Altemar Dutra: Um Grande Cantor Romântico Brasileiro

Um dos gêneros de maior sucesso na música dos anos 60, 70 e um também em um pedaço da década de 80 não estava relacionado especificamente a uma classificação de gênero, como Rock, Pop, Samba, etc. Estava relacionado, sim, a um determinado estilo de se cantar e apresentar músicas, que poderiam ser enquadradas em praticamente qualquer gênero de classificação: o cantor romântico. Tivemos vários representantes deste gênero no Brasil, sendo que eles realmente conseguem fazer muito sucesso, e boa parte de suas músicas são conhecidas e regravadas no Brasil. Um dos maiores representantes do chamado movimento romântico no Brasil foi Altemar Dutra.

Altemar Dutra: Um Grande Cantor Romântico Brasileiro

Altemar Dutra: Um Grande Cantor Romântico Brasileiro

Até hoje existe uma certa dificuldade de classificar cantores como Altemar Dutra nos gêneros que são utilizados atualmente para dividir a música. Mas mesmo sem conseguir ter um gênero definido, Altemar Dutra conseguiu conquistar o coração de muitas pessoas, especialmente das mulheres, que realmente eram muito interessadas nas canções interpretadas pelo cantor. Afinal de contas, elas falavam quase sempre de amor, de uma forma que as músicas de hoje em dia, em sua maioria, já não conseguem mais fazer. Este tipo de interpretação única acabou conquistando públicos não apenas no Brasil, mas também em diversos outros países da América Latina.

Apesar de muitas pessoas discutirem sobre o gênero de cantores como  Altemar Dutra, durante um bom tempo ele foi conhecido como um dos melhores cantores de bolero do Brasil e da América Latina, sendo até mesmo a ser chamado de Rei do Bolero, classificação que ele acabou adotando para sí com orgulho durante praticamente toda sua carreira. Um outro fato curioso a respeito de Altemar é que ele quase não compunha suas músicas, deixando a tarefa para outros compositores que eram amigos deles. Dois deles se tornaram seus principais parceiros: Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Desta parceria saíram alguns dos principais sucessos do cantor, como Sentimental Demais, O Trovador, Brigas e Que Queres Tu de Mim.

Início

Assim como a maioria dos cantores românticos de sua época, o caminho para começar a fazer sucesso realmente era o rádio, sendo que a tecnologia já estava bem difundida aqui no Brasil. Boa parte das pessoas conseguiam ter um aparelho de rádio para escutar suas músicas e também seus programas prediletos. Para fazer sucesso nesta época os cantores precisavam convencer alguns dos locutores da época a abrir um espaço no programa para que eles conseguissem mostrar um pouco do seu trabalho, ou então participar dos inúmeros festivais que eram organizados.

Início

Início

No caso de Altemar Dutra, sua carreira começou quando ele conseguiu um espaço na Rádio Difusora de Colatina, localizada no estado do Espirito Santo. Apesar de ter nascido na cidade de Aimorés, localizada no estado de Minas Gerais, a família do cantor se mudou muito cedo para Colatina. Foi na rádio da cidade que teve a sua primeira e experiência como cantor, sendo que cantava músicas de outro cantor que já era muito conhecido na época, Francisco Alves. Antes de completar a maioridade, Francisco Alves foi para o Rio de Janeiro, sendo que ao chegar na capital conseguiu levar uma carta de apresentação para um compositor chamado Jair Amorim. Este foi o grande responsável por encaminhar Altemar par a meio artístico.

Mas é claro que a vida não é nada fácil para quem está começando na carreira artística. Morar no Rio de Janeiro sozinho requeria que ele tivesse, pelo menos, uma fonte de renda. A partir deste momento passou a procurar empregos em boates e também nas casas de espetáculos da cidade para conseguir ter o que comer. Felizmente Altermar conseguis algumas vagas para cantar nestas casas, e aos poucos conseguiu tornar o seu trabalho um pouco mais conhecido entre os artistas da época.

http://www.youtube.com/watch?v=83J5Zd9chNY

Primeiros Trabalhos

Depois de muito cantar em boates e outros tipos de casas noturnas, Altemar Dutra finalmente conseguiu gravar aquele que seria considerado o seu primeiro disco. Duas músicas deste primeiro álbum se tornaram destaques: Saudade que vem e Somente uma vez. Nestas primeiras canções Altemar já demonstrava traços do cantor que se tornaria, com aquela pegada romântica e de bolero que ficaram ainda mais evidentes nos trabalhos que se seguiram.

Um do grandes momentos do início da carreira de Altemar Dutra foi quando ele conseguiu participar do programa Boleros Dentro da Noite, sendo que era um dos programas de maior audiência da Rádio Mundial. Ao mesmo tempo que conseguiu se apresentar no programa, também conseguiu ser contratado pelo Odeon. Foi uma questão de tempo para que Altemar Dutra começasse a ser reconhecido em todo o Brasil, sendo que a música Tudo de Mim conseguiu chegar nas primeiras posições das paradas de sucesso em diversas rádios espalhadas pelo Brasil.

Sucesso

No ano de 1964 Altemar Dutra gravou aquela que ficaria entrando para a história como uma das músicas mais conhecidas do artista e também do movimento bolero/romântico. Que Queres Tu de Mim. Além disso, outros sucessos também surgiram nesta época, como O Trovador, Sentimental Demais e Somos Iguais. A partir deste momento ele já estava estabelecido como um dos maiores cantores de bolero do Brasil, apesar de algumas pessoas definirem ele apenas como cantor romântico. Mas ele não se importava com esta classificação. Mas a ligação com o bolero acabou abrindo as fronteiras internacionais, fazendo com que Altemar Dutra se apresentasse e fosse conhecido em outros países da América Latina.

O artista passou a investir pesado na sua carreira internacional, lançando discos com gravações em espanhol. De acordo com alguns números que foram divulgados na época, o cantor conseguiu vender mais de 500 mil cópias do seu disco em espanhol em países da América Latina fora o Brasil. Aos poucos ele conseguiu colocar músicas também nas paradas de sucesso destes países, e conseguiu até mesmo alcançar os Estados Unidos e sua comunidade Latina.

Foi nos Estados Unidos que passou a se apresentar rotineiramente para a comunidade latina em uma casa noturna conceituada de Nova Iorque, e foi na cidade que é considerada a capital do mundo que faleceu, aos 43 anos de idade, vítima de derrame cerebral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *