Unidade de Tempo e Unidade de Compasso 6/8

A unidade de tempo é o valor musical que preenche, sozinho, um tempo do compasso. Já a unidade de compasso, é o valor musical que é capaz de, sozinho ou junto com outro valor, preencher o compasso inteiro.  

A representação do compasso se dá por frações escritas ou por fórmulas no começo da música, ou após a barra dupla. 

Um compasso musical representa uma divisão da composição em intervalos iguais de tempo, de forma a facilitar, orientar o leitor e organizar a estrutura da música. A representação desse intervalo de tempo é feita por meio de barras verticais. 

Podemos dividir os compassos em simples e compostos. No compasso simples, a figura simples representa a unidade de tempo. Enquanto que nos compassos compostos, a figura composta é que represente a unidade de tempo. Nos compassos simples, a unidade de tempo é preenchida pelos números seguintes: 1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64. 

Unidade de Tempo

Unidade de Tempo

O compasso é simples quando a unidade de tempo do compasso representa um valor rítmico que seja divisível por dois. Caso a unidade de tempo não seja divisível por dois, temos um compasso composto. 

Um exemplo disso é o compasso 6/8. Nele, temos seis tempos em cada compasso. E usa-se uma colcheia para representar cada tempo.  

No entanto, os tempos de colcheia são agrupados de 3 em 3. Isso quer dizer que a pulsação básica do compasso em questão, ou a sua unidade de tempo, que significa a mesma coisa, é nada mais que um valor rítmico que equivale a 3 colcheias. 

A semínima pontuada é que representa esse valor. Chama-se ponto de aumento o pontinho colocado após a semínina, e serve para aumentar a sua duração em metade do que é a sua duração original. 

Semínima Pontuada

Semínima Pontuada

A semínima pontuada, que equivale a duração de 3 colcheias, não representa uma unidade de tempo que podemos dividir em 2, 4 ou em 8. A sua subdivisão acontece pelos números 6, 9, 12, dentre outros. 

O compasso é uma maneira de dividir os sons da composição musical baseando-se em pausas e batidas. Os compassos servem para facilitar a execução da música, pois definem uma unidade de tempo, o ritmo e o pulso de uma composição musical ou de partes dela. 

O compasso 6/8 se assemelha com o compasso ¾ no que se refere à duração total. Equivalem a uma mínima pontuada. Porém, apresentam as seguintes diferenças: 

• no que diz respeito ao tipo de compasso: ¾ (simples) e 6/8 (composto)  

 com relação à métrica: ¾ (ternário) e 6/8 (binário) 

Os compassos compostos 6/8, 9/8 e 12/8 são os mais comuns de encontrarmos. No compasso 6/8, o número 8 (ou denominador), serve para indicar a divisão de uma semibreve em 8 partes, ou em colcheias). Enquanto que o número 6 (ou numerador), significa quantas figuras são usadas para preencher o compasso. Dessa forma, cada uma das unidades de tempo não representa uma colcheia, mas um grupo composto por 3 colcheias ou, ainda, uma nota semínima pontuada. 

Cada pulso se compõe de 3 notas. Assim, esse compasso define-se como composto.

A teoria musical não é difícil de aprender mas, como tudo na vida, exige muita dedicação e disciplina. Vale muito a pena para quem gosta. Além de uma fonte de renda, é também uma boa forma de descontração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *