Unidade de Compasso 9/8

Em notação musical o que se chama de compasso é a forma pela qual é realizada a divisão quantitativa dos sons de uma canção em grupos. A base para que essa divisão seja feita com assertividade está em combinar pausas e batidas. Algo interessante de observar é que há estilos musicais que possuem tipos de compasso já definidos como é o caso dos compassos 3/4, 4/4 e 12/8 para o rock e 3/4 para a valsa, por exemplo.

O uso de compassos é uma forma de tornar mais fácil executar as músicas, pois existe uma unidade de tempo, pulso e ritmo para uma canção ou para partes dela. Numa partitura os compassos são divididos por meio de linhas verticais que estão dispostas sobre a pauta. Os valores de tempo das notas e as pausas somados dentro de um compasso deve ser a mesma da duração, a definição se dá pela fórmula de compasso.

Conhecendo as Fórmulas de Compasso

Quem deseja se tornar músico deve ter conhecimento a respeito das duas fórmulas de compasso que existem, a de compasso simples e a de compasso composto. Os compassos simples consistem em 2/2, 4/4 e 3/4. O simples da denominação se deve ao fato de que realmente são simples, é bem fácil de contar e de visualizar.

Fórmulas de Compasso

Fórmulas de Compasso

No entanto, algumas canções têm ritmos que não se encaixam dentro dos compassos simples e isso faz com que a batida rítmica pareça estranha quando encaixados em 2/2, 4/4 ou 3/4. Essa necessidade é que faz com que surja o chamado compasso composto, a forma como é feita a contagem se assemelha a como acontece no compasso simples.

Unidade de Tempo

Basicamente é a figura que representa um tempo dentro do compasso.

Unidade de Movimento

Essa figura é a que preenche cada um dos movimentos que fazem parte do tempo composto.

Unidade de Compasso

Figura responsável por preencher o compasso todo.

Compasso Simples: Numerador e Denominador

Compasso Simples

Compasso Simples

Compasso simples é aquele em que a unidade de tempo se configura num valor simples, basicamente se dá uma subdivisão dos tempos de forma binária. Num compasso composto a unidade de tempo é representada por um valor composto (que é pontuado), há subdivisão ternária.

O numerador do compasso simples indica a Quantidade de Tempo (QT) enquanto que o denominador representa a Unidade de Tempo (UT). O exemplo mais convencional é o do compasso 4/4. Basicamente significa que são 4 tempos e que a figura de referência será a semínima que é representada pelo número 4.

Compasso Composto: Numerador e Denominador

Por sua vez o compasso composto possui o número superior como indicador da quantidade de movimentos (QM) e o denominador como referência a Unidade de Movimento. Para que fique mais claro iremos exemplificar por meio do compasso 9/8 em que temos 9 como a quantidade de movimentos.

Para saber em quantos tempos está dividido esse compasso basta fazer a divisão de 9 por 3. Seguindo no exemplo da unidade de compasso 9/8 temos que 8 a Unidade de Movimento que se relaciona com a colcheia. Sendo assim teremos 9 movimentos em que a colcheia se torna representativa dos movimentos. A unidade de Unidade de Tempo pode ser encontrada pela multiplicação da colcheia por 3 sendo que o resultado seria uma semínima pontuada. Isso explica porque o compasso composto tem sua UT pontuada.

Duas Semínimas Pontuadas ou 3 Tempos?

De acordo com a teoria musical teríamos que um compasso composto é formado por duas semínimas pontuadas, contudo, pode ser bem mais simples e eficiente assumir que há 3 tempos. Fica mais fácil pensar que existem 3 tempo ao invés de 2 semínimas pontuadas e no fim das contas se chega ao mesmo resultado haja vista que 1 semínima pontuada equivale a 1 e meio logo duas semínimas pontuadas equivalem a 3.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Podia ter um pouco mais de detalhes

    santinha 😇 21 de Maio de 2020 12:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *