo aqui na vida sempre tem um fim
Só é perene a vida que vem do Senhor