Verdade seja dita, os brasileiros estão por toda parte. Já perceberam que em matérias fora do Brasil, normalmente, os jornalistas encontram um brasileiro para dar o depoimento do que aconteceu. E não é só em tragédias que aparecemos, em muitas coisas boas também.
Quantas brasileiros em vários setores importantes estão trabalhando e se destacando fora do país? Mas, o nosso papo aqui é mais específico, vamos falar dos cantores brasileiros. Alguns dos nossos artistas estão dando o que falar fora do Brasil também e o reflexo do sucesso de vê nas premiações do Grammy Latino. Um dos índices que dá para perceber que a música brasileira encontra boa aceitação também fora do Brasil.
E não é de hoje que os brasileiros marcam presença no palco do evento de música para serem homenageados. O que conquistou o principal prêmio do Brasil foi João Gilberto. Ele foi premiado em 1964, pelo seu álbum “Getz – Gilberto”. O nosso grande representante da bossa nova levou o prêmio pelo “melhor disco do ano”. Se tratava de um álbum que ele fez com participações especiais: Stan Getz, americano músico de jazz e a sua esposa (na época), Astrud e mais o grande Tom Jobim.
Outro brasileiro que já ganhou muitos troféus do Grammy, mas não é popular é Laurindo Almeida (1971-1995). O violonista erudito entre os anos de 1960 e 1980 trouxe para o Brasil bem 5 estatuetas do prêmio latino.
O grupo Chicago também já faturou um Grammy, no ano de 1975, graças a música “If You Leave Me Now”. Não é um erro de informação, continuamos falando de brasileiros que ganharam o Grammy e citados o grupo americano porque o seu percussionista na época da vitória era um brasileiro, Laudir de Oliveira. Viu como dá para encontrar brasileiros por todas as partes?
E claro que o nosso rei da música não poderia ficar de fora da premiação, Roberto Carlos faturou o prêmio no ano de 1988. A música fazia parte do seu álbum “Si El Amor Se Va” e rendeu ao cantor o prêmio de “melhor performance pop latina”.
O Brasil Ganhou Ainda Mais Destaque no Grammy a Partir dos Anos 90
Nós estamos sempre lá, marcando presença nas premiações do Grammy, mas a nossa participação em quantidade de vitórias aumento muito depois dos anos de 1990. O que impulsionou o destaque do Brasil foi a colocação de uma nova categoria chamada “world musica”.
Foi “chegar” a nova categoria e lá estavam Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Sérgio Mendes trazendo troféus para casa.
Falando de tempos mais recentes, vamos falar da edição número 13 do Grammy Latino, que aconteceu em Las Vegas. Não teve para o Brasil nem como “gravação do ano” e nem “canção do ano”, o prêmio de melhor “álbum do ano” também não foi dado a nenhum brasileiro. Porém, o grande homenageado daquela festa foi o cantor Caetano Veloso.
O cantor brasileiro ficou como prêmio de “personalidade do ano” e além de subir ao palco para receber a estatueta apresentou-se cantando “Odara”. É fácil imaginar o que aconteceu no fim da apresentação. Caetano Veloso foi aplaudido de pé e faturou também o prêmio de “melhor álbum de MPB”. A estatueta era referente ao seu disco que teve a participação especial de outros dois grandes nomes da música brasileira: Ivete Sangalo e Gilberto Gil.
Michel Teló, que naquela ano estava fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos e na Europa, sendo convidado para participar de programas até na Itália. Onde o público tentava fazer a coreografia e cantava junto com ele, acabou não levando nenhum dos prêmios que concorria. Porém, também subiu ao palco e empolgou o público com o seu grande sucesso “Ai se eu te pego”.
Outros brasileiros que voltaram para casa com um prêmio naquela festa do Grammy foi a Chitãozinho e Xororó, receberam a estatueta por “melhor álbum sertanejo”. Eles estava disputando a categoria com outros brasileiros como Luan Santana, Paula Fernandes, Victor e Léo e Michel Teló.
Brasileiros Que Foram Premiados na Edição de Número 13 do Grammy
- Seu Jorge outro músico reconhecido com uma estatueta como “Melhor Álbum Pop”, estamos falando do “Músicas Para Churrasco Volume 1”.
- O Rock Brasileiro foi premiado através de Beto Lee e o seu álbum “Celebração e Sacrifício”, categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”.
- A MPB foi homenageada com prêmios, pelos álbuns dos cantores: Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Caetano Veloso. E mais Chico Buarque, graças a música “Querido Diário”.
- Dominguinhos ficou com o prêmio pelo disco “Iluminado”, como “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”.
- Aline Barros levou o prêmio de melhor CD de música cristã.
- E o prêmio de samba e pagode ficou para Beth Carvalho.
Tudo o Que Rolou na Edição de 2013 do Grammy
O Brasil voltou com a mala cheia de prêmios da edição de 2013 do Grammy. Nomes como o grupo Jota Quest, o rei Roberto Carlos, Caetano Veloso, já premiado em outras edições e Victor e Léo ganharam uma estatueta do Grammy Latino de 2013.
O troféu de “Melhor Álbum” mais uma vez não ficou com o Brasil, ficou com um velho conhecido nosso, Draco Rosa, um dos ex-menudos. O seu disco “Vida” ganhou o prêmio.
Nas categorias do Grammy Latino onde disputam somente artistas brasileiros foram premiados: Roberto Carlos com a música “Esse cara sou eu”; para o disco de raízes brasileiras o ganhador da noite foi “Salva Gonzagão”; Alexandre Pires também saiu vencedor; assim como Maria Rita representando a MPB; Vitor e Léo, a música sertaneja brasileira; o CD ao vivo do Jota Quest no rock; no pop Seu Jorge e na música cristã, Kleber Lucas. Todos prêmios que foram disputados entre brasileiros.
Na categoria que é disputada entre todos os cantores latinos, o Brasil faturou: “Música Clássica” com Nelson Freire; “Melhor Design de Disco” para Tonho Quinta-feira e Fernando Young pela capa do CD de Caetano Veloso. “Melhor Disco de Cantor e Compositor” foi para Caetano do CD “Abraçaço”.