Agnaldo Timóteo

Agnaldo Timóteo tem como nome completo Agnaldo Timóteo Pereira, ele é natural da cidade de Caratinga, no estado de Minas Gerais, e se tornou um importante cantor e compositor brasileiro, mais tarde ele também entrou para o ramo da política.

Agnaldo nasceu no dia 16 do mês de outubro do ano de 1936, na cidade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, e passou na sua cidade toda a sua infância. Desde pequeno ele começou a ter interesse por música, e ainda bem pequeno já se divertia se apresentando em circos que passavam pela sua cidade. Quando foi crescendo começou a impressionar a todos com a sua potência vocal.

Primeiros Anos Tentando Carreira Como Cantor   

Quando ele tinha dezesseis anos decidiu se mudar de Caratinga para Governador Valadares, para poder ajudar em sua carreira, ele já havia se apresentado em alguns programas de calouros. Em Governador Valadares ele se tornou torneiro mecânico, onde fabricava peças para veículos, e tinha uma incrível habilidade em seu trabalho. Durante os seus dias na oficina gostava de ir ouvir, na casa vizinha ao seu trabalho, as músicas de Ângela Maria.

Apesar da pouca idade ele tentava viajar em busca de oportunidades para a sua carreira musical, para gravar e cantar. Decidiu então se mudar para Belo Horizonte, onde se apresentava em programas de calouros e começou a ser conhecido como “Cauby mineiro”, por ter um timbre parecido com o do cantor, em alguns momentos ele foi chamado para interpretar músicas de Cauby e até mesmo passar por ele em alguns programas de rádio.

Agnaldo Timotéo no Começo de Carreira

Agnaldo Timotéo no Começo de Carreira

Conseguiu se apresentar nas rádios Guarani, Mineira, Itatiaia e Inconfidência. Conseguiu entrar no camarim de um show da Ângela Maria, cantora da qual ele era grande fã, e após a conhecer ela o aconselhou a se mudar para o Rio de Janeiro, já que lá as oportunidades eram mais recorrentes.

Seguindo o conselho de Ângela ele decidiu mudar para o Rio de Janeiro, e lá se instalou em casas de parentes e hospedarias, em Lins de Vasconcelos conheceu Roberto Carlos que também estava iniciando a sua carreira.

Apesar de estar tentando carreira, passava por muitas dificuldades no Rio de Janeiro, chegando a declarar em um programa que participou que não tinha dinheiro sequer para pagar o bonde para se locomover na cidade. Passando por muitas dificuldades buscou ajuda com Angela Maria, se oferecendo para se tornar motorista dela.

Agnaldo Timóteo e Ângela Maria

Agnaldo Timóteo e Ângela Maria

No ano de 1961, após criar um vínculo com Angela Maria ela o indica para gravar um disco pelo selo Caravelle, mesmo lançando um álbum ele não obteve muito sucesso, se mantendo no anonimato. No ano de 1963 ele lança um novo álbum, onde foram feitas apenas 180 cópias, esse era mais romântico e bem parecido com o estilo de musica com o qual ele iria fazer sucesso no futuro.

Primeiros Sucessos

Agnaldo teve a oportunidade de participar de um programa de televisão na TV Rio, onde ele competia com outros cantores. Ele cantou “The house of the rising sun” e ganhou todos os prêmios do programa, se tornando a sensação entre o público jovem. Logo após acabar o programa ele foi contratado por uma gravadora, a EMI-Odeon.

Na nova gravadora lançou o seu disco “Surge um astro”, com as suas versões de grandes sucessos internacionais, se tornando um grande sucesso de vendas, sendo o maior hit do disco a canção “Mamãe” sua versão da música “La Mamma”. Logo no ano seguinte lança um novo disco, que seguia a mesma linha do primeiro, regravando sucessos internacionais que estavam em alta na época.

Apesar do sucesso moderado dos dois primeiros discos, foi com o terceiro álbum, intitulado “Obrigado Querida”, quando ele gravou “Meu Grito” de autoria de Roberto Carlos, que ele se colocou no topo de todas as paradas. Além do sucesso que “Meu Grito” fez as músicas “Os verdes campos da minha terra” e “Mamãe estou tão feliz” pertencente ao mesmo álbum, também foram destaques de sua carreira. Para Agnaldo Timóteo foi à música Meu Grito que consolidou sua carreira.

Agnaldo Timóteo Cantando La Mamma

Agnaldo Timóteo Cantando La Mamma

No ano de 1968 lançou um novo disco, sendo o maior sucesso a canção “A Hora do Amor”. No ano seguinte a música “Eu vou sair para buscar você” foi o maior sucesso de seu novo álbum, que não teve grande destaque.

Os anos setenta se iniciam com a tentativa de conseguir sucesso no mercado latino, gravando versões de sucessos tanto seus como de Nelson Gonçalves e de Cauby Peixoto, mas a empreitada não deu muito certo. Vendo que o mercado não era favorável para ele, volta a gravar canções para o público brasileiro, mas o seu álbum “Agnaldo Timóteo Sempre Sucesso”, apesar de ter vendido bem, não se torna um grande sucesso.

Carreira já Consolidada

Mesmo que depois de “Meu Grito” suas canções não estouraram como essa, Agnaldo Timóteo já era um artista conhecido em todo o Brasil. No ano de 1972 ele lança o álbum “Os Brutos Também Amam”, com esse lançamento foi possível mostrar o tom mais sério que suas canções tomariam, voltadas para o romance, e se afastando das baladas jovens. O sucesso do álbum foi grande, e durante uma apresentação de divulgação do mesmo, no programa do Silvio Santos, ele foi colocado para cantar em uma jaula junto de um leão (já que a capa trazia dois leões).

O seu novo álbum, intitulado “Frustrações” e que possuía uma música de mesmo título também foi um grande sucesso. Em suas músicas ele desejava mostrar os seus problemas amorosos, trazendo sofrimentos vividos por ele. Com esse disco ele ganhou diversos prêmios em programas de televisão.

Agnaldo Timóteo Frustrações

Agnaldo Timóteo Frustrações

O disco “A Galeria do Amor” trouxe uma inovação para a sua carreira, foi nele que ele lançou a sua primeira composição própria, a canção “A Galeria do Amor”, para muitos essa é uma das canções mais importantes da história do ritmo musical brega. Já em seu próximo disco, no ano de 1978, ele tenta inovar novamente, lançando uma música no ritmo da MPB, ritmo que estava em ascensão no país.

No ano de 1977 ele lança o seu disco de maior sucesso até então, intitulado “Perdido na Noite”, trazia várias canções compostas por ele mesmo, que no geral falavam sobre a vida noturna no Rio de Janeiro. O álbum trouxe “Olhos nos olhos”, canção de Chico Buarque, o que mostrava a vontade de Agnaldo de entrar realmente para o grupo do MPB.

Agnaldo continuou lançando diversos álbuns sendo ele um importante nome da música popular brasileira. Seu último lançamento foi no ano de 2018, quando lançou um álbum com grandes sucessos da MPB.

No ano de 2019 o cantor sofreu um AVC e ficou internado por cerca de dois meses.

Dentro da Política

Agnaldo Timóteo ingressou para a política no ano de 1982, entrando para o PDT (Partido Democrático Trabalhista) e se tornando deputado federal do Rio de Janeiro, durante o seu primeiro mandato ele se desentendeu com o líder do seu partido, passando a integrar o, hoje já extinto, PDS (Partido Democrático Social). Tentou se reeleger no ano de 1986 a governador do Rio de Janeiro, mas foi derrotado, e em 1994 voltou a ser deputado federal do estado. No ano de 1996 se tornou vereador da cidade do Rio de Janeiro. Em 2004, após ter se mudado para o estado de São Paulo, ingressou no Partido Progressista e se tornou vereador da cidade, durante o mandato após novamente discutir com o líder de seu partido, mudou para o Partido Liberal.

No ano de 2012 foi acusado, junto de outros dezesseis vereadores da cidade de São Paulo, a fraudar o painel eletrônico da Câmara Municipal de São Paulo, a acusação afirmava que eles utilizavam painéis que não podiam para que não fosse descontado um determinado valor de seu salário. Após esse escândalo político foram criadas leis contra esse tipo de ato.

Agnaldo Timóteo tem o seu posicionamento politico bem firmado, e se declara um “autêntico socialista”. Ele já se manifestou várias vezes em prol do ex-presidente Luís Inácio da Silva Lula, o defendendo em várias oportunidades. Para ele Lula cuidou de todo o Brasil e merece reconhecimento e agradecimento da população de todo o Brasil.

Discografia de Agnaldo Timóteo

Confira todos os discos lançados por Agnaldo Timóteo e também a data em que foram lançados:

  • Surge um Astro (lançado no ano de 1965);
  • O Astro do Sucesso (lançado no ano de 1965);
  • Agnaldo Timóteo (lançado no ano de 1967);
  • Obrigada Querida (lançado no ano de 1967);
  • O Sucesso é Agnaldo Timóteo (lançado no ano de 1968);
  • Comanda o Sucesso (lançado no ano de 1969);
  • O intérprete (lançado no ano de 1970);
  • Os Brutos Também Amam (lançado no ano de 1972);
  • Frustrações (lançado no ano de 1973);
  • Encontro de Gerações (lançado no ano de 1974);
  • Galeria do Amor (lançado no ano de 1975);
  • Perdido na Noite (lançado no ano de 1976);
  • Eu, Pecador (lançado no ano de 1977);
  • Te amo Cada Vez Mais (lançado no ano de 1978);
  • Angela e Timóteo Juntos (lançado no ano de 1979);
  • Deixe-me viver (lançado no ano de 1979);
  • Companheiros (lançado no ano de 1980);
  • Sonhar Contigo (lançado no ano de 1981);
  • Agnaldo Timóteo e Carmem Costa (lançado no ano de 1981);
  • Eu agradeço (lançado no ano de 1983);
  • Descobrimos Nossas Cores (lançado no ano de 1985);
  • Presente de Deus (lançado no ano de 1986);
  • Ao Nelson Com Carinho (lançado no ano de 1997);
  • Em Nome do Amor (lançado no ano de 1998);
  • Angela e Agnaldo – Sucesso de Sempre (lançado no ano de 1999);
  • Sucessos Inesquecíveis de Agnaldo Timóteo (lançado no ano de 2000);
  • Meus Momentos (lançado no ano de 2000);
  • Feitiço do Rio (lançado no ano de 2001);
  • Agnaldo Independente (lançado no ano de 2003);
  • Obrigado São Paulo (lançado no ano de 2007);
  • A força da Mulher (lançado no ano de 2011);
  • Agnaldo Timóteo e Outros (lançado no ano de 2012);
  • 50 Anos na Estrada Asfaltada – Ao Vivo (lançado no ano de 2015);
  • Agnaldo Timóteo Canta Sertanejo (lançado no ano de 2013);
  • Obrigado Cauby (lançado no ano de 2017);
  • Reverências (lançado no ano de 2018).
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *