Qual É A Frequência Das Notas Do, Re, Mi, Fá, Sol, La E Si?

As notas musicais são um importante instrumento da vida musical e que são imprescindíveis quando falamos na execução de determinada canção, por exemplo. Além disso, o estudo da música é considerado muito importante e a cada ano que se passa, apresenta diversas novas variações que podem ser consideradas essenciais para a mesma.

As ondas sonoras emitidas durante a execução de atividades levou ao longo do tempo, a possibilidades de fazer com que hoje em dia, existam diversos tipos de instrumentos.

Com isso, diversas novas variações se tornaram necessárias, para que pudessem ser estudados diversos instrumentos, mas que ainda sim apresentassem certa comunicação entre si, sendo criada assim a escala musical.

A Escala Musical E As Frequências Das Notas

A escala musical é um tipo de sequência em que se apresentam formas de executar sons em determinados instrumentos, de forma padronizada, para que qualquer pessoa possa então executá-los sem maiores problemas. Esses sons, são baseados na frequência executada em cada nota, que podem ser dispostos entre ascendente e descendente. E para que a frequência possa ser entendida, existe um complexo estudo por trás que avalia de forma muito direta a relação matemática disposta em cada nota.

Dentro de determinada escala musical, se é possível observar um intervalo em cada som, que irá fazer com que as intensidade das notas possam então ser sentidas ainda mais. Para os gregos, as variações de notas eram consideradas menores do que as conhecidas hoje em dia, já que apresentava apenas cinco notas, mas esse foi um processo inicial no mundo da música.

Logo após, o povo chinês também utilizou do embasamento musical dos gregos por um tempo. Por conta dessa descoberta inicial da escala musical e da frequência das notas, se é possível observar que existem grandes músicas da cultura chinesa por exemplo que podem ser executadas utilizando apenas as notas pretas presente em um piano, que totalizam cinco, dentro daqueles que apresentam as notas essenciais. Além de utilizar as cinco notas, o povo chinês também adaptou para sua cultura uma variação que permite a execução de músicas com doze diferentes notas.

No mundo da música ocidental a escala musical desenvolvida pelos chineses com a utilização de cerca de doze notas é também observada, na cultura área essa variação chega a 16 notas e na cultura indiana, a mesma pode chegar a cerca de 22 notas.

Escala Musical

Escala Musical

Hoje em dia, as frequência musicais utilizada atinge cerca de 440Hz e utilizando delas, outras notas são obtidas, utilizando métodos de multiplicação sonora de uma nota utilizada anteriormente.

A Frequência Musical Das Notas Dó, Ré, Mi, Fá Sol, Lá E Si

Cada nota musical apresenta uma frequência sonora que irá a classificar dentro das demais e vamos agora entende um pouco mais sore as frequências executadas em cada uma das notas básicas.

Antes de conhecer de forma exata a frequência de cada nota, é importante saber e conhecer cada uma delas. Hoje, existem sete notas básicas, que apresentam diferentes arranjos em cada instrumento, chamadas de dó, ré, mi, fá, sol, lá e si.

-A frequência sonora da nota dó é de 264Hz

-A frequência sonora da nota ré é de 297Hz

-A frequência sonora da nota mi é de 330Hz

-A frequência sonora da nota fá é de 352Hz

-A frequência sonora da nota sol é de 396Hz

-A frequência sonora da nota lá é de 440Hz

-A frequência sonora da nota si é de 495Hz

É importante saber que a frequência sonora emitida por cada uma das notas irá apresentar um valor diferente entre sim, por conta de divisões nas sequencias presentes na avaliação de uma oitava. Ao avaliar o conceito de uma oitava, é importante entender o que essas palavras irão significar, principalmente pelo fato de que as mesmas são responsáveis por avaliar e classificar uma nota a partir de um tempo de execução e intervalo da mesma.

Essa avaliação irá avaliar a estrutura da melodia das notas e também a relação da harmonia que existe entre elas, para assim classificar sua frequência.

A Importância Da Frequência Musical

A frequência musical é um conceito musical muito importante e que apresenta um fator para que a escala seja assim estruturada, pois oferece a passibilidade de indicar a sequencia emitidas pelos sons, pode classificar esses mesmos sons de forma ascendente ou descendente, além de também analisar a estrutura matemática das notas.

Todo esse conceito demonstra o quão importante é o desenvolvimento do conhecimento na área da música e como a mesma influência na vivência e no cotidiano de grande parte das pessoas que apreciam essa incrível arte. Além disso, é importante saber que o estudo da música e suas variações pode também oferecer oportunidades de fazer com que o individuo se aprimore cada vez em determinado instrumento musical ou também de forma geral na música.

Importância Da Frequência Musical

Importância Da Frequência Musical

O Estudo Das Escalas E Frequência Das Notas Musicais

O estudo das escalas músicas e as frequências presentes em cada nota é também parte desse estudo, e pode fazer com que novas descobertas sejam realizadas nessa área. Ao estudar o conceito de uma escala musical, o músico poderá desenvolver novas habilidades, e assim, entender de uma forma mais fácil todo o contexto da execução de uma nota, por exemplo. Existem escolas que são especializadas em fazer com que determinada pessoa acabe de certa forma aprendendo um pouco mais sobre a música, mas esses conhecimento também são considerados de grande valores para pessoas que acabam tocando a música de uma forma mais informal, e também contribuindo para o processo de descobrimento das escalas.

A frequência musical é também um importante conceito, e faz com que seja possível analisar as diferenças ondas sonoras emitidas por cada som, e que podem também levar a um processo de desenvolvimento na área da música. Geralmente, esse tipo de conhecimento acaba sendo aprofundado de uma forma mais exata na área da graduação musical, onde o estudante poderá adquirir conhecimentos que farão com que seu entendimento sobre a música seja cada vez mais profundo, amplificando suas possibilidades dentro desse contexto.

Por isso, é sempre importante estar buscando novas informações sobre cada uma dessas vertentes, para que o músico se desenvolva cada vez mais em sua carreira de uma forma geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *