O cantor, guitarrista, produtor musical e compositor Wilson da Silveira Oliveira Filho, mais conhecido como Wilson Sideral, nasceu no dia 5 de maio de 1975 na cidade de Alfenas, Minas Gerais. A paixão pela música é uma característica da família, Sideral, é irmão de Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, e Flávio Landau que também é músico.
Ao longo de sua carreira já recebeu indicações para o Grammy Latino e foi responsável por composições de grande sucesso na voz de outros artistas como as canções “Na Moral”, “Já Foi” e “Fácil” do Jota Quest. Trabalhou também com outros artistas como Fiuk, Funk Como Le Gusta, Tomate entre outros. Conheça mais sobre a trajetória de Wilson Sideral.
Biografia de Wilson Sideral
A música entrou cedo na vida de Wilson Sideral que cresceu assistindo seus pais e tios cantando estilos bem variados de Lamartine Babo a Jovem Guarda. No ano de 1987 o artista fundou a banda Contacto Imediato e em 1988, quando tinha apenas 13 anos de idade, recebeu o prêmio de melhor instrumentista ao participar do Primeiro Festival de Rock de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
Em 1992, Sideral, fundou a sua segunda banda chamada Capitão Gancho que tinha inspiração em rock retrô dos anos 1970 e na cena de Seattle. No ano seguinte, em 1993, Wilson foi convidado por seu amigo Alexandre Mourão para se mudar para Belo Horizonte para integrar a banda Omeriah que se destaca por tocar músicas em estilo raggae e caribenha.
Foi nesse período que ele lançou o seu primeiro disco oficial, o Omeriah pelo selo Plug/BMG. Nessa banda ele atuou como backing vocal, guitarrista e compositor, após quatro anos ele deixou o grupo e adotou o nome artístico de Wilson Sideral. Em 1997 ele gravou a sua primeira ‘demo’ solo, a canção “Um Caipira na Era Espaciar” que foi recebida com bastante entusiasmo pela cena independente de Belo Horizonte.
Sucesso
O reconhecimento nacional do talento de Wilson Sideral veio em 1998 quando o hit “Fácil”, de sua autoria, estourou com a banda Jota Quest liderada por seu irmão Rogério Flausino. Observando esse grande potencial de sucesso, a Universal Music, ofereceu um contrato para Sideral para que ele gravasse seus dois primeiros CDs solo. O primeiro trabalho do artista a chegar as lojas foi “1” de 1999. A primeira canção de trabalho foi “Não Pode Parar” que fez grande sucesso nas rádios ganhando inclusive um videoclipe.
No ano seguinte o artista foi indicado para a categoria Revelação do Prêmio Multishow. O segundo álbum de Sideral foi “Na Paz”, lançado em 2002, contando com a participação do vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto. A canção de maior destaque desse trabalho foi “Um Beijo Seu” que entrou para a trilha de Malhação da Rede Globo. O álbum recebeu a indicação de melhor álbum de rock no Grammy Latino.
Sideral Experience
No ano de 2004 o artista deu um passo além e criou o seu próprio selo independente chamado Sideral Experience. Mantendo parceria com a Universal Music lançou seu álbum “Lançado ao Mar” no mesmo ano por seu selo. A turnê desse trabalho obteve grande sucesso e lhe rendeu o convite para gravar a canção “Lobo Mau” de Roberto e Erasmo Carlos da Jovem Guarda no DVD “Um Barzinho e um Violão – Jovem Guarda”.
O ano de 2007 foi marcado pelo lançamento do álbum “Dias Claros” do qual Sideral emplacou três hits em trilhas sonoras de novelas. A sua releitura de “Exagerado” de Cazuza entrou para a trilha de “Revelação” do SBT, “Fugindo de Mim” fez parte de Malhação da Rede Globo e “Minha Garota” entrou para a trilha de “Amor e Intrigas” da Record.
Primeiro Álbum ao Vivo
No ano de 2009, em comemoração aos dez anos de lançamento do seu primeiro álbum, Sideral gravou o primeiro álbum ao vivo da carreira contando com algumas regravações como as músicas “Fácil”, “O Vento” e “Na Moral” (que se tornaram famosas com o Jota Quest), Fogo do Capital Inicial e de Raul Seixas, “Metamorfose Ambulante”. No começo de 2010 chegou ao mercado o CD e DVD do show gravado na cidade de Serra no Espírito Santo.
Ainda em 2010 o artista inovou lançando o álbum “#Singles” que foi o primeiro a ser lançado no formato USB (pen drive) com edição limitada. Em 2015, Sideral, se apresentou no Rock in Rio com a cantora Luana Camarah. Após se converter a Igreja Batista de Lagoinha, em Belo Horizonte, se tornou cantor gospel.