Zélia Duncan

Você com certeza já ouviu falar sobre Zélia Duncan, ou até mesmo pode não relacionar o nome da cantora com algumas de suas músicas, mas essa cantora pode ser considerada uma das maiores representantes do movimento musical brasileiro intitulado de MPB (música popular brasileira) e do POP. Ela é uma cantora que conta com diversos sucessos musicais em sua carreira, e com um carisma ímpar.

O nome dessa cantora é Zélia Cristina Duncan Gonçalves Moreira, mas ela acabou adotando profissionalmente apenas Zélia Duncan, acreditando que assim o seu nome pudesse ser reconhecido de uma forma mais simples e usual entre seu público. Ela nasceu no cartão postal do território brasileiro, Rio de Janeiro, na cidade de Niterói No ano de mil novecentos e sessenta e quatro.

O currículo dessa incrível artista se estende de uma forma muito além do âmbito musical, já que além de compositora de diversos tipos de músicas e grandes sucessos, Zélia Duncan é também atriz e não se esquecendo de uma de suas qualidades, uma ótima cantora.

A Vida De Zélia Duncan

No ano de mil novecentos e oitenta e um, Zélia Duncan estava completando seus dezesseis anos, e resolveu testar novos caminhos, resolvendo assim gravar uma fita musical e enviar para pessoas que trabalhavam no âmbito musical, como Sala Funarte, uma grande organizadora de evento musicais, mas conhecidos como concursos.

Com todo o processo de seleção de candidatos para participar desse concurso Zélia acabou sendo uma das escolhidas, e em primeiro lugar. Com isso ela se organizou para que pudesse realizar uma coisa que ainda não havia feito; se apresentar.

Acabou realizando nesse concurso musical sua primeira apresentação musical, ou mesmo seu primeiro show artístico. Para compor o repertorio de sua apresentação, Zélia Duncan escolheu marcantes canções, como a famosa Fazenda, autoria de um dos maiores cantores do BRASIL, Milton Nascimento.

Milton Nascimento

Milton Nascimento

As pessoas acabaram realmente ficando impressionada com o desenvolvimento de Zélia nos palcos, além de seu notório talento. Com essa marcante apresentação Zélia acabou recebendo algumas outras propostas de trabalho, como a abertura de um show de um famoso cantor, chamado Luis Melodia.

Após essa apresentação Zélia acabou realizando outros diversos eventos, o que acarretou com que ela fosse parar em um teatro de grande porte nacional, o TNB( Teatro Nacional de Brasília), lá Zélia acabou firmando seu espaço e começou a realizar diversas apresentações musicais e chamou a atenção de muita gente, inclusive pessoas que acabavam tendo um grande poder de influência. Com isso ela acabou sendo selecionada entre diversos cantores para que pudesse realizar um show de um projeto chamado Pixinguinha, representando Brasília musicalmente, em um total de cidades que superam outras diversas pessoas que estão no inicio de sua carreira, sete cidades diferentes.

Quando ela completou seus vinte e dois anos resolveu voltar para sua cidade natal, Niterói pra morar juntamente com sua avó, que também se chamava Zélia. Mesmo trabalhando na área da música, Zélia nessa época acabou exercendo um trabalho jurídico no Tribunal do Trabalho do Rio de Janeiro. Nesse local Zélia acabou exercendo diversas opções, e uma delas atuando como locutora de uma estação de rádio, a Fluminense FM. Nesse local ela acabou adotando um nome artístico diferente, Cristina Moreira. Além disso, ela acabou trabalhando também como uma cantora backing vocal, de um cantor chamado José Augusto e também de Bebeto.

Após um tempo, ela resolveu se formar e para isso acabou cursando teatro, em uma das principais escolas artísticas de sua região a CAL (Casa Das Artes das Laranjeiras), nessa época além de estudar, atuava também no ramo musical, e realizou o seu primeiro show musical na cidade do Rio de Janeiro.

1989

O ano de mil novecentos e oitenta e nove foi muito importante para Zélia, que acabou conhecendo uma grande diretora musical, chamada de Ticiana. Essa diretora acabou trazendo diversas ideias diferentes de fora do país, mais especificamente de Nova York. Essas ideias eram arrojadas e modernas para a época, o que fez o show ganhar maior visibilidade entre seus espectadores.

Zélia acabou ganhando um convite muito especial para que fizesse e gravasse um disco musical, intitulado de Outra Luz. Apesar da grande disponibilidade e esforço que Zélia disponibilizou para que o álbum pudesse ser feito, ela não ficou satisfeita com o seu resultado final, pois o álbum musical acabou tomando uma distância muito grande de quem era ela como artista.

Mesmo com o álbum depreciado pela própria cantora, ele acabou sendo indicado a alguns prêmios musicais, incluindo o Sharp, um famoso prêmio musical. Nesse concurso, Outra Luz acabou sendo indicado a categoria de melhor cantora e revelação do POP.

Nesse concurso diversos artistas acabavam participando se apresentando musicalmente, o que foi o caso de Zélia Duncan. Com esse show em um grande prêmio musical, Zélia acabou ganhando mais visibilidade e realizando alguns shows pelo Brasil.

A carreira de um canto é muito ampla, e diversos convites para realizar algumas apresentações em diferentes lugares são sempre dispostos a diversos artistas. Esse foi o caso de Zélia que acabou se mudando para os Emirados Árabes, para realizar algumas apresentações particulares em um hotel da região, chamado de Meridien.

Hotel Meridien

Hotel Meridien

Essa proposta ocorreu no ano de mil novecentos e noventa e um, no mês de outubro. Obviamente essa foi uma ótima oportunidade para a carreira de Zélia, que acabou atrasando sua volta para o Brasil em dois meses, prologando sua viagem para cinco meses no total.

Como essa foi um grande passo na carreira da cantora, ela realmente se dedicou para que pudesse realizar todo esse processo com muita maestria, conhecendo assim diversas pessoas do ramo da música, e tendo contato diretamente com grande produtores de música, nacional e internacional.

Todo esse contato com novas pessoas foi muito importante para a carreira de Zélia que acabou sendo influenciada por diversas dicas e conselhos musicais. Com isso Zélia começou a aprimorar todo o eu conceito musical, chegando até mesmo a aumentar quantitativamente o número de canções autorais que ela compunha.

Zélia Duncan Segurando um Violão

Zélia Duncan Segurando um Violão

Com o período de trabalho internacional, Zélia acabou retornando para seu país natal, o Brasil apenar em mil novecentos e noventa e dois. Com essa volta ela acabou revolucionando todo o seu conceito musical, que fez com que ela gravasse diversas canções autorais.

Zélia acabou firmando uma grande temporada de apresentações musicais no Torre de Babel, e em uma dela foi notada por um produtor musical chamado de Guto Graça. Guto a levou até seu estúdio musical e propôs a cantora que ela gravasse alguns de seu trabalho, mesmo que sem compromisso.

Assim ela acabou conhecendo diversos outros cantores brasileiros, que já tinham seu nome firmado no cenário artístico no Brasil, incluindo Dorival Caymmi. Ele foi um dos cantores que acabou levando Zélia Duncan a conhecer Beth Araújo.

WEA

Beth então convidou Zélia para que se juntasse ao time de artistas de sua gravadora, a WEA. Assim foi feito, e Zélia assinou seu primeiro contrato musical de forma profissional.

Com a entrada de Zélia para o time da WEA, ela mudou diversas área de sua carreira, incluindo seu nome artístico, que na época era Zélia Cristina. Essa mudança foi sugerida principalmente pelo presidente da gravadora naquela época, o aclamado Beto Boaventura.

LP Vinil da Gravadora WEA

LP Vinil da Gravadora WEA

A mudança do nome artístico de Zélia levou a famosa cantora Zélia Duncan, que conhecemos.

O primeiro álbum lançado por Zélia após ela se associar a essa gravadora foi lançado no ano de mil novecentos e noventa e quatro. O repertorio desse álbum foi realmente aclamado pelo publico e reproduzido em diversas rádios do brasil.

Algumas das músicas de sucesso desse álbum, são La Vou Eu, composta pela grande cantora brasileira, Rita Lee. Não Vá Ainda foi também uma das principais músicas desse álbum.

Catedral

Essa é com certeza uma das músicas de maior sucesso dessa cantora, e Zélia não fazia noção que o lançamento dessa canção poderia alavancar tanto sua carreira musical.

Dessa forma, a cantora acabou não incluindo a canção no repertorio do seu álbum voltado para divulgação. Esse álbum é utilizado para que as principais músicas lançadas por um artista possa ganhar maior visibilidade no repertorio de rádios e plataformas musicais.

Após um período de aproximadamente seis meses do lançamento de Catedral, ela acabou ganhando um grande espaço no cenário musical brasileiro, ao ser acrescentada na trilha sonora de uma famosa novela da Rede Globo de Televisão, chamada de A Próxima Vítima.

Muitas pessoas acreditam que Catedral foi composta pela própria Zélia Duncan, mas ela acabou realizando uma adaptação a partir da tradução dessa música, que foi originalmente escrita por Tanita Tikaram, uma compositora e artista inglesa.

Zélia Duncan Cantando Catedral

Zélia Duncan Cantando Catedral

Tania nomeou a canção de Cathedral Song, e Zélia resolveu a regravar, na versão traduzida para o português. Com o sucesso dessa música nas rádios do Brasil, Zélia acabou arrecadando diversas opiniões de críticos por todo o território nacional.

Com essa música, Zélia acabou conquistando até um grande grupo internacional, a tornando ainda mais conhecida.

Billboard

Uma das principais empresas que atuam no ramo de música e tem representatividade em todo mundo, chamada de Billboard acabou elegendo a cantora como uma entre as dez melhores cantoras que tiveram seus álbuns lançados. Isso acabou ocorrendo no ano de mil novecentos e noventa e quatro.

Essa época não deixou de ser movimentada para cantora, que no ano seguinte, mil novecentos e noventa e cinco acabou levando para casa o disputado Disco de Ouro, após alcançar o número de venda de seu álbum, ultrapassando a casa de cem mil cópias.

Billboard

Billboard

Essa canção acabou levando Zélia a outros patamares musicais, realizando outros tipos de shows em todo o Brasil, e em maiores quantidades, já que nessa época era acabou se tornando uma cantora muito conhecida.

Zélia acabou marcando presença em um grande evento musical nessa época, a festa do primeiro ano de funcionamento de uma grande radio brasileira, chamada de Rádio JB, onde hoje conhecemos por Citbank Hall, localizado no Rio de Janeiro.

Juntamente com Zélia, estavam outros diversos artistas com uma grande representatividade no setor musical.

1996

O ano de mil novecentos e noventa e seis foi movimentado para a cantora, que acabou se dedicando exclusivamente para que seu álbum chamado de Intimidade pudesse ser lançado. Esse foi um disco muito importante para a cantora, que se dedicou bastante em todo o seu processo de criação, desde priorização de músicas autorias no repertorio, até o supervisionamento dos arranjos musicais que foram inseridos em suas canções.

Com tanto esforço depositado em cima desse trabalho o resultado não poderia ser outro, o grande reconhecimento do público de forma muito positiva e rápido.

Cd Zélia Duncan Intimidade

Cd Zélia Duncan Intimidade

Canções que acabaram sendo lançadas nesse álbum entraram rapidamente para a trilha sonora de diversas novelas de grande sucesso.

Intimidade acabou sendo a canção mais marcante desse álbum, e no primeiro mês após o seu lançamento nacional, acabou rendendo para o cantora uma quantidade de venda desse single números superiores a oitenta mil copias.

Zélia acabou mais uma vez sendo premiada por um instituto musical chamado de APCA.

Já o ano de mil novecentos e noventa e sete foi para cantora uma experiencia muito diferente do ano anterior, onde sua maior parte do tempo foi gasta dentro de um estúdio musical. Nesse ano, a cantora rodou todo o Brasil, apresentado seu trabalho musical com um show chamado de Intimidade.

Além do Brasil, a cantora acabou também chegando a territórios internacionais, como Espanha, Portugal, Japão e nos Estados Unidos da América foi parte do time de integrantes de um famoso evento, voltado para o brasileiro que habitam o país, o Festival de Música Brasileira.

Essa cantora teve ainda diversas outras situações no quesito musical ao longo dos anos que a tornou a aclamada cantora que é hoje. Zélia Duncan ao longo de sua carreira realizou participações em músicas e shows de diversos artistas, bem como em seus projetos ela acabava sempre convidado algum convidado especial para que pudessem juntos trabalhar nas músicas.

Isso fez com que seu sucesso fosse cada vez mais crescente, já que assim ela acaba ganhando os corações dos públicos de outros artistas. Além disso, por suas músicas serem quase sempre parte de repertórios de famosas a grandes novelas nacionais, a visibilidade que sua carreira ganhou, fez com que ela se firmasse no mundo musical, sendo até hoje uma grande artistas brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *