José Fernandes de Oliveira mais conhecido por Padre Zezinho nasceu no dia oito do mês de junho do ano de 1941 em Machado, é escritor e músico católico. Desde que nasceu teve contato com a música, pois seu pai era violeiro e com isso se apaixonou pela música. Passou sua infância junto com padres que ajudavam muito sua família, pois seus pais morreram paralíticos.
Devido essa convivência optou por ser padre e sua vocação era muito aparente e se ordenou quando completou vinte e cinco anos de idade no ano de 1966 nos Estados Unidos. Depois de sua ordenação passou a evangelizar através do teatro e da música e no ano de 1969 passou a evangelizar também pelos meios de comunicação. É considerado um ícone na música cristã em todo o mundo e em seus shows lota o local. Passou a fazer composições no ano de 1964 e na carreira de cantor iniciou no ano de 1967.
A Carreira na Música
Padre Zezinho é um dos precursores da música cristã e considerado um dos principais nomes do estilo. Deu início ao seu trabalho de composição em 1964, contudo, só se tornou um cantor cristão em 1967. O primeiro álbum lançado pelo padre foi “Canção da Amizade” (Shalom) em 1969 através da Paulinas COMEP.
Outra característica interessante do trabalho de Padre Zezinho é que ele foi o primeiro a incluir na música cristã o uso de guitarra elétrica e bateria. Suas músicas têm bastante personalidade. Algo interessante é que o padre já gravou discos em mais de cinco idiomas diferentes espalhando a palavra de Deus através da música para inúmeras nações.
O programa de rádio do padre, intitulado “Palavras Que Não Passam”, é transmitido por várias rádios de perfil católico de todo o Brasil. O padre tem ainda um programa de televisão com o mesmo nome é veiculado pela Televisão Século XXI que compõem a Associação do Senhor Jesus.
Canções Mais Famosas de Padre Zezinho
No hall dos grandes sucessos de Padre Zezinho estão músicas como “Maria de Nazaré”, “Um Certo Galileu”, “Maria da Minha Infância”, “Estou Pensando em Deus”, “Minha Vida Tem Sentido”, “É Muito Jovem a Minha Oração”, “Mini Sermão” entre outras que chegaram aos primeiros lugares das paradas musicais.
Grammy Latino
No ano de 2010 teve seu trabalho reconhecido recebendo uma indicação para o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Português”. Uma marca relevante para alguém que ajudou a difundir o estilo musical focado na palavra de Deus.
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
O ano de 2012 foi marcado por um momento bastante difícil na vida de Padre Zezinho, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que comprometeu significativamente a sua memória. Além disso, o padre passou a ter dificuldades para se comunicar, o retorno as atividades se deu aos poucos e com rígido acompanhamento médico. O tratamento incluiu anestesia localizada.
Aos poucos o padre vem retomando as suas atividades que tem muito impacto entre os católicos, pois são mais de 5 décadas evangelizando através da música e do teatro. A arte tem o poder de fazer com que a palavra do Senhor chegue a mais pessoas.