O Samba é um forte gênero musical do qual derivou de um tipo de dança de raízes africanas, que surgiu no Brasil considerando uma das grandes manifestações culturais populares dentro do Brasil em todos os tempos.
Em suas características consideradas originais, está toda a forma de se dançar, que é acompanhada por várias frases melódicas e refrãos de criação anônima. O que era chamado de samba de roda baiano no ano de 2005 se tornou patrimônio da humanidade da unesco, esta que foi uma base para o samba carioca.
O samba então é considerado como um gênero musical urbano do Rio de Janeiro também praticado pelos escravos que entraram em contato com outras tribos e geraram uma série de gêneros musicais como por exemplo a polca, o maxixe, e também o lundu e o xote.
Foi então que passou-se diversos anos e surgiram então várias vertentes no seio do samba nacional, ganhando então denominações próprias como por exemplo samba de breque, samba canção, bossa nova, pagode, entre outras. Conheça a seguir algumas das grandes personalidades do samba no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=voNjbMJR19QBeth Carvalho
Beth Carvalho, que na verdade se chama Elizabeth Santos Leal de Carvalho é uma das componentes mais importantes do samba no Brasil. Uma artista fortemente engajada com os movimentos sociais, políticos e também culturais brasileiros e também de outros povos. Um grande exemplo disso foi um grande reconhecimento junto do cantor Lobão e também outas pessoas da área artística, um fato que era inédito no número, a numeração dos discos. Foi então que no ano de 1965 gravou o eu primeiro álbum simples, com sua música chamada “Por quem morreu de amor”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Foi então que a partir do ano de 1966 já estava envolvida com o samba, participando então do show intitulado“A Hora e a Vez do Samba”, ao lado de Nelson Sargento e Noca da Portela que também eram elementos muito importantes do samba na época.
Foi então que chegou a hora dos festivais e Beth participou de praticamente todos. Ficando bastante conhecida em todo o país, além de seu primeiro grande sucesso chamado Andança, que é o título do seu primeiro álbum lançado no ano seguinte.
Foi entã oque a partir do ano de 1973 teria passado a lançar um disco por ano, se tornando um grande sucesso de vendas, trazendo sucessos como “1.800 Colinas”, “Saco de Feijão”, “Olho por Olho”, “Coisinha do Pai”, “Firme e Forte” e “Vou Festejar”. Atualmente Beth Carvalho tem mais de 50 anos de carreira com uma discografia de mais de 32 discos e 4DVds. A cantora ainda ganhou mais de seis Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro, nove de Platina, um DVD de Platina.
Carmen Miranda
Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu no ano de 1909 em Portugal. Foi então que veio para o Brasil muito pequena quando tinha 10 meses de idade e criada na boemia carioca. Gostava muito de cantar e lhe custou seu emprego como grande vendedora de gravatas, e o dono a despediu por distrair os colegas que paravam de trabalhar para a escutar.
Foi então que sua estréia nos palcos cariocas virou um grande sucesso. Na época um compositor de grande sucesso Josué de Barros quando a viu pode notar seu potencial investindo fortemente em sua carreira, procurando lhe pagar um curso de canto e dicção e a encaminhando para várias rádios e também gravadoras. Todo o esforço não foi em vão já que ela veio em breve a gravar seu primeiro disco.
Por ser muito baixa ela foi apelidada carinhosamente de “A pequena Notável” já que tinha pouco mais de 1m 53. Para se teridéia já na década de 30 estava contratada como grande artista exclusiva do Cassino da Urca. Na época cantavam os melhores compositores da época como Ary Barroso. Foi então que surgiu seu primeiro grande sucesso, chamado “O que é que a baiana tem”, foi então que um grande produtor americano bastante influente na Broadway resolveu lhe dar ingresso ao mundo artístico americano com um sucesso absoluto. Então começou a fazer vários filmes e foi convidada a deixar suas marcas na calçada da fama. Uma consagração nunca vista por uma artista brasileira fora do Brasil. Apesar de seu sucesso com a carioquês com sucesso no samba teve seus preços, foi então que Carmen começou a sentir seu corpo cansado e o esgotamento acarretaram diversos problemas. Voltou no ano de 1954 para o Brasil ficando totalmente reclusa por quatro meses no Copacabana Palace Hotel, foi então que sua saúde começou a ficar debilitada e acabou falecendo com apenas 46 anos de idade em Beverly Hills nos Estados Unidos.
Outro Grande Expoente Do Samba Foi Cyro Monteiro
Cyro já foi citado como o mais típico dos sambistas cariocas nascido em 1913 cresceu em um ambiente musical o que no futuro teria outros sobrinhos como Cauby, Andiara, Araken e Moacir Peixoto, cantores e instrumentistas.
Foi então que no ano de 1933 começou a fazer shows pois tinha uma paixão pela música desde cedo, junto de sua dupla Luiz Barbosa, e fazia parte dos programas de rádio chamado de Programa das Donas de Casa, da Rádio Mayrink Veiga, foi então que criou a sua marca registrada batucando em uma caixa de fósforos.
Como grande hábito naquela época cantava em todas as emissoras, do lado de grandes cartazes. Até que então seu grande sucesso veio do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues com o hit Se Acaso Você Chegasse, em 1937, ele que então iria gravar na Victor no ano de 1938.
Considerado uma figura de raras qualidades, é até hoje exaltado por todos que lhe conheceram, faleceu no ano de 1973. Sua grande simpatia, bondade e bom caráter lhe abriram portas que nem mesmo uma grande enfermidade pulmonar conseguiu interromper. Foi então que recuperado e com uma voz pequena conservou a bossa nova, e a divisão bem como o vibrato de voz, características marcantes totalmente curado de um câncer de pulmão. Uma das vozes do samba mais bonitas de toda a música brasileira.