Escala De Dó Maior Violão

Aprender a tocar violão, ou qualquer outro instrumento musical, exige muito tempo e dedicação, é necessário muito estudo para que consiga tocar o instrumento com êxito. Um dos estudos mais importantes para os iniciantes em violão são as escalas. Com elas é possível progredir no aprendizado, melhorando seu desempenho para tocar.

Existem vários tipos de escalas diferentes, sendo impossível conhecer e praticar todas pelas inicialmente, por isso, opte por estudar as que são mais comuns inicialmente, e depois se aprofundando nas mais elaboradas. As escalas são a base da improvisação e composição de todos os gêneros musicais, sendo elas um ponto essencial de aprendizado para se tornar um música excelente.

Confira abaixo três escalas que todos devem aprender e treinar no violão:

Escala Pentatônica

Escala Pentatônica

Escala Pentatônica

Essa escala é uma das mais importantes no violão tendo apenas cinco notas em sua estrutura. Há três tipos de Escala Pentatônica que são mais utilizados, sendo eles: a Escala Pentatônica Maior, Escala Pentatônica Menor e a Escala Penta Blues.

A escala Pentatônica Maior é formada por: Dó – Ré – Mi – Sol – Lá. A sua terça é sempre maior, possuindo distancia de dois tons.

A escala Pentatônica Menor é formada por Dó – Mib – Fá – Sol – Sib. Essa escala é segue o mesmo raciocínio da escala Maior, sendo diferente, pois a sua terça é menor, possuindo distancia de um tom e meio.

A Escala Penta Blues é utilizada pelos iniciantes do violão sendo uma das mais desejadas, pois é uma variação da Pentatônica com seis notas. Ela é formada pelas notas: Dó – Mib – Fá – Fá# – Sol – SIB (para a Pentatônica Menor) e Dó – Ré – Mib – Mi – Sol – Lá (para a Pentatônica Maior).

Escala Cromática

Escala Cromática

Escala Cromática

Essa escala é formada pelas sete notas naturais e mais cinco notas acidentadas, as notas acidentadas são as notas que são sustenido (#) e bemol (b), quando esses símbolos aparecem à altura das notas serão aumentadas ou diminuídas meio tom na Escala Diatônica (escala que iremos ver a seguir).

A principal característica dessa escala é que irá sempre avançar ou diminuir de meio em meio tom. A sua forma é a seguinte: C– C#– D– D#– E– F– F#– G– G#– A– A#– B. Essas escalas não são melodias, e por isso não podem ser usadas em solos musicais.

Escala Diatônica

Escala Diatônica

Escala Diatônica

Essa é a escala mais comum e utilizada, sendo formada pelas sete notas naturais e possuindo repetição da nota tônica, ou seja, formando uma sucessão de oito notas, já que se repete à primeira. Essa escala possui cinco intervalor de tom e dois intervalos de semitom. Confira: C – D – E – F – G – A – B – C.

As escala maiores e menores são exemplos de escalas diatônicas, para entender melhor essa escala iremos aprofundar o conhecimento na Escala de Dó Maior.

Escala De Dó Maior No Violão

Essa é uma das primeiras escalas que aprendemos a tocar no violão, sendo simples e não possuindo com bemol (b) ou sustenido (#). Essa escala é simples e é possível de se entender com facilidade, e a partir dela aplicar em outras tonalidades, sendo perfeita como primeiro aprendizado e para praticar, já que são basicamente as sete notas naturais na ordem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *