Dado Villa-Lobos

O músico brasileiro Eduardo Dutra Villa-Lobos mais conhecido por Dado Vila Lobos nasceu no dia vinte e nove do mês de junho do ano de 1965 em Bruxelas. Desde que nasceu teve contato com a música afinal é sobrinho de Heitor Villa-Lobos eu é compositor, Dinho Ouro Preto e Ico Ouro Preto são seus irmãos.

Dado Vila Lobos foi o guitarrista da banda de sucesso Legião Urbana e o responsável pelos últimos discos chamados “A Tempestade”, “Uma Outra Estação” e “Como É que Se Diz Eu Te Amo”. Teve suas canções em trilhas sonoras dos filmes O Homem do Ano e Bufo & Spallanzani e recebeu o prêmio no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami de melhor trilha sonora. No ano de 2006 recebeu mais uma vez um prêmio do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado pela canção Pro Dia Nascer Feliz. No ano de 2005 gravou seu primeiro trabalho solo intitulado “Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo” em uma parceria com a MTV e foi lançado no projeto MTV Apresenta.

Eduardo Dutra Villa-Lobos, mais conhecido como, Dado, ou Dado Villa lobos, nasceu no dia 29 do mês de junho do ano de 1965, na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Ele é um músico naturalizado brasileiro. Dado Villa Lobos já fez parte do grupo de rock chamado legião Urbana. O músico também é sobrinho neto de Heitor Villa-Lobos, compositor clássico.

Seu pai era um diplomata, Jaime Villa-Lobos, que gostava de tocar piano clássico, o que fez com que Dado tivesse contato com a música desde muito pequeno. Devido ao emprego de seu pai, dado Villa-Lobos morou em alguns países. Em montevidéu, ele morou até o ano de 1971. Neste mesmo ano, ele veio ao Brasil pela primeira vez, quando ficou um pouco no Rio de Janeiro e em Brasília.

No ano de 1975, seu pai teve que sair de novo do Brasil, eles foram para Paris, ficando no país até o ano de 1979. Na França, o músico roubava Motos e outras coisas de valor, dizendo que estava se divertindo. Foi com o dinheiro, fruto de um roubo de um relógio, que o músico comprou algumas guitarras, que foram as suas primeiras. O próprio músico se intitulava como “delinquente juvenil’.

No ano de 1979, o músico foi morar na cidade de Brasília, Distrito Federal, onde fez inúmeras amizades e conheceu muitas pessoas, como Dinho Ouro Preto, Bi Ribeiro, Herbert Viana e outros, pessoas que se tornariam músicos famosos nos anos 80.

Com onze anos de idade, o músico Dado Villa-Lobos, foi acometido pela diabetes do tipo 1. Desta data em diante, teve que iniciar um tratamento contra a doença. Devido ao problema, o músico teve que enfrentar uma seção rotineira de aplicação de insulina, fato que lhe rendeu o apelido “Presidente do clube da criança Junkie”, referindo-se as marcas de agulhas no braço.

Com a desistência do músico Ico Ouro Preto de continuar tocando no grupo de rock, Legião Urbana, Dado Villa-Lobos então o substituiu na banda. Antes, porém, ele tocou no grupo Dado e o Reino Animal. No mês de março do ano de 1983, o músico se tornou o guitarrista do grupo Legião Urbana.

Neste mesmo período o músico estava começando os estudos em ciências Sociais. Sua intenção era iniciar os estudos na cidade de Brasília e terminá-los na Aix-em-Provence. No entanto, abandonou tudo e resolveu partir para carreira musical.

Permaneceu na banda do Legião Urbana até o dia 11 de outubro, do ano de 1996, época em que a banda chegou ao fim devido a morte do vocalista da mesma, Renato Russo. No dia 22 de outubro, do ano de 1996, Dado Villa-Lobos, juntamente com Marcelo Bonfá, fez um comunicado oficial do fim da banda.

Os últimos discos da banda Legião Urbana “A Tempestade”, “Como é que Se Diz Eu Te Amo” e “Uma Outra Estação”, foram todos produzidos pelo músico Dado. Ele também é o criador da trilha sonora de alguns filmes como: Bufo & Spallanzani e O Homem do Ano. Por esse motivo o festival de Cinema Brasileiro o premiou como “Melhor Trilha Sonora”, na cidade de Miami.

No ano de 2005, o músico fez o lançamento de seu 1º CD Solo intitulado “Jardim de Cactus”, que foi gravado ao vivo. No mês de abril do mesmo ano, o CD e o DVD, tiveram suas gravações realizadas. No ano de 2005, o álbum teve a sua versão de estúdio disponibilizada para que download gratuitos pudessem ser feitos. A mesma só teve o seu lançamento em CD no ano de 2009, que aconteceu pela gravadora Rockit! Em conjunto com Black Records. No ano de 2007, o músico, junto com outros artistas como Artur Maia, Bernardo Bosisio, Armando Marçal, Sandra de Sá, Donatinho, Renato “Massa” Calmon e Sacha Amback, participaram do CD “Liebe Paradiso”, participando da faixa “Polaroide”.

Dado Villa-lobos Cantando e Tocando

Dado Villa-lobos Cantando e Tocando

No ano de 2011, o músico participou do Rock in Rio IV, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. No ano de 2013, o CD e DVD da apresentação “Rock in Rio-Concerto Sinfônico Legião Urbana”, foi lançado.

No dia 30 de maio, do ano de 2012, participou junto com o ator Wagner Moura de uma apresentação intitulada “Tributo ao Legião Urbana”, na qual se envolveu em uma situação desagradável com uma pessoa que se dizia fã, mas o episódio não atrapalhou a apresentação. E, no final, acabou tudo bem. No mesmo ano de 2012, no dia 27 do mês de novembro, o músico Dado Villa-Lobos, lançou o seu 2º CD solo intitulado “O Paso do Colapso”, lançado só na plataforma iTunes. A música de trabalho do CD foi a “Colapso”.

Desde o dia 4 de maio, do ano de 2014, o músico é apresentador de um programa em um canal chamado Bis!, que é transmitido por uma TV fechada. O programa se chama Estúdio do Dado, que faz uma mistura de músicas tocadas por seus convidados e por ele próprio, em meio a entrevistas. O programa tem a transmissão realizada todos dias de domingo. Segundo a descrição do próprio Dado, o programa consiste em um estúdio de gravação, que ele recebe diversos artistas, e ensaiam músicas de um repertório pré-selecionado ou não, para que o público tenha noção de como funciona uma gravação de um CD/DVD”. O programa dura 25 minutos.

No ano de 2015, o músico fez uma participação na música “Trono de Estudar”, do compositor Dani Black. Música composta para apoiar os estudantes, que protestavam ao contrário do projeto do governo Estadual da cidade de São Paulo de reorganização escolar.

A música ainda contou com a participação de outros artistas como: Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Lucas Silveira, Zélia Duncan, Fernando Anitelli, Lucas santtana, Tetê Espíndola, Felipe Roseno, Chico Buarque, Tiê, Tiago Iorc, Filipe Catto, Pedro Luis, André Whoong, Miranda Kassin, Helio Flanders e Xuxa Levy.

No ano de 2011, terminaram as gravações do filme intitulado “Somos Tão Jovens”. Nele, Nicolau Villa-Lobos, filho de dado Villa-Lobos, interpretou o personagem do pai. o lançamento do filme aconteceu no mês de maio, do ano de 2013.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *