Os Maiores Ídolos Do Axe

Mesmo que seja um ritmo considerado novo por ter ganho popularidade nos anos 90, o axé ou axé music é muito antigo. É um ritmo popular de Salvador, na Bahia, que surgiu como data marcante no ano de 1986. O axé na verdade não é um único ritmo, mas a junção de diferentes gêneros afro caribenhos como a marcha, reggae e calypso. Foram anos de experimentação até chegar a sonoridade a qual temos hoje.

Os Maiores Ídolos Do Axe

Os Maiores Ídolos Do Axe

O axé também inclui influências da música afro-brasileira como o frevo, forró e xaxado. O criador mais importante deste estilo de música é Alfredo Moura, mas muitos outros vieram depois dele com sucesso para complementar o sucesso de Alfredo. As primeiras músicas de axé quase não lembram a sonoridade de hoje nas rádios.

A explosão do axé veio na década de 90 com a popularidade que o carnaval da Bahia ganhou no Brasil. Até o ano de 1992 o Brasil não sabia o que era axé, mas as emissoras de TV começaram a notar que havia potencial naquela sonoridade e a forma de se dançar. Com cobertura da televisão, os ídolos baianos se tornaram famosos no Brasil todo. Conheça alguns deles.

Daniela Mercury

Há quem diga que Daniela é a principal cara do axé, mas ela é nova no ritmo. Contudo, nos anos 90 com sua música Vermelho ela foi uma febre no mundo e levantou multidões dançando e cantando com alegria. É uma das mais antigas de carreira, já que possui vinte anos de música e todos com sucesso de público tanto em terreno nacional como internacional.

Daniela Mercury

Daniela Mercury

Daniela é um dos símbolos do carnaval baiano por subir nos trios elétricos todos os anos há quase duas décadas. É muita energia, não? Mesmo com seus mais de 40 anos de idade, é pura energia e exibe sempre um corpo em forma e uma potencia vocal de espantar, mesmo depois de horas em cima de um trio elétrico. Com a queda do ritmo em outras cidades brasileiras, a carreira da cantora se restringe ao carnaval baiano e eventuais aparições na televisão.

Chiclete Com Banana Com Bell Marques

Com a explosão do axé music no Brasil, o Chiclete com Banana também caiu nas graças de todo o Brasil. O líder da banda é Bell Marques, um cantor de carreira que é ovacionado por onde anda e com direito a fã clubes só com seu nome. O homem com mais de 40 anos de idade é mesmo um sucesso em todo o Brasil.

A grande ironia da banda Chiclete com Banana é que sua explosão nacional aconteceu junto com o fenômeno axé nos anos 90, mas ela continuou na luta depois disso. São muitos os DVDs que lança no mercado e todos com bastante sucesso, inclusive com shows em transmissão ao vivo para outros estados.

Hoje Bell Marques e sua banda Chiclete com Banana conta com mais de 10 álbuns lançados, mais de 300 músicas de sucesso e shows o ano todo em diversas cidades brasileiras. Salvador sempre é o principal destino da banda, mas há muitos outros em turnê.

Ivete Sangalo

Ivete é o que é hoje graças ao axé e sua onda de modismo nos anos 90. Ex líder da banda Eva, seguiu em carreira solo quando o axé estava chegando ao fim e se solidificou bem como cantora sozinha. O começo foi duro, mas a beleza da baiana e sua simpatia ajudaram a mostrar o quanto sua voz não era seu único atrativo. Ivete já fez filmes, comerciais, possui linha de sandálias e já foi apresentadora por um tempo, mas gosta mesmo é de cantar e dançar.

E haja energia! Ivete não é cantora apenas de carnaval, mas do ano todo. Seus sucessos estão sempre nas paradas de sucesso e já fez parcerias internacionais, provando que seu poderio não é apenas para dançar, mas sua voz é potente também. Os maiores sucessos de Ivete Sangalo são tantos que demoraria para listas, pois são mais de 500 músicas lançadas e mais de 10 CDs.

Netinho

Mesmo estando um pouco fora dos holofotes, Netinho ainda é lembrado por seu sucesso eterno, Mila. Sempre presente em carnavais baianos, sua carreira diminuiu um pouco de ritmo porque a onda de popularidade do ritmo o qual o cantor é especialista não é mais a mesma, mas mesmo assim Netinho continua com seus sucessos antigos e novos sempre nos carnavais de Salvador e Pernambuco como figura obrigatória em cima dos trios.

Cláudia Leitte

Algumas línguas maldosas e dedos afiados comentam em sites que Cláudia Leite apenas quer ser Ivete Sangalo, mas não seria tanto verdade pois ambas possuem destinos parecidos e força parecida no mercado. Enquanto Ivete estava a frente da Banda Eva no começo de carreira, Cláudia era líder de uma banda chamada Babado Novo, formada apenas por meninos e que fez bastante sucesso no começo de carreira.

Cláudia Leitte seguiu em carreira solo e demorou um pouco mais que Ivete a se tornar uma cantora comercial, mas é uma líder de produtos com seu nome também, bem como encantada com músicas novas e faz show em diversas épocas do ano, mas também sob nos trios por diversos meses a fio.

Carla Perez

Carla Perez não seria necessariamente uma ídola do axé de fato por cantar, já que como cantora ela jamais emplacou, mas era uma das loiras mais queridas e ainda tem seus fãs. Dançarina da banda É o Tchan, era seguida e adorada em diversas cidades por seu corpo lindo e sua forma de dançar de cintura mole e muito sucesso. Infelizmente quando saiu da banda a moça ficou esquecida mas ainda há quem lembre dos bons tempos de Carla Perez.

Asa De Água

Quem nunca ouviu Asa de Água jamais curtiu um carnaval de rua. A banda é uma das mais resistentes ao fenômeno axé music no Brasil e hoje é querida em todas as regiões, com shows de sucesso mesmo nas viradas de ano novo, quando o ritmo não era colocado por alguns anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *