Jesuton é uma cantora britânica, porém, foi descoberta pelo mundo da música cantando nas ruas da cidade maravilhosa, Rio de Janeiro e através de vídeos na internet. A artista postou vídeos de forma despretensiosa no YouTube fazendo covers de artistas como Roberta Flack, The Rolling Stones e Adele.
O resultado é que muitas pessoas viram Jesuton cantando na internet e se impressionaram com o seu grande talento.
Como Jesuton Veio Parar No Brasil
A inglesa chegou por aqui no começo de 2012 e tinha o objetivo de fazer sucesso. Logo depois de postar os seus vídeos no YouTube Jesuton se tornou conhecida e acabou chamando a atenção do apresentador de TV Luciano Huck.
Em menos de quatro meses Jesuton foi contratada pela gravadora Som Livre para gravar o seu primeiro álbum de estúdio. Uma história de sucesso que somente foi possível devido ao seu imenso talento.
A História De Jesuton
Jesuton é filha de pai nigeriano e mãe jamaicana, apesar disso é inglesa e aos 27 anos veio morar no Rio de Janeiro. O objetivo dela era apostar na sua carreira de cantora, foi durante um passeio pela rua da cidade maravilhosa que ela viu um músico francês tocando na rua.
Jesuton logo pegou algumas dicas com o rapaz e resolveu que também iria se apresentar na rua. Um vídeo da moça interpretando Wild Horses, dos Rolling Stones foi parar na internet e se transformou num rápido fenômeno. Depois desse sucesso todo na web chegou o momento de Jesuton brilhar com o seu primeiro disco.
A influência mais marcante em sua música é certamente da soul music, nesse primeiro trabalho de estúdio Jesuton contou com o trabalho de quatro instrumentistas.
O Interesse De Jesuton Pelo Brasil
Há um bom tempo Jesuton era interessada na América Latina como um todo. Já conheça o Equador e também o Peru, porém, as pessoas lhe diziam que ela deveria conhecer o Brasil.
Como muitas pessoas lhe falavam sobre o Brasil logo começou a surgir uma grande curiosidade. Então quando desembarcou no país Jesuton percebeu que poderia juntar a vontade de conhecer um lugar novo com o desejo de conseguir viver de sua música.
A Trajetória De Jesuton
Antes de chegar ao Brasil Jesuton morou dois anos no Peru e mais dois anos nos Estados Unidos. Em seguida ela retornou a Inglaterra e começou a trabalhar num sindicato. Nesse momento Jesuton já era casada com Javier, um chef de cozinha argentino que ela conheceu no Peru. O casal decidiu vir para o Brasil tentar a sorte e ficaram até agora.
Cantando Pelas Ruas
Jesuton tinha o desejo de viver da sua música e quando descobriu que aqui no Brasil muitos artistas se apresentavam nas ruas percebeu que esse poderia ser o seu caminho. Como já citamos acima um dia a cantora viu um cantor francês se apresentando nas ruas com um amplificador e percebeu que poderia fazer o mesmo que ele.
O rapaz foi legal com Jesuton e lhe deu várias dicas sobre equipamento e lhe explicou como ela deveria fazer para se apresentar com qualidade nas ruas.
O Tempo Cantando Nas Ruas
Depois que conheceu o francês Jesuton ainda demorou para começar a cantar nas ruas, pois precisava de um amplificador e o equipamento era muito caro. Porém, depois que começou a cantar nas ruas ficou apenas um mês e meio se apresentando dessa forma.
A cantora sempre diz que esse período, apesar de curto, foi muito importante para o seu aprendizado. Para ela era mágico ver como as pessoas interrompiam as suas rotinas somente para ouvi-las. Uma das coisas que marcou Jesuton nesse período foi perceber que as pessoas se emocionavam enquanto ela cantava.
A Descoberta De Jesuton
Jesuton sempre enfatiza que o seu trabalho é o resultado de necessidade e de uma boa dose de sorte. Um dia ela chegou em casa de um show na rua e descobriu que um vídeo seu estava bombando na web. Com o sucesso do vídeo o apresentador Luciano Huck descobriu o fenômeno das ruas cariocas chamado Jesuton.
Logo o apresentador foi atrás da artista e além de mostrá-la na TV para todo o Brasil foi importante para que ela conhecesse o pessoal da Som Livre.
O Critério Na Escolha Das Músicas Para o Primeiro Disco
O primeiro álbum de Jesuton foi o resultado de muitos anos de trabalho duro da artista e de uma trajetória em muitos países. Com tantas influências e gêneros que ela conheceu ao longo desses anos foi necessário ter o cuidado de conseguir fazer uma seleção que juntasse um pouco de todas as influências que ela teve.
Para conseguir fazer uma seleção que fosse justa com tudo o que ela viveu e conheceu Jesuton escolheu canções que foram importantes no seu passado e outras que são importante no seu presente.
A Influência Da Música Brasileira
Dentre as influências brasileiras de Jesuton estão Tom Jobim e João Bosco num primeiro momento. A cantora vive um momento de descoberta de mais artistas nacionais e destaca dentre os que mais gosta Seu Jorge, Dani Black, Marcelo Camelo e Ana Carolina.
Jesuton chegou a afirmar que muda de música favorita brasileira todos os dias, pois está sempre conhecendo algo novo. Uma das canções que a cantora mais gosta é “O Mundo É um Moinho”, do Cartola. Uma canção da qual ela gosta mesmo antes de entender português e conseguir compreender o que as palavras diziam.
A Apresentação Com Seu Jorge Na TV
O mundo é mesmo pequeno, pois Jesuton se apresentou ao lado de Seu Jorge na TV e o cantor foi o primeiro contato dela com a música brasileira. A cantora inglesa conta que enquanto estava na faculdade em Oxford Seu Jorge fazia bastante sucesso por lá cantando covers de David Bowie.
Ela gostava bastante de Seu Jorge e nem mesmo sabia que ele era do Brasil. Enquanto gravava o seu primeiro disco Seu Jorge a convidou para cantar com ele e claro que Jesuton mal pode acreditar.
http://www.youtube.com/watch?v=SjlQ0PnHcBYDigam Que Jesuton Fica
A cantora está vivendo um momento muito especial no Brasil e já faz planos para morar por aqui por um bom tempo. Para ela além de gostar muito do Brasil a sua história é um forte indicativo de que deve ficar por aqui.