Quem está iniciando o estudo de teoria musical para violino pode ficar um pouco confuso no que diz respeito a escala de lá menor, pois é um conceito que demanda uma atenção especial para atender os seus pormenores. Se você chegou aqui porque têm suas dúvidas então continue lendo e confira a análise que fizemos a respeito da escala menor harmônica para violino.
Estrutura da Escala de Lá Menor Violino
O primeiro conceito importante de entender a respeito da escala menor harmônica é a de que ela possui uma estrutura padronizada: T, sT, T, T, sT, T+sT, sT. Para ser uma escala menor harmônica deve ter sempre essa mesma estrutura. Para que fique mais claro vamos exemplificar tomando como exemplo a escala de Lá menor que é relativa de Dó maior, mais fácil de executar no violino.
Como Tocar a Escala de Lá Menor Harmônica no Violino
Uma dica para quem está tentando tocar a escala Lá menor harmônica é tocar a corda Lá solta e em paralelo tentar tocar com o quarto dedo o Mi. Para ser mais fácil de reproduzir essa forma de tocar a escala no violino dividimos o tutorial em duas partes:
Primeira Parte
Use Lá corda solta na corda Lá. O primeiro dedo deve ficar na marca Si. O segundo dedo deve ficar junto ao primeiro na marca Dó, o Dó é natural. O terceiro dedo deve ficar na marca Ré e o quarto dedo deverá ficar posicionado na marca Mi. O Mi terá o mesmo som da corda Mi solta.
Segunda Parte
Chegando a segunda parte de como tocar a escala Lá menor harmônica no violino é indicado usar Mi corda solta. O primeiro dedo deve ficar antes da marca Fá, o Fá deve ser natural. Segundo na marca deve ser #SOL e terceiro dedo na marca Lá.
Dica
Recomendamos que você faça a escala Lá menor harmônica no violino na direção ascendente e também na descendente.
Observações Importantes
Você deve ter percebido que além de ter passado por mudanças de dedilhado algumas notas de tornaram naturais. Quando se está começando o aprendizado de violino são aprendidas três escalas básicas que incluem: AM (Lá maior), GM (Sol maior) e DM (Ré maior). Essas escalas possuem acidentes em sua estrutura, em DM é o #FÁ (# = Sustenido) e #DÓ, em GM o #FÁ e em AM o #FÁ, #DÓ e o #SOL.
A questão importante é quando se aprende essas escalas não se sabe quais são esses acidentes e que funções eles possuem. Se a escala muda às notas também são diferentes e se deve ou acrescentar ou retirar os acidentes. Ao aprender a escala de Lá menor você passa a contar com Gm (Sol menor) e Dm (Ré menor). Para quem não entendeu a dica é fazer o mesmo dedilhado iniciando pela corda SOL ou Ré.
Quando estiver praticante lembre-se que seus dedos devem ir às notas, mas a sua mão não. Ao fazer o Mi (4º dedo) e o Fá natural (1º dedo) cuide para que a sua mão fique parada. Para quem tem mãos pequenas a recomendação é estuda a melhor maneira de posicionar as suas mãos para obter o resultado.