Como Descobrir o Compasso de Uma Música?

O que é Compasso Musical?

Explicando de forma resumida, um compasso musical é um agrupamento de tempos, representando os intervalos de tempo na música. O compasso irá dividir de forma quantitativa – pelo tempo – os grupos de som da composição musical em questão. Esse tempo irá definir o andamento da música, onde ela será dividida de forma igualitariamente espaçada. Com essa divisão do compasso é possível separar os tempos em forte e fraco. O compasso musical é então um facilitador da execução musical pois ele é que irá definir para quem executa as medidas como a unidade de tempo daquela música, o pulso e o ritmo dessa composição que pode ser um só para a música toda, ou então diferenciar-se durante o decorrer da música em suas partes. Ele terá o poder de organizar a estrutura musical, com isso, ele facilita para o leitor fazendo com que este consiga identificar com exatidão a maneira de se instrumentar aquela música.

Na partitura os compassos da composição serão representados por linhas verticais, essas desenhadas sobre a pauta. Assim, os acordes que possuírem a mesma duração de tempo, ou seja, fiquem a mesma quantidade de tempo na música, estarão divididos na partitura por compassos iguais. Se esse acorde durar somente metade do tempo dos outros acordes da música, é dito que ele durou meio compasso.

Os compassos também podem ser usados para substituir a cifra musical, ou seja, uma outra forma de escrever e ler os acordes da composição. Quando usa-se o compasso substituindo a cifra (que é a mais comum para se representar a música, possuindo os acordes e a letra da composição, sendo os acordes anotados acima das palavras), não irá aparecer a letra da música para saber a duração do acorde, ele será visto somente pela divisão com os compassos (usa-se barras). Talvez pareça estranho para se fazer a leitura e conhecer o tempo da música sem sua letra, mas, definido o compasso, é possível saber que todos os acordes estão inseridos naquele tempo.

Os Tipos de Compasso 

Há duas divisões possíveis para os compassos, a que leva em consideração as notas que os compões, sendo assim divididos em simples e compostos, e também há a possibilidade de dividi-los de acordo com a métrica, onde eles serão binários, ternários, quaternários ou complexos.

Os compassos simples são compostos por figuras que podem ser divididas por dois, exceto as figuras pontuadas, cada unidade de tempo terá sua duração determinada pelo denominador que estará escrito na fórmula do compasso. Os compassos simples mais comuns possuem o número dois e o número quatro em seu denominador, mas ele também poderá ser preenchido pelo número um, oito, dezesseis, trinta e dois, e sessenta e quatro. A unidade do compasso, ou seja, o numerador, será preenchido por dois, três e quatro.

Os compassos composto são nos quais a unidade de tempo, ou seja, o denominador, poderá ser divisível pelo número três. Os números mais comuns que serão encontrados são o seis, nove doze e quinze, porém qualquer número que aparecer e pode ser dividido por três estará no compasso composto.

O compasso binário pode ser tanto simples como composto, nesse tipo de compasso há uma marcação de tempo, onde o pulso é forte e fraco, ou seja, seu primeiro tempo é forte, e o seu segundo tempo é fraco. Esse tipo de compasso é comumente presente em músicas como marchas e em ritmos como a polca, o baião, o jazz,musica erudita, bossa nova, o frevo, dentre outros.

O compasso ternário também pode ser simples ou composto, ele é formado por três tempos, sendo o primeiro tempo forte, e seus dois outros tempos fraco. Ele é comum em músicas como na valsa e na guarânia e também em composições medievais, em músicas eruditas e no jazz.

O compasso quaternário também poderá ser simples ou composto, pode também ser formado pela aglomeração de dois binários, quando é assim, o primeiro tempo será acentuado, o terceiro tempo será com intensidade intermediária, e o segundo e quarto tempo serão fracos.

O compasso complexo são os compassos acima de quatro tempos, porém pela fisiologia do ser humano, em nossa audição, é impossível se realizar compassos acima de quatro tempos. Com isso, os chamados compassos complexos são acima de quatro tempos, porém apresentam uma subdivisão interna, que irá deixa-lo com partes menores ou iguais a quatro tempos.

Como Identificar Qual é o Compasso de uma Música?

A identificação do compasso ocorre por meio da partitura, pois lá já estará facilmente escrito qual é o compasso daquela composição. Para entender a partitura basta ter um pouco de conhecimento sobre a leitura da partitura, mas se não for possível acessar a partitura daquela música, tentar identificar o tempo somente com a música se torna um pouco mais complicado, você pode acompanhar a batida com o pé, escutando o som que vem dos instrumentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *