O cantor Agnaldo Rayol, cujo o nome de batismo é Agnaldo Coniglio Rayol, nasceu em 3 de maio de 1938, em Niterói. Ele também é cantor e ficou popular com as suas músicas românticas e a sua voz afinada. Nos últimos anos, Agnaldo Rayol incluiu no seu repertório canções italianas de grande sucesso.
Agnaldo Rayol começou a carreira ainda muito jovem, ele tinha somente cinco anos de idade quando começou a se apresentar na Rádio Nacional, que ficava na cidade do Rio de Janeiro. O cantor mirim se apresentava com frequência no programa de Renato Murce chamado “Papel Carbono”.
A estreia no cinema também foi bem cedo, Agnaldo Rayol tinha somente 12 anos quando participou do filme “Também Somos Irmãos”.
Depois de um longo período morando na cidade do Rio de Janeiro, o cantor e ator mudou-se para a Natal, no Rio Grande do Norte e só voltou a capital carioca em 1951. Neste mesmo ano, participou de outro filme, cujo título era “Maio que o ódio”. Já no ano seguinte, Agnaldo Rayol deu uma pausa na carreira de cantor por dois anos, entre 1952 e 1954, devido as mudanças da voz em consequência da fase da adolescência.
Somente no final dos anos 50 é que o cantor retomou a carreira, já com a voz estabilizada e potente e um adulto. Ele seguiu com o estilo operístico e impostado que era muito comum nas gerações anteriores a sua. Uma época de nomes como de Francisco Alves e Vicente Celestino.
Um dos momentos da carreira do cantor inesquecíveis foi quando ele interpretou “Ave Maria”. A música na sua voz foi por muitos anos, a preferida das noivas em direção ao altar. Para aquelas com melhores condições financeiras, era necessário que fosse cantada ao vivo por Agnaldo Rayol e para tê-lo na igreja não se importavam com alto cachê cobrado pelo artista. Por isso, o cantor marcou presença em muitos casamentos de várias gerações.
http://www.youtube.com/watch?v=EaU5ayRh2cYRádio Tupi e a Gravação Do Primeiro Disco
Foi no ano de 1956 que a carreira de cantor de Agnaldo Rayol começou a se profissionalizar. A Rádio Tupi o contratou e dois anos mais tarde, ele gravou o primeiro álbum. A primeira gravadora do cantor foi a Copacabana. Porém, o auge mesmo da carreira só aconteceu na década de 60. Foi graças a programas de televisão que ele se tornou conhecido no Brasil inteiro. Agnaldo Rayol comandou dois programas na TV Record, o Agnaldo Rayol Show e Corte Rayol Show. Ele apresentava as atrações ao lado de Renato Corte Real, um humorista. Ambos programas fizeram um grande sucesso e impulsionaram a carreira de cantor do artista.
Outra participação na televisão que foi importante para a carreira musical de Agnaldo Rayol foi a sua participação no programa de estreia Jovem Guarda.
Já na carreira de ator foi protagonista do filme “Agnaldo – Perigo à Vista” no ano de 1969 e também participou de algumas telenovelas, em 1964, “Mãe”, em 1965, “O Caminho das Estrelas”, em 1968, “A Última Testemunha”, em 1970, “As Pupilas do Senhor Reitor”.
O Programa Festa Baile: Outro Sucesso Com Agnaldo Rayol
Outro grande sucesso na televisão de Agnaldo Rayol foi o programa Festa Baile, que o cantor apresentou nos anos 80. Se tratava de um programa de música da TV Cultura de São Paulo e também bateu recordes de audiência com o comando do cantor.
No ano de 1981, Agnaldo Rayol ganhou um prêmio no Festival Internacional da Canção, no Uruguai. Ele foi o vencedor da edição do evento competindo com nomes fortes do mundo inteiro.
Ao longo da sua carreira, também se apresentou em outros países, como México, Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos.
Já nos anos 90, seguindo a sua linha de repertório romântico, Agnaldo Rayol dedicou-se a cantar músicas em italiano. O cantor domina bem o idioma uma vez que sua mãe é italiana. Duas das canções que faziam parte desse repertório fizeram parte da trilha sonora de novelas da Rede Globo, foram elas: Mia Gioconda, na novela O Rei do Gado e a outra na novel Terra Nostra, que era a música de abertura Tormento d’Amore. A canção foi gravada num dueto com Charlotte Church em Londres.
Pausa Na Carreira Por Causa De Um Pequeno Acidente
O cantor precisou fazer uma pausa na carreira em 2006, tudo por causa de um tropeção que ele levou no aeroporto de Porto Alegre. O episódio aconteceu no dia 30 de abril daquele ano. Depois do tropeção, a queda, que acabou fazendo com que o cantor fraturasse o fêmur da perna direita, já que sofre com osteoporose. A queda fez com que ele ficasse internado uma semana no hospital e bem no dia do seu aniversário de 68 anos, que foi comemorado com uma festa preparada pelas freiras da instituição.
Já recuperado, em 11 de maio de 2007, Agnaldo Rayol se apresentou durante a missa de canonização de Frei Galvão. A missa foi realizada pelo papa Bento XVI, em São Paulo capital, no Aeroporto Campo de Marte.
Em 2009, Agnaldo Rayol foi convidado para participar da gravação do Livro e CD Mensagens Positivas. O trabalho reuniu as maiores vozes do rádio brasileiro, o cantor ficou com a faixa número 1, cantando Esperança. O CD é uma obra do escritor Antonio Marcos Pires e o lançamento ficou por conta da Editora Santuário.
Se Você Quer Curtir Agnaldo Rayol Como Ator, Veja a Lista De Filmes Que Ele Participou:
- Também Somos Irmãos em 1949.
- Maior que o Ódio em 1951.
- Chofer de Praça e Uma Certa Lucrécia em 1958.
- Garota Enxuta e Jeca Tatu em 1959.
- Pistoleiro Bossa Nova e Zé do Periquito em 1960.
- Tristeza do Jeca em 1961.
- Agnaldo, Perigo à Vista em 1968.
- A Moreninha em 1970.
- A Herança em 1971.
- Possuída pelo Pecado em 1976.
- Olga del Volga em 2004.
Você também pode conferir na internet vídeos antigos dos programas que Agnaldo Rayol participou e claro, ouvir os maiores sucessos do cantor.
O mais recente trabalho do cantor foi inteiramente gravado em alto mar, em CD e DVD com a participação especial de Jerry Adriani, Angela Maria, Simoninha, Alexandre Arez, Leo Von e Erikka Rodriguez. O álbum pode ser encontrado nas melhores lojas de disco ou também pode ser comprado no site oficial do cantor: www.agnaldorayol.com.br.