A Banda Legião Urbana
A banda Legião Urbana de rock foi criada em Brasília e esteve em atividade entre 1982 e 1996. No total a banda lançou 16 álbuns que venderam mais de 20 milhões de discos e até hoje é o terceiro grupo da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo pelo mundo todo, uma média de 250 mil cópias por ano.
O fim da banda foi marcado por um acontecimento triste, a morte do vocalista e líder da banda, Renato Russo no dia 11 de outubro de 1996. Saiba mais sobre os integrantes da banda que mudou o cenário do rock nacional e era composta por Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná, Ico Ouro-Preto, Paulo Paulista e Renato Rocha.
Conheça Os Integrantes Da Banda
Renato Russo – Vocalista, Baixo Elétrico e Líder
Renato Manfredini Júnior tinha como nome artístico Renato Russo, ele nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 1996. Além de cantor, Renato, também se sagrou como compositor com as suas letras profundas e diferentes de tudo visto até então.
Antes de fundar a banda Legião Urbana ele fez parte da banda Aborto Elétrico, dessa banda ele saiu devido a brigas constantes entre ele e o baterista Fê Lemos. A morte de Renato, no dia 11 de outubro de 1996, foi devido a complicações causadas pela AIDS. Renato morreu com apenas 36 anos.
Os amigos do cantor contaram que ele contraiu a doença depois de se envolver com um rapaz que conheceu em Nova Iorque e que era portador da doença em 1989. Na banda Legião Urbana, Renato Russo, lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo e alguns outros álbuns da banda foram lançados postumamente. A maior parte das canções da banda foram escritas por Renato.
Russo ainda gravou três discos solo e cantou com outros artistas como Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto, Biquíni Cavadão, 14 Bis, Leila Pinheiro e Plebe Rude. A revista Rolling Stone fez uma lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira , em outubro de 2008, e Renato Russo apareceu no 25° lugar.
Dado Villa-Lobos – Guitarra
O músico brasileiro Eduardo Dutra “Dado” Villa-Lobos nasceu no dia 29 de junho de 1965 em Bruxelas. O talento musical é de família, pois Dado é sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos No ano de 1983 entrou para a banda Legião Urbana e assumiu a guitarra.
Antes de entrar na Legião para substituir Ico Ouro-Preto, Dado, ticou na banda Dado e o Reino Animal. Além de guitarrista Dado também fez a produção dos últimos discos da Legião que foram A Tempestade (ou O Livro dos Dias), Uma Outra Estação e Como É que Se Diz Eu Te Amo.
O músico também é autor de trilhas sonoras de filmes como O Homem do Ano (de José Henrique Fonseca) entre vários outros. Já recebeu o Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006. Em 2005 o músico lançou o seu primeiro disco solo no projeto MTV Apresenta, o nome do trabalho é “Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo”.
Um dos últimos trabalhos de Villa-Lobos foi ao lado da banda mineira Jota Quest, o amigo e ex-Legião Marcelo Bonfá também entrou nesses shows. Juntamente com a banda mineira os músicos relembram sucessos do Legião Urbana.
Marcelo Bonfá – Bateria
Marcelo Augusto Bonfá nasceu em Itapira no dia 30 de janeiro de 1965 e foi um co-fundador da banda Legião Urbana. Antes de ajudar a fundar a Legião, Marcelo, formou outras bandas que marcaram o cenário musical nacional como a Blitz 64 e Dado e o Reino Animal. No ano de 1981 junto com Renato Russo começou o projeto da Legião.
Em 2000 Bonfá lançou o seu primeiro disco solo, O Barco Além do Sol, pela gravadora Trama e vendeu mais de 30 mil cópias. No ano de 2004 lançou o segundo trabalho que recebeu o título de Bonfá + Videotracks distribuído pela EMI. O último álbum lançado por Bonfá se chama Mobile e foi disponibilizado no formato digital no ano de 2007.
Eduardo Paraná – Guitarra
O guitarrista curitibano Kadu Lambach ficou conhecido no Brasil como Eduardo Paraná quando junto com Renato Russo e Marcelo Bonfá fundou a Legião Urbana. Depois de ficar um tempo fora da mídia Eduardo lançou um CD com duas composições inéditas do líder da banda que se chamam “Medieval” (tema instrumental) e “Dois corações”.
Além das músicas inéditas o trabalho de Paraná contará com sucessos como “Conexão Amazônica”, “Que país é este” e “Música Urbana II”, também da Legião. O lançamento do trabalho aconteceu em Curitiba em maio de 2013 e a novidade foi Eduardo cantar para o público.
Ico Ouro Preto – Guitarra
O ex-guitarrista e atual fotográfo Ico Ouro Preto também trabalha como roteirista desde 1990. Ico é filho do embaixador Affonso Ouro Preto e irmão de Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial. Ele também é meio irmão do músico Dado Villa-Lobos.
No ano de 1981 entrou para a banda Aborto Elétrico para substituir Renato Russo. Depois de um ano foi convidado para a Legião Urbana para tocar guitarra e participou de algumas composições como a de músicas como É Cedo e O Grande Inverno da Rússia. Depois de sair da banda e ser substituído por Dado Villa-Lobos se tornou foto jornalista.
Paulo Paulista – Teclado
O tecladista da Legião Urbana também participou da banda Aborto Elétrico. Tanto Paulo quando Eduardo Paraná deixaram a banda antes que ela tivesse o fim devido a morte de Renato Russo.
Renato Rocha – Baixo
O baixista Renato da Silva Rocha ficou conhecido como Billy ou Negrete e nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de maio de 1961. Fez parte da Legião Urbana e participou dos três primeiros discos da banda. Além de baixista ele também participou de composições como a de Dois e Que País É Este.
Há algum tempo apareceu num programa da TV Record, ele estava vivendo nas ruas devido ao seu vício em crack. Renato estava “sumido” da mídia há bastante tempo e os ex-integrantes da banda disseram que ele saiu da equipe devido aos problemas que já tinha com as drogas.
Eu sou fã de Legião Urbana tudo o q é tocado fala a verdade sobre os tempos de hoje!!!