Você certamente tem um amigo, conhecido, ou até mesmo familiar que possui a famosa voz de “taquara rachada”. É só essa pessoa começar a falar que dá vontade de sair de perto, não é? Você sabe o que é uma voz estridente e como identificar?
Ao conhecermos alguém, uma das primeiras coisas que notamos é a sua voz. Algo tão marcante que posteriormente, ao lembrarmos de determinadas pessoas, consequentemente o som de sua voz vem em conjunto. Assim como os olhos, boca, corpo e cabelo, todos temos uma voz que, por mais que seja parecida, com a de outra pessoa, jamais será igual.
Deste modo, há diferentes tipos de vozes, umas mais grossas, suaves, firmes, engraçadas, finas, agudas e anasaladas. Este artigo vai tratar especificamente da voz estridente. Você sabia que é possível melhorar aquela voz irritante do seu amigo? Acompanhe!
O Que É?
A voz estridente é a combinação de um tom bastante claro, exagerada, de som agudo e intenso. Ela fica localizada na frente, exigindo uma certa força da laringe, a qual está muito alta.
Cada tipo de voz possui um modo diferente de ser formada. Esta, começa com a força da laringe, onde as cordas vocais a captam. Ao mesmo tempo, a língua que já está contraída, recua em direção ao véu palatino.
Por conta desta força exigida, a voz estridente pode trazer prejuízos de forma intensa para uma boa comunicação do emissor, em um cunho social e até mesmo profissional. Provocando rejeição e má vontade inclusive, por conta dos interlocutores, mesmo que o assunto tratado em questão não seja negativo.
Como Identificar Uma Voz Estridente?
Esta voz pode ser considerada a mais fácil de ser identificada, por conta de suas características tão visíveis. A voz estridente é um tom mais agudo e anasalado, a famosa voz ardida, que mesmo sem falar muito alto, ela pode gerar incômodo nas pessoas ao redor.
Por conta deste “ardido”, chega a ser irritante e desagradável às vezes. Por esse motivo, as pessoas podem querer encurtar a conversa, além de as pessoas prestarem menos atenção ao que está sendo dito.
Origem do Termo “Taquara Rachada”
As pessoas que possuem esta voz, já estão habituadas a serem chamadas de voz de taquara rachada. Mas a maioria das pessoas não sabem o motivo desta analogia.
Taquara é uma planta caracterizada por seus caules ocos. Através deles, é produzido um instrumento musical de sopro denominado pífaro. Tal instrumento, se tocado da maneira correta, produz sons doces e melodiosos.
Mas se ele for tocado de forma errada, ou se o instrumento estiver rachado, produz um som ruim, e irritante. Daí o termo “taquara rachada”.
Voz Estridente Tem Como Melhorar?
Por uma porcentagem considerável da população enfrentar problemas com a voz estridente, a busca por solução é grande. Não tem como mudar uma voz, mas sim melhorá–la. Para isso, é possível fazer um trabalho para trazer mais equilíbrio à voz, resultando em um tom mais grave. Veja a seguir alguns pontos que podem ser trabalhados para a melhora:
- Respirar de forma adequada: ao inspirar e expirar, procure inflar as regiões dos rins e abdômen. Coloque as mãos na cintura e os polegares nas costas. A cada respiração, note suas mãos expandindo e contraindo. Respirar profundamente otimiza e melhora do tom da voz.
- Mantenha a postura correta: a postura correta dos membros contribui para a voz de um modo geral.
- Faça um curso de oratória: a oratória melhora a comunicação, além de trabalhar questões posturais quanto a voz, tom de voz e outros aspectos importantes.