Ventania

Totalmente fora da mídia, mas conhecido por quase todos os adolescentes devido as suas músicas de melodia simples e letras que envolvem drogas, o cantor Wilson da Silva, mais conhecido pelo nome Ventania, continua na ativa e atraindo um grande público por onde se apresenta.

O músico, que nasceu em Clevelândia, no Paraná, no dia 21 de agosto de 1962, percorreu diversos estados, mas se fixou na cidade de São Tomé das Letras, sul de Minas Gerais, devido a cultura da cidade, que respira o rock e a cultura hippie.

Apesar das letras das suas músicas falarem do consumo de drogas, principalmente de cogumelos e de maconha, o cantor conseguiu um contrato com uma grande gravadora. Em 2000, ele lançou seu primeiro e, no momento, único álbum, chamado Só para Loucos, pela gravadora EMI.

ventania-1

Ventania

As suas composições são influenciadas e muito pelo movimento hippie dos anos 60 e 70, além de tomar como base na construção de suas melodias do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas.

História

Segundo Ventania, ele começou a sua carreira de músico com oito anos de idade, pois tocava piano na igreja de sua cidade. No entanto, apenas em 1980, quando tinha 18 anos, que ele começou a compor e fazer suas próprias músicas, fazendo shows precários em cidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

ventania-2

História

No entanto, a fama que ele conquistou atualmente só veio a partir de 2000, quando o cantor se mudou para a cidade de São Tomé das Letras e começou a tocar constantemente no bar Dos 2.

A partir desse momento, os seus shows começaram a ser melhores produzidos. Tanto é que chamou a atenção da produtora EMI nessa época, possibilitando a gravação do seu único disco. Contudo, vale lembrar que ele é totalmente independente, não sendo pressionado pelo seu estilo de vida ou pelas letras de suas canções.

Com o crescimento da internet, suas músicas começaram a ser disseminadas para todo o Brasil, promovendo um reconhecimento nacional do Ventania. O resultado disso foi o grande aumento dos seus shows.

Curiosidades do Ventania

As principais inspirações das letras das músicas do cantor é a idéia hippie de “paz e amor”. Além disso, trazem um sentimento de liberdade, pois tratam de histórias de pessoas que saem sem rumo, andando sem ter um destino certo.

Não são apenas suas letras que são simples, mas a musicalidade das suas músicas também. Tanto é que em uma música ele utiliza apenas dois acordes.

Apesar do relativo sucesso no cenário universitário e jovem, Ventania sempre ressalta que não quer fazer sucesso, pois acredita que a fama nunca é duradoura, ela sempre acaba um dia. Por isso, não se importa em cobrar altos valores pelos seus shows, nem realizar apresentações todos os dias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *