Maiores Instrumentistas Do Mundo

Eddie Van Halen

Holandês-americano guitarrista, tecladista, compositor e produtor. Conhecido por ser guitarrista e fundador do homônimo hard rock, a banda Van Halen. Ele é muitas vezes considerado como um dos maiores guitarristas do mundo, com Allan Holdsworth descrevendo-o como “perdendo apenas para Jimi Hendrix, sem dúvida, o guitarrista de rock mais influentes”, original e talentoso do século 20. Em 2012, Guitar World Poll considerou ele como o maior guitarrista de todos os tempos.

Van Halen lançou um total de seis álbuns com o vocalista David Lee Roth. No entanto, a banda teve dificuldade para trabalhar juntos. De acordo com Gene Simmons no livro “Kiss and Make-Up“, Eddie Van Halen se aproximou de Simmons em 1982 sobre a possibilidade de se juntar Kiss, substituindo Ace Frehley. De acordo com Simmons, Eddie fez isso principalmente devido a conflitos de personalidade com Roth.

Simmons e Alex Van Halen, irmão e baterista da banda, convenceu Eddie a permanecer no Van Halen, enquanto o Kiss substituiu Frehley por Vinnie Vincent, e pouco depois a banda lançou o álbum chamado “1984”, que rendeu o primeiro da banda hit # 1 “Jump”.  Jimmy Page disse na época: “Eddie Van Halen é muito deslumbrante.”.

No ano 1982, Eddie foi convidado pelo produtor Quincy Jones para contribuir com o solo de guitarra de Michael Jackson gravação de “Beat It”. Van Halen recusou o pagamento lhe foi oferecido pelo seu desempenho.

Eddie Van Halen

Eddie Van Halen

A abordagem de Eddie Van Halen na guitarra envolve vários elementos distintivos. O uso das duas mãos em execução “TWO HANDS”, harmônicos naturais e artificiais, vibrações e tremolo, combinado com sensibilidade rítmica e abordagem melódica, influenciaram toda uma geração de guitarristas. O solo de “Eruption” foi votado Segundo Lugar na enquete do Guitar World entre os 100 Melhores Solos de Guitarra da história.

O solo da música “Eruption” apresentou uma técnica de solo utilizando as mãos direita e esquerda no braço da guitarra. Embora Van Halen tenha popularizado o método, ele mesmo diz que não foi o inventor do TWO HANDS. A técnica esteva presente em blues e rock captados por vários guitarristas nos anos 1950, 1960 e 1970, tais como Duane Allman, Frank Zappa e Ace Frehley.

Em apoio das suas duas mãos em técnicas de batida, Van Halen também detém patente para dispositivo de suporte flip-out, que atribui à parte de trás da guitarra elétrica. Este dispositivo permite ao usuário a tocar violão de forma semelhante ao piano. Suas guitarras da PEAVE são conhecidas pela potência na distorção e segurança nas alavancadas.

Keith Moon

Músico inglês, mais conhecido por ser o baterista do grupo de rock Inglês The Who. Ele ganhou elogios por seu estilo exuberante e inovador de tocar bateria, e notoriedade por seu comportamento excêntrico, algumas vezes autodestrutivo, o que lhe valeu o apelido de “Lua”. Era conhecido pelo estilo dramático, suspense nos tambores, muitas vezes evitando batidas de fundo básicas para um fluido, técnica ocupada focada em rápidos rolos em cascata nos tons da bateira.

FLEA

Michael Peter Balzary (nascido em 16 de outubro de 1962), mais conhecido por seu apelido, Flea, é um músico nascido na Austrália. Ele é mais conhecido como o baixista, fundador membro e um dos compositores da banda Red Hot Chili Peppers. Flea também é fundador do Silverlake Conservatory of Music, uma organização sem fins lucrativos de educação musical fundada em 2001.

FLEA

FLEA

Flea aprendeu a tocar baixo na escola secundária junto com amigo e futuro guitarrista do Red Hot Chili Peppers, Hillel Slovak, que necessitou de um baixista para sua banda Anthym. Flea logo desenvolveu o próprio estilo e se juntou ao grupo, mas desistiu vários meses mais tarde, a fim de jogar para o punk rock sem medo.

Altamente considerado como um dos melhores jogadores de robalo de todos os tempos, o seu trabalho como baixista incorpora vários estilos musicais, que vão desde agressivo slapbass às técnicas suaves e melódicas. Desenho de influências do funk e música punk rock. Flea centra a sua reprodução na simplicidade e minimalismo enquanto visualiza complexidade como um dispositivo que deve ser usado com moderação.

Luís Caldas

Nascido em Feira de Santana, no ano de 1963, Luiz César Pereira Caldas é um dos instrumentistas do nordeste mais conhecidos dentro e fora do país. Também possui reconhecimento na área como O Rei do Axé. Com dez anos de idade já demonstrava aptidão para ser músico.

A mente do artista estava preparada para variadas misturas antes não pensada por outros artistas da sua época. Possui crédito pela invenção na mistura do reggae com o pop baiano. Tocava desde caribenhos até samba. Introduziu o ideal de misturar trios elétricos junto com multidões que ouvem autêntico estilo baiano. Em termos gerais, o atual estilo do carnaval da Bahia deve bastante par o músico que concentrou as forças para evoluir a ideia de sentido de atingir as massas baianas para as ruas.

Luiz Caldas introduziu ritmos caribenhos junto com teclados e outros instrumentos com alta sonoridade, inaugurando a nova era das comemorações culturais na Bahia em matéria de música. Considerado como um dos patronos do Axé, gênero musical com o autêntico selo brasileiro. Conhecido entre as personalidades baianas, Caldas possui diversos álbuns, sendo que muitos deles com participações especiais de primeira linha. Conquistou

No ano de 2010, Caldas foi arrojado em lançar projeto que consiste em dez CDs com 130 faixas que englobas diversos gêneros musicais, entre eles: Forró, pagode, hard rock e música indígena cantada inclusive em linguagem tupi. Todos os estilos musicais giram na cabeça do autor que se demonstra como verdadeira máquina de fazer música.

Quando criança começou a tocar diversos instrumentos musicas, mesmo sendo de origem humilde e com poucas condições e recursos para investir em instrumentos novos e com qualidade. Mesmo assim, se uniu com diversas bandas amadoras, e ao pouco foi marcando a sua presença inclusive em Salvador, capital da Bahia.

Foi nas constantes migrações que Caldas aprendeu com empenho a tocar inúmeros instrumentos musicais. Passou a juventude praticamente dentro do meio musical. Porém, durante o início da carreira teve que misturar a vida de música junto com o trabalho feito em comércios da Feira de Santana no sentido de conseguir sobreviver. Chegou ao primeiro sucesso quando atuava no Grupo João Faustino, que conquistou enorme sucesso na região baiana.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *