Quais os Gêneros de Músicas Brasileiras?

O Brasil é um país de extensão continental e com todo esse tamanho é natural que haja dentro do território diversas manifestações culturais distintas. A música brasileira é um reflexo dessa coexistência de culturas diferentes e também das influências de povos indígenas, africanos e europeus que ajudam a construir a sociedade atual.

Há diversos gêneros musicais que dominam as paradas de sucesso da atualidade e que  já tiveram fases de brilho ao longo da história. Num país que tem em sua história artistas como Cartola, Elis Regina, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Tião Carreiro e Pardinho entre outros é evidente que existe uma grande paixão pela música.

Você gosta de um samba, talvez de funk ou então de uma moda sertaneja? Continue lendo para conhecer um pouco mais a respeito dos principais gêneros de músicas do país. Todos os gêneros musicais contribuem para a consolidação da cultura brasileira que é única por ser feita a partir de uma grande miscelânea.

Conheça os Gêneros Musicais Brasileiros

A música brasileira é diferente de tudo o que há no mundo por ter nascido a partir da junção de ritmos e estilos advindos de várias culturas como a indígena com seus ritos tradicionais, os cantos africanos e as músicas eruditas da Europa. As diferentes paisagens do país também corroboraram para a formação de uma música tão forte e diferenciada.

Há uma série de gêneros musicais distintos no Brasil sendo que alguns são adaptações de gêneros musicais de outras nações e outros são nascidos a partir das experiências do povo daqui. Abaixo vamos apresentar com mais detalhe os seis principais estilos da música brasileira.

Sertanejo

O nome sertanejo é uma referência ao fato da música desse gênero falar a respeito do povo do interior, em particular o povo do sertão. Inicialmente o estilo era nomeado como música caipira por ser feita pelos chamados ‘caipiras’ com suas violas, eles cantavam a respeito das dores e alegrias da vida no campo.

O modão foi passando por uma série de mudanças ao longo do tempo tendo uma longa fase romântica com destaque para duplas como Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo. Atualmente, o sertanejo passou por uma reformulação contando com vertentes como a da sofrência com destaque para Marília Mendonça e para o estilo universitário que foca em falar em baladas e nas alegrias da vida.

Sertanejo

Sertanejo

Samba

O samba é um dos gêneros mais relevantes do Brasil por ter uma longa história e por ser associado no exterior a imagem nacional. O ritmo que nasceu na Bahia teve grande influência africana tendo se formado nas rodas de samba, rodas semelhantes às de capoeira. O estilo desembarcou então no Rio de Janeiro se popularizando e passando a fazer parte da identidade nacional.

Uma curiosidade é que a popularidade do samba teve um empurrãozinho do então presidente Getúlio Vargas que queria que o ritmo se tornasse um símbolo do país, deu certo, não é mesmo? O estilo ganhou ainda mais destaque com o começo dos carnavais e desfiles de escolas de samba.

A partir do samba originado na Bahia se desenvolveram o samba-canção, o samba-enredo, o pagode, a bossa entre outros gêneros. Dentre os principais ídolos do estilo estão Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa e Martinho da Vila.

Bossa Nova

Nesse tópico há certa polêmica, pois alguns acreditam que a bossa nova é parte do samba enquanto outros têm certeza de que são coisas distintas. Por aqui aparece num tópico único por ser um estilo muito importante que merece ser referenciado. Podemos dizer que é uma mistura muito sonora de samba e jazz.

Dentre os nomes de destaque desse estilo estão Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. Uma música gostosa de ouvir, a bossa, é bastante copiada por outros países. Quem nunca ouviu versões de “Garota de Ipanema” em outros idiomas?

Funk

O funk carioca tornou-se um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos no exterior e devemos ressaltar que é um estilo completamente brasileiro. Hoje em dia está caminhando junto com o reggaeton como um dos estilos latinos mais consumidos no mundo todo.

O gênero nasceu a partir do movimento cultural da periferia que unia samples de hip-hop com letras fortes sobre o dia a dia dos bailes das comunidades. Independente de você gostar ou não desse estilo não se pode negar que é um dos gêneros musicais mais tocados no Brasil. Os destaques do gênero são Ludmilla, Anitta e Mc Kevinho. O funk passa por constantes mudanças constantemente.

Rap

As últimas décadas foram bastante profícuas para o rap brasileiro que passou a ocupar mais posições nas paradas de sucesso das rádios. As letras do rap feito em nosso país falam sobre a realidade de quem mora nas periferias. Nomes que se tornaram muito conhecidos no segmento são Emicida e Criolo. Algo interessante a respeito desse gênero reinterpretado para a realidade brasileira é o fato de se misturar com MPB, pop entre outros movimentos musicais.

MPB

A Música Popular Brasileira promove uma mistura muito boa entre diferentes estilos e influências. O nascimento do que entendemos como MPB se deu durante o período da ditatura militar com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre outros. Há dentro da MPB músicas de protesto e movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda que estimulam os ouvintes a viver o melhor da vida.

Atualmente, alguns nomes são incluídos dentro do escopo de MPB como Maria Gadú, Tiago Iorc, Anavitória entre outros. Nesse grupo podemos dizer que estão os artistas que parecem estar sempre prontos para se apresentar num festival para curtir com os amigos, sabe?

Miscelânea de Estilos

O Brasil é um país musicalmente único por conseguir ter expressões musicais tão distintas dentro do seu território. Os gêneros musicais daqui embora sejam em muitos pontos diferentes entre si convivem bem e até promovem um verdadeiro intercâmbio cultural trocando características. O mais importante é saber respeitar as escolhas musicais das outras pessoas, todos os gêneros podem coexistir e se manter como grandes sucessos ao mesmo tempo.

Gostou de conhecer mais sobre os principais gêneros da música brasileira? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *