Seu Jorge

Jorge Mário da Silva, nasceu em Belford Roxo, no Rio de janeiro, no ano de mil novecentos e setenta, conhecido no Brasil com o nome artístico de Seu Jorge, ele é um cantor, compositor, ator e instrumentista brasileiro. Jorge viveu uma infância humilde no bairro em que nasceu, vivia junto de mais quatro irmãos, sendo ele o mais velho. Seu primeiro trabalho foi aos dez anos, quando começou a ajudar em uma borracharia. Além da borracharia ele teve diversos trabalhos durante a sua infância e adolescência, passou um tempo da sua vida sendo descascador de batatas de um bar, em outra época atuou como marceneiro, também trabalhou algum tempo como office-boy. Após servir o exercito tentou seguir carreira no mesmo, fazendo inclusive um curso de corneteiro militar, porém ele não se adaptou muito bem aquela vida no batalhão como militar, e deixou esse serviço aos vinte anos, em mil novecentos noventa. Apesar de ter tido várias profissões, a verdadeira coisa que Jorge desejava ser era cantor, os trabalhos que realizou foram trabalhos necessários para seu sustento.

Seu gosto pela música se dava por desde pequeno frequentar rodas de samba, junto de seu pai e irmãos, além de bailes funk carioca e bailes charme (tipo de festa que toca música negra), a partir daí o menino já desenvolveu seu apreço pela música, então ainda muito jovem começou a cantar em bares na noite. Seu Jorge passou por uma grande perca em sua vida, um de seus irmãos, chamado Vitório foi morto em uma chacina, toda a família  ficou extremamente triste e desestruturada, foi quando Seu jorge optou por ir morar na rua e virar um sem-teto, esse período da sua vida acabou após passar mais ou menos três anos de sua vida nas ruas, ele saiu das ruas graças a  clarinetista Paulo Moura, que o convidou para fazer uma audição para um musical de teatro. Seu Jorge que já tinha desejo de cantar viu nisso uma oportunidade grande, e foi atrás, acabou por ser selecionado no teste, e participou de mais de vinte espetáculos como cantor e também como ator.

Seu segundo contato profissional agora ainda mais voltado para o mundo da música foi participar da banda “Farofa Carioca”, a banda tinha um estilo musical bastante diversificado, misturando música negra de várias partes do mundo, como o funk, o reggae, o samba, o rap, o jongo, a banda lançou seu primeiro CD em mil novecentos e noventa e oito intitulado “Moro no Brasil”. A partir do momento que ganhou um pouco de conhecimento com a banda farota carioca, e se consolidou mais no mundo da música, ele começou a participar de diversos projetos paralelos, como um disco em homenagem ao Tim Maia, ou a participação da gravação em estúdio e também na turnê da banda Planet Hemp. Abandou a banda “Farofa Carioca” com a intenção de seguir carreira solo.

Em sua carreira solo Seu Jorge lançou sete discos de estúdio, sendo eles: “Samba Esporte Fino”, em dois mil e um, “Cru”, em dois mil e quatro, “The Life Aquatic Studio Sessions”, lançado em dois mil e cinco, “América Brasil”, lançado em dois mil e sete, “Seu Jorge e Almaz”, em dois mil e dez, “Músicas para Churrasco, Vol. 1”, e também “Músicas para Churrasco, Vol. 2”. Também lançou cinco álbuns ao vivo, sendo eles “MTV apresenta Seu Jorge”, em dois mil e quatro, “Ana & Jorge” em parceria com a cantora Ana Carolina, em dois mil e cinco, “Seu Jorge – Live at Montreux”, em dois mil e seis, “América Brasil Ao Vivo”, em dois mil e nove e “Músicas para Churrasco Ao Vivo” em dois mil e doze. Seu jorge é um cantor que gosta muito de fazer parcerias e participações especiais nos discos dos mais diversos estilos de música brasileira. Durante toda sua carreira foi indicado diversas vezes a premiações bastante conhecidas, como o Grammy Latino, ao qual teve sete indicações e levando três prêmios, o de melhor álbum da MPB em dois mil e oito com “América Brasil”, o prêmio de Melhor álbum pop contemporâneo Brasileiro nos anos de dois mil e onze e dois mil e treze. Também foi indicado algumas vezes aos prêmios no MTV Video Music Brasil, além da premiação Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Multishow, Prêmio Contigo!, Troféu Imprensa, entre outros. 

Além da carreira de cantor, ele também participou de vários filmes como ator, entre eles “Cidade de Deus”, “The life Aquatic”, “Tropa de Elite 2”, “The escapist”, “E ai comeu ?”, entre algumas outras produções. Ele também é um homem de negócios, sendo dona da Cervejaria Karavelle, e também dono de dois bares na cidade de São Paulo.

Seu Jorge tem inúmeras participações em discos de amigos e outros cantores brasileiros, sendo bastante conhecido por suas parcerias, e já sendo um cantor consagrado no nossa país e até bastante conhecido mundo afora.

Discografia 

Discos em estúdio: Samba Esporte Fino (dois mil e um); Cru (dois mil e quatro); The Life Aquatic Studio Sessions (dois mil e cinco); América Brasil (dois mil e sete); Seu Jorge e Almaz (dois mil e dez); Músicas para o Churrasco, Volume 1 (dois mil e onze); Músicas para Churrasco, Volume 2 (dois mil e quinze).

Discos Ao vivo: MTV Apresenta Seu Jorge (dois mil e quatro); Ana & Jorge (dois mil e cinco); Seu Jorge – Live at Montreux 2005 (dois mil e seis); América Brasil Ao Vivo (dois mil e nove); Músicas para churrasco ao vivo (dois mil e doze).

DVDsMTV Apresenta Seu Jorge (dois mil e quatro); Ana & Jorge (dois mil e cinco); Seu Jorge – Live at Montreux 2005 (dois mil e seis); América Brasil Ao vivo (dois mil e nove); Músicas para Churrasco Ao Vivo (dois mil e doze).

Seus maiores sucessos músicais foram: Burguesinha (dois mil e sete); Carolina (Dois mil e dois); Mina do condomínio (dois mil e sete); Tive Razão (dois mil e quatro); É Isso Ai (dois mil e cinco); Quem não quer sou eu (dois mil e sete); Seu Olhar (dois mil e sete); Amiga da minha mulher (dois mil e onze), dentre muitas outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *