O Que é Uma Voz Estridente? Como Identificar?

Você certamente tem um amigo, conhecido, ou até mesmo familiar que possui a famosa voz de “taquara rachada”. É só essa pessoa começar a falar que dá vontade de sair de perto, não é? Você sabe o que é uma voz estridente e como identificar?

Ao conhecermos alguém, uma das primeiras coisas que notamos é a sua voz. Algo tão marcante que posteriormente, ao lembrarmos de determinadas pessoas, consequentemente o som de sua voz vem em conjunto. Assim como os olhos, boca, corpo e cabelo, todos temos uma voz que, por mais que seja parecida, com a de outra pessoa, jamais será igual.

Deste modo, há diferentes tipos de vozes, umas mais grossas, suaves, firmes, engraçadas, finas, agudas e anasaladas. Este artigo vai tratar especificamente da voz estridente. Você sabia que é possível melhorar aquela voz irritante do seu amigo? Acompanhe!

O Que É?

A voz estridente é a combinação de um tom bastante claro, exagerada, de som agudo e intenso. Ela fica localizada na frente, exigindo uma certa força da laringe, a qual está muito alta.

Cada tipo de voz possui um modo diferente de ser formada. Esta, começa com a força da laringe, onde as cordas vocais a captam. Ao mesmo tempo, a língua que já está contraída, recua em direção ao véu palatino.

Por conta desta força exigida, a voz estridente pode trazer prejuízos de forma intensa para uma boa comunicação do emissor, em um cunho social e até mesmo profissional. Provocando rejeição e má vontade inclusive, por conta dos interlocutores, mesmo que o assunto tratado em questão não seja negativo.

 Como Identificar Uma Voz Estridente?

Esta voz pode ser considerada a mais fácil de ser identificada, por conta de suas características tão visíveis. A voz estridente é um tom mais agudo e anasalado, a famosa voz ardida, que mesmo sem falar muito alto, ela pode gerar incômodo nas pessoas ao redor.

Ilustração da Voz Estridente

Ilustração da Voz Estridente

Por conta deste “ardido”, chega a ser irritante e desagradável às vezes. Por esse motivo, as pessoas podem querer encurtar a conversa, além de as pessoas prestarem menos atenção ao que está sendo dito.

Origem do Termo “Taquara Rachada”

As pessoas que possuem esta voz, já estão habituadas a serem chamadas de voz de taquara rachada. Mas a maioria das pessoas não sabem o motivo desta analogia.

Taquara é uma planta caracterizada por seus caules ocos. Através deles, é produzido um instrumento musical de sopro denominado pífaro. Tal instrumento, se tocado da maneira correta, produz sons doces e melodiosos.

Mas se ele for tocado de forma errada, ou se o instrumento estiver rachado, produz um som ruim, e irritante. Daí o termo “taquara rachada”.

Ilustração de um Homem Ouvindo Voz de Taquara Rachada

Ilustração de um Homem Ouvindo Voz de Taquara Rachada

Voz Estridente Tem Como Melhorar?

Por uma porcentagem considerável da população enfrentar problemas com a voz estridente, a busca por solução é grande. Não tem como mudar uma voz, mas sim melhorá–la.  Para isso, é possível fazer um trabalho para trazer mais equilíbrio à voz, resultando em um tom mais grave. Veja a seguir alguns pontos que podem ser trabalhados para a melhora:

  • Respirar de forma adequada: ao inspirar e expirar, procure inflar as regiões dos rins e abdômen. Coloque as mãos na cintura e os polegares nas costas. A cada respiração, note suas mãos expandindo e contraindo. Respirar profundamente otimiza e melhora do tom da voz.
  • Mantenha a postura correta: a postura correta dos membros contribui para a voz de um modo geral.
  • Faça um curso de oratória: a oratória melhora a comunicação, além de trabalhar questões posturais quanto a voz, tom de voz e outros aspectos importantes.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *