Canário e Passarinho

O Brasil está cheio de cantores de todos os estilos musicais, mas, existe um que é um sucesso, tanto no passado como no presente, que é o estilo sertanejo. Muitas duplas sertanejas do passado, não são muito conhecidas, na verdade algumas fizeram muito sucesso no passado, mas, hoje ninguém sabe quem são, esse é o caso da dupla sertaneja Canário e Passarinho.

A Trajetória da Dupla

Essa dupla sertaneja é formada por dois irmãos que nasceram em São Paulo, seus nomes são: Canário que se chama realmente Antônio Bérgamo, e Passarinho, tem como nome de batismo, Pedro Bérgamo, ambos nasceram na década de 30, e foram criados em Franca, que é localizada também em São Paulo.

Dupla

Antes dos irmãos nascerem aconteceu uma coisa muito curiosa com seus pais, que foi o seguinte: ambos eram de famílias italianas, e cada um tinha quatro irmãos e irmãs, e ocorreu que, não só os dois se casaram como também, os quatro irmãos de um e as quatro irmãs da outra se casaram entre si, fazendo com que duas famílias italianas se unissem por causa de cinco casamentos.

Os dois irmãos brasileiros descendentes de italianos, começaram sua carreira cantando em festas escolares, no início com os nomes de Canário e Canarinho. Mas os dois irmãos também ajudavam, ainda crianças, o seu pai na lavoura. Quando chegou o ano de 1959, os dois irmãos participaram das fases eliminatórias da segunda edição de um torneio de música chamado “Roda de Violeiros”, realizado na rádio Clube de Orlândia-SP; o sucesso da dupla sertaneja foi tanto que eles decidiram ir morar na capital paulista.

Carreira

Quando chegaram lá, começaram a trabalhar como faxineiros em um hotel, após um tempo, foram se apresentar na Rádio Nacional, em um programa que se chamava Alvorada.

Em 1961, lançaram seu primeiro disco com o nome de Canário e Canarinho, esse disco tinha duas músicas que fizeram muito sucesso, eram elas: “Adeus”, e “Romaria Trágica”. Depois de um tempo Canarinho teve que mudar seu nome artístico, para Passarinho, por que, na época existia uma dupla chamada Curió e Canarinho.

A dupla sertaneja formada pelos irmãos, já como Canário e Passarinho gravaram mais três discos, o primeiro LP, veio no ano de 63, na gravadora Continental, que hoje se chama Warner Music.

Durante dois anos consecutivos, 1966 e 1967, Canário e Passarinho ganharam o prêmio de Melhor Dupla do Ano, com isso foram consolidando sua carreira e ficaram entre os mais importantes nomes da Música Sertaneja, ou Caipira Raiz.

Sucesso

Em toda a carreira desta dupla, eles gravaram vinte e nove discos, alguns compactos, e fizeram várias participações nos discos de muitos cantores brasileiros; também lançaram dois CDs.
Canário e Passarinho ainda se apresentam, mas, somente em ocasiões especiais, sempre cantando músicas no estilo sertanejo raiz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • a musica verdadeira, sertaneja e raiz e está dos vlhos cantores que realmente iterpletava a musica, com sentimento e paixão ao povo Brasileiro, e estrangeiro, buscava sentimento em suas coposições, fasia as velhas chorarem e as moças se delilarem, mais o tempo vai se passando elas estão ficando banais, até chamando de musica universitaria. Mas um dia tudo volta a ser original, o que e bom permanece para sempre.

    Adair Moulaz, 57 anos de idade 6 de maio de 2012 2:25 Responder
  • galera muito boa a pagina de vcs mais eu queria mesmo era os cds da dupla… vcs nao sabem onde eu consigo os cds nao?
    fico grato.

    marcelo machado silva junior 7 de maio de 2012 16:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *