Qual é a Diferença Entre a Voz Masculina e Feminina?

De maneira geral homens têm vozes mais graves enquanto mulheres tendem a ter vozes mais agudas. Você já se perguntou por que isso acontece? Se sim veio ao lugar certo, pois abaixo iremos explicar porque essa diferença existe além de apresentar uma série de fatos curiosos a respeito da voz. Vamos começar?

Qual a Diferença Entre a Voz Masculina e Feminina?

 Para entender com mais clareza essa questão é interessante fazer um paralelo com um violino. Quando há uma corda solta no instrumento e a mesma é tocada produz um som mais grave em comparação com uma corda pressionada ou com um comprimento menor que estivesse numa casa mais perto da alma (o centro do instrumento).

O motivo para que isso aconteça é a alteração da frequência de acordo com o comprimento da corda. Certamente você está se perguntando o que esse paralelo com o violino tem a ver com as vozes femininas e masculinas, a resposta para isso é: tudo! A voz masculina tende a ser mais grossa do que a voz feminina por questões biológicas.

As cordas vocais humanas também vibram para produzir sons assim como as cordas de um violino. As cordas vocais masculinas são mais grossas e estão mais ‘soltas’ de forma que produzem uma frequência menor que é mais grave. Por sua vez as mulheres possuem uma corda mais fina e tensa cuja frequência produzida é maior resultando numa voz mais aguda.

Conheça Fatos Curiosos Sobre a Voz Humana

Agora que você já conhece a diferença entre voz feminina e masculina vai gostar de conhecer alguns fatos curiosos sobre a voz humana. Confira a seguir!

Como a Voz se Forma?

Curiosamente o corpo humano não possui órgãos com função específica de emitir sons, sendo assim a voz é gerada através do uso de órgãos do sistema alimentar e sistema respiratório. Depois da fala esses órgãos voltam para as suas funções básicas. O corpo foi se ajustando para a fala ao longo do processo de evolução humana.

Quando você decide falar alguma coisa aciona a respiração e o ar então entra pelas cavidades oral e nasal. Na sequência as pregas vocais (músculos localizados no pescoço que possuem uma mucosa semelhante à saliva) se fecham para que possam abrir novamente com a expiração. O som é direcionado então para a garganta, a boca e o nariz. Lábios, língua e úvula (campainha) se movem conforto às palavras que se pretende dizer.

Homem Soltando a Voz

Homem Soltando a Voz

Por Que a Voz Muda na Adolescência?

É bem comum observar diferenças significativas na voz de meninos e meninas que estão passando pela adolescência. Esse processo de mudança ocorre nos meninos entre os 12 e 13 anos de idade, nas meninas a mudança costuma acontecer entre os 13 e 15 anos de idade. O motivo dessa mudança é um alargamento das pregas vocais que faz com que a voz se torne mais grave e adulta.

Diferenças Entre a Voz Feminina e a Masculina

Geralmente o processo de transformação da voz que ocorre na adolescência se dá pelo crescimento dos músculos vocais que é mais destacado neles do que nelas. Porém, o ajuste natural dos músculos pode não acontecer como o esperado e os homens ficarem com voz aguda enquanto as mulheres permanecem com a voz infantilizada. Esses casos podem ser resolvidos com sessões de fonoaudiologia.

Ouvimos Nossa Voz Diferente do Que Ela é?

Voz Feminina

Voz Feminina

A resposta para essa pergunta é sim, para entender porque é necessário saber que o som emitido pelo corpo é uma energia mecânica        que se propaga pelo ar, um meio elástico. Numa conversa entre duas pessoas o som que é emitido através da fala de uma delas é transmitido pelo ar chegando então aos ouvidos da outra.

Quem está falando irá perceber o som também pela vibração dos seus ossos, é como o crânio agisse como um alto falante. Além disso, a vibração das pregas vocais também estimula o ouvido. Dessa forma aquele que fala irá ouvir uma combinação entre o som emitido pela boca e que chega ao seu ouvido e o som que passa pelos ossos.

Cochichar Demanda Mais Esforço do Que Falar Normalmente?

Por mais curioso que pareça cochichar demanda um esforço maior do que falar normalmente, isso porque o corpo tensiona um número maior de músculos. Algo interessante de mencionar é que muitas pessoas acreditam que cochichar enquanto estão com problemas vocais irá ajudar na sua recuperação, mas na verdade terá o efeito contrário por exigir um esforço maior, pode inclusive gerar nódulos nas pregas vocais.

O ideal para quem está com problemas de voz é diminuir o tom de fala, contudo, sem fazer esforço para isso. Evite também gritar ou falar muito alto, pois isso também demanda esforço vocal gerando lesões.

A Comida Influencia na Voz

A voz tem ligação direta com a respiração então quando comemos muito ou ingerimos bebidas gaseificadas (que dilatam significativamente o estômago) tornamos os movimentos de inspiração e expiração mais difíceis. Logo a fala fica com um ar cansado e descoordenado.

A fala pode ser prejudicada pelo consumo de alimentos fritos, muito condimentados ou com muito açúcar. Esses alimentos acarretam em refluxo gastroesofágico (retorno do ácido do estômago para a laringe), com o passar do tempo podem contribuir para o surgimento de doenças.

Dentre os líquidos os que mais têm influência sobre a voz são chá preto, café e chimarrão. Se você é um profissional que usa a sua voz como um cantor ou ator, por exemplo, deve consumir essas bebidas somente depois do trabalho, antes elas podem causar uma ressaca das pregas vocais. Beba bastante água para manter a sua voz saudável. Frutas como maçã, pera e pêssego contribuem para o processo de salivação.

A Voz Envelhece?

Idoso Cantando

Idoso Cantando

Os órgãos que atuam na produção da voz passam por desgaste assim como outros órgãos. A mudança da voz causada pelo envelhecimento pode começar a ser observada a partir dos 45 anos de idade, mas especialmente depois dos 65 anos. As pregas vocais vão perdendo fibras musculares e se tornam mais flácidas. Esse processo de envelhecimento da voz recebe o nome de presbifonia e não pode ser parado.

No entanto, é possível retardar essas mudanças decorrentes do envelhecimento da voz com a prática de exercícios regulares. Os exercícios ajudam a reduzir problemas como fraqueza, falta de potência da voz e falhas. O ideal é se consultar com um fonoaudiólogo e ter muita cautela com os exercícios disponíveis na internet para não acabar causando o efeito contrário, ou seja, ao invés de melhorar a voz deixa-la mais fraca.

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre vozes femininas e masculinas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *