Qual a Principal Influência da Música no Brasil?

O Brasil como um país de extensão continental apresenta alguns diferentes estilos musicais arraigados na cultura popular. No Norte do país há mais dramaticidade na música enquanto no Nordeste observa-se uma maior dolência proveniente de influência africana, no Centro do país há uma miscelânea de gêneros e no Sul o destaque fica para a sensualidade e mistério de estilos como o tango.

A música brasileira se formou a partir de diversas influências vindas do mundo todo, ao longo desse texto vamos apresentar alguns dos estilos e sons que impactaram em nossa forma de produção musical.

Primeiras Influências

As primeiras influências musicais para a formação da música brasileira remontam aos primórdios do descobrimento. Estilos musicais indígenas, africanos e europeus foram a base para o debute musical de nosso país. Os traços afro-indígenas foram os mais marcantes desse período com destaque para acompanhamentos bem singulares e um toque de melancolia.

Inclusive é importante mencionar que grande parte desses estilos permanecem vivos como o cateretê ou cativa, maracatus, congados, lundus, batuques, emboladas entre outros. No tocante a influência europeia em nossa música cabe destaque para a música portuguesa e a espanhola. Portugal contribuiu com os pastoris, modinhas, bumba-meu-boi e cheganças. Os espanhóis influenciaram nossa música com o tango, fandango, bolero entre outros ritmos.

Blues: Uma das Raízes Musicais do Brasil

O blues é uma das raízes mais fortes da música brasileira tendo chegado por aqui através de cantos e danças de africanos descendentes da arte conhecida como GRIOT (trovadores e contadores de histórias). O conceito de blues tornou-se conhecido somente quando a Guerra Civil dos Estados Unidos chegou ao fim tendo se desenvolvido fortemente nesse país por influência dos escravos africanos.

O melancólico som choroso do blues foi somado à sanfona nordestina com acompanhamento de triângulos, pandeiros e zabumba originando o forró. Uma curiosidade é que o nome forró seria proveniente da expressão inglesa “For All” que significa para todos. Os construtores de ferrovias realizavam bailes em que todo mundo podia se divertir ouvindo e dançando a música animada, daí a expressão para todos.

Maxixe

O maxixe é reconhecido como a primeira dança urbana brasileira, fez grande sucesso na Europa no século 20. O ritmo é resultado da combinação de inúmeros elementos como a polca, a habanera e o lundu. O nome maxixe foi usado para substituir ‘tango’ que era considerado imoral por ser dançado por profissionais em cabarés.

Esse ritmo popular se difundiu por meio de obras tocadas ao piano e cantadas na segunda metade do século 19. O domínio do maxixe durou até meados da década de 1930 quando cedeu lugar ao samba que adotou algumas de suas características estilísticas.

Samba

Samba

Samba

O estilo musical mais popular do Brasil teve sua origem a partir de ritmos africanos. É interessante mencionar que há diferenças de características do estilo de um estado para outro. No Rio de Janeiro, por exemplo, o destaque fica por conta das escolas de samba que chamam a atenção do mundo durante o Carnaval.

Subdivisões do Samba

O samba possui algumas subdivisões de acordo com seus diferentes ritmos e coreografias, a seguir vamos destacar os principais.

– Ritmo Coco

Ritmo bastante popular nas regiões Norte e Nordeste do Brasil se caracteriza por uma dança realizada em roda. Os dançarinos giram e batem palmas ao som do acompanhamento da percussão e de pífaros. Possui influência africana no ritmo e indígena na dança.

– Ritmo Baião

Ritmo bastante popular na região Nordeste que ganhou repercussão nacional e internacional a partir de 1946 por ter ligação com o período do cangaço e ciclo do couro. Pode ser dançado em pares ou em roda.

– Jongo (Tambu)

Um ritmo de grande destaque nas rodas de samba dos estados da região Sudeste. Caracteriza-se por ser uma dança violenta com passos decididos e giros. Essas danças também são famosas em cerimônias religiosas de origem africana como xangôs, candomblés entre outros.

Influência Espanhola e Portuguesa

A influência espanhola na música brasileira pode ser reconhecida em características como sapateado, palmeados e requebros. Podemos citar como exemplo a chula que se originou do lundu combinando as umbigadas africanas e o estado de dedos dos países ibéricos.

Em Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo podemos citar o cateretê com seu sapateado cheio de ritmo. Na Ilha de Marajó, o carimbó, é outro ritmo originado do lundu. O ritmo bumba-meu-boi tem seu charme relacionado ao seu enredo, uma história é contada com foco em alguns personagens: o boi, Calu, cavalo-marinho, Bastião, capitão, Mateus, Arlequim entre outros.

A parte lusitana da influência fica por conta dos reisados que podem ser chamados também de folias de reis, ternos ou ranchos. Trata-se de uma apresentação cantada e dançada festejando o Natal e o Dia de Reis.

Maracatu

Ritmo originado das congadas que se por sua vez fazem referência aos antigos reis do Congo. Geralmente o grupo possui nome de nação com seu rei e rainha além de príncipes, embaixadores, damas entre outros com belos trajes.

Frevo

A região Nordeste do país possui uma grande diversidade de ritmos musicais e danças populares com coreografias bem características. Um dos estilos predominantes é o frevo. Uma curiosidade é que a dança do frevo é considerada como uma das mais difíceis do mundo.

Samba Canção

Ritmo influenciado pelo rock norte-americano deu origem ao movimento brasileiro Jovem Guarda (década de 1960). A partir da década de 1950 a estrutura musical do samba passou por algumas transformações recebendo além de influências dos Estados Unidos um pouco do estilo melódico europeu.

Tropicália

O pop somado ao experimentalismo estético musical deu origem a tropicália no fim dos anos 1960. Esse ritmo faz uma mistura da bossa nova, bolero, rock, rumba, samba e até baião. Teve grande relevância por quebrar as barreiras entre a alta cultura e a cultura de massas.

Ska e Calipso

Na década de 1970 nasceram estilos musicais com grande influência folclórica jamaicana: ska e calipso. Em São Luís, capital do Maranhão, houve um forte movimento de organização de festas tendo como estilo musical predominante o reggae.

Influência Caribenha

A década de 1970 foi um momento de forte influência caribenha em particular o estilo cubano tão profícuo em bailes da sociedade. Gêneros musicais como bomba, mambo, rumba e merengue contribui para a criação de ritmos como techno e rap.

Flamenco

Flamenco

Flamenco

A década de 1980 foi marcada pela influência de um estilo sofrido, porém, empolgante, o flamenco. Ritmo com raiz mourisca que possui influência árabe e judia. Difundiu-se pelo Brasil em especial através de academias de dança.

Influência de Ritmos Árabes

A abertura política dos países árabes na década de 1990 permitiu que os estilos musicais desses países chegassem a outras nações como a nossa. Por aqui o mistério e a sensualidade contida das danças garantiram seu grande sucesso.

Gostou de saber um pouco mais sobre as influências musicais no Brasil? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *