Carlinhos Brown

Você provavelmente conhece o famoso cantor Carlinhos Brown. Ele é um dos jurados do programa musical, The Voice Brasil transmitido pela Rede Globo de Televisão, além de ser um ótimo músico e um dos integrantes do famoso trio musical brasileiro, Os Tribalistas.

Seu nome de registo é Antônio Carlos Santos de Freitas, mas seu nome artístico e conhecido no território brasileiro é Carlinhos Brown. Ele nasceu em Salvador, na Bahia, no dia vinte e três de novembro, no ano de mil novecentos e sessenta e dois. Além de cantor, Carlinhos Brown é também um exímio percussionista, produtor musical, compositor da maioria de suas músicas, arranjador e nas horas vagas que lhe restam ele se arrisca também no mundo das artes plásticas. Carlinhos é publicamente assumido uma pessoa candomblecista, e por isso, ele já sofreu vários ataques em suas redes sociais, além de diversos casos de racismo e preconceito.

Carlinhos Brown tem em seu currículo musical diversas participações com grandes artistas brasileiros, além de ter algumas de suas músicas interpretadas por diversos outros músicos. Como exemplos de parcerias de Carlinhos Brown, pode-se citar:

Daniela Mercury: Carlinhos Brown e Daniela Mercury já se apresentaram diversas vezes juntos, além de ter duas músicas escritas por eles e postadas, uma chamada To Remember e uma sequente que se chama Maimbê Dandá. Carlinhos Brown e Daniela Mercury são amigos pessoais e muito próximos.

Carlinhos Brown e Daniela Mercury

Carlinhos Brown e Daniela Mercury

Milton Nascimento: Milton e Carlinhos Brown fizeram uma apresentação memorável na apresentação de cinquenta anos de carreira de Milton, onde Carlinhos conduziu a percussão diversas vezes em suas músicas.

Milton e Carlinhos Brown

Milton e Carlinhos Brown

Marisa Monte: Esse é um caso à parte, Marisa é considera por Carlinhos Brown, uma amiga muito especial, além de fazer parte de um dos maiores trios musicais com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

Marisa Monte e Carlinhos Brown

Marisa Monte e Carlinhos Brown

Carlinhos Brown é um dos únicos artistas brasileiros a ter concorrido o Grammy Latino tantas vezes, ele já teve uma participação marcada por cerca de dez vezes, ganhando no ano de dois e três com o disco dos Tribalistas e no ano seguinte, dois mil e quatro pelo seu disco chamado Carlinhos Brown é Carlito Marrón. Carlinhos desde o ano dois mil e doze faz parte do time de jurados do programa musical The Voice, com sua personalidade marcante e seu jeito especial ele conquistou todo o publico e é tradição no time de jurados desse programa.

Carlinhos Brown contou em diversas entrevistas que a causa do seu nome artístico ser Carlinhos Brown é advindo de um cantor considerado o rei do Funk e do estilo Soul Music, o aclamado James Brown.

Carlinhos Brown iniciou sua carreira no mundo da música no ramo da percussão. Isso porque por conta de sua religião candomblecista, Carlinhos acabou aprendendo a ganhando gosto pela percussão, nos terreiros onde ele frequentava.

A carreira artística de Brown, de forma profissional se iniciou no ano de mil novecentos e setenta e nova, quando ele fez parte de uma banda brasileira chamada Rock Mar Revolto. Nesse mesmo ano Carlinhos Brown fez sua primeira gravação de uma maneira profissional. Com essa gravação musical e seu carisma Carlinhos Brown se tornou o percussionista mais requisitado em eventos, shows pelo Brasil afora nos primeiros anos da década de mil novecentos e noventa.

Foto de Carlinhos Brown em Início de Carreira

Foto de Carlinhos Brown em Início de Carreira

Carlinhos continuou a trabalhar como percussionista, fazendo sempre muito sucesso. Já no ano de mil novecentos e oitenta e quatro ele tocou juntamente com o cantor Luís Carlos, em sua banda brasileira chamada Acordes Verdes. Ele foi criador de várias músicas esse intervalo de tempo, além de sempre estar fazendo participações memoráveis nos shows de diversos artistas brasileiros, incluindo Caetano Veloso, que solicitou a participação de Carlinhos Brown em seu disco no ano de mil novecentos e oitenta e nove, sendo o percussionista oficial da banda de Caetano.

Em mil novecentos e oitenta e cinco Carlinhos Brown conseguiu atingir ainda mais sucesso, ao compor uma famosa música chamada Meia Lua Inteira. Essa música foi um dos maiores sucessos da carreira de Carlinhos Brown, fazendo com que ele pudesse ser ainda mais conhecido no Brasil, e começar sua carreira internacional.

Carlinhos também ganhou um importante troféu brasileiro, por suas composições que foram interpretadas por diversos cantores brasileiros; o troféu Caymmi. Após Brown ter ganhado esse troféu ele iniciou show ao redor do Brasil, com cantores mais aclamados do Brasil.

Em mil novecentos e noventa, Carlinhos iniciou uma nova fase de sua carreira e conseguiu assim que houvesse uma visão de sua carreira de forma internacional, ao liderar e conduzir os caminhos da banda Timbalada.

Carlinhos então permaneceu na banda Timbalada até o ano de mil novecentos e noventa e seis, quando começou assim a sua carreira solo. Seu primeiro lançamento como um cantor solo, foi o álbum chamado Omelete Man. Esse álbum é uma parte muito especial na carreira de Carlinhos Brown, pois além de ter feito um enorme sucesso, ele foi dirigido por sua grande e especial amiga Marisa Monte. Nesse álbum diversas músicas fizeram sucesso no Brasil, e principalmente na Bahia, mas, a música de Carlinhos Brown chamada Faraó foi um grande sucesso, tocando principalmente no carnaval de Salvador.

Carlinhos Brown no Timbalada

Carlinhos Brown no Timbalada

O ano de dois mil e um na carreira de Carlinhos Brown não é muito positivo. Já que ele se apresentou em um grande festival brasileiro, chamado Rock In Rio, pois ele foi um alvo direto de diversos tipos de xingamento enquanto estava se apresentando no palco, além de varias garrafas que foram atiradas contra ele. Segundo informações, todo esse alvoroço aconteceu porque Carlinhos foi contratado para se apresentar no dia em que o festival estava voltado totalmente para o rock, tendo diversos artistas internacionais marcando presença nesse evento. A partir disso, varias pessoas não gostaram da presença de Brown no palco e iniciaram todo o processo de xingamento do artista. Enquanto ele ainda estava se apresentando, foi até o publico e ganhou diversas bandeiras e placas onde se lia que o amor pode salvar tudo e assim levantou-as imediatamente; tudo em vão. As pessoas não diminuíam os ataques contra o artista, e só pararam de causar tumulto quando ele acabou sendo retirado do palco por medidas de segurança, juntamente com seus companheiros artistas.

Carlinhos no ano de dois mil e dois se juntou com seus amigos pessoais, Arnaldo Antunes e Marisa Monte lançando um projeto que abalaria as estruturas musicais do Brasil, os Tribalistas. O projeto feito por esses três músicos vendeu muitos discos, fazendo com que eles se tornassem uma das maiores bandas do Brasil. Os sucessos que eles lançaram no ano de dois mil e dois fazem enormes sucessos até hoje nos rádios e televisões, virando assim verdadeiros hinos da música nacional. Como exemplo de famosas músicas lançadas pelo trio, pode-se citar os clássicos Já Sei Namorar, uma música muito famosa até o ano de hoje.

Carlinhos foi classificado como o rei da percussão da escola de samba do Rio de Janeiro, chamada Portela. Esse posto de rei da percussão foi criado especialmente para ele, assim ele desfilou na escola como o rei, no ano de dois mil e quinze.

Carlinhos Brown, retornou para o palco do festival onde aconteceu o ocorrido tão desprezível com o artista no ano de dois mil e quinze, no mês de setembro. Lá, ele foi muito bem recebido e aplaudido pela plateia, junto com seu amigo pessoal Sergio Mendes.

Carlinhos Brown é um exímio percussionista, porém, ele também se sai muito bem no mundo da composição de sucessos da música brasileira. No ano de mil novecentos e oitenta e cinco ele alcançou a marca de demasiadas músicas que tocavam ao mesmo tempo nas rádios do Brasil. Para ser mais exato, Carlinhos tinha vinte e seis músicas na parada brasileira.

Carlinhos é um grande fornecedor anual de sucessos nos carnavais, principalmente para os cantores que vão em cima dos trios elétricos, sendo acompanhados pelo público.

Ele nasceu em um bairro considerado pobre, na cidade de Salvador. Ele sempre lutou pelos direitos dos menos favorecidos, criando diversos tipos de projetos que atuam em favelas, ajudando principalmente as crianças brasileiras, por meio da música ou da arte.

No viés de sua vida pessoal, Carlos Santos de Freitas já foi um homem casado. Ele casou com umas das filhas do também cantor Chico Buarque. Juntos os dois tiveram quatro filhos e além desses quatro, ele tem outros dois filhos, que foram frutos de relacionamentos posteriores na vida do artista.

Carlinhos é hoje um dos importantes jurados do programa The Voice, juntamente com outros artistas brasileiros. Dentre eles estão Michel Teló, Claudia Leite e Lulu Santos.

A vida do artista Carlinhos Brown tem seus dramas, mas como um todo o artista se mostra muito reservado em suas relações e namoros. Ele evita tocar em assuntos que envolvam sua vida pessoal, em termos de relacionamento e afins.

Como um grande percussionista, Carlinhos sempre necessita estar preparado para o Carnaval. Ele sempre toca na cidade de Salvador, Bahia. E assim, diz que dias e semanas antes do começo do carnaval ele necessita descansar sua voz e corpo. Suas apresentações são sempre muito animadas e memoráveis, fazendo com que ele seja um verdadeiro símbolo do carnaval da Bahia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *