Música Sertaneja Raiz

Um dos gêneros musicais mais importantes e populares do Brasil é a Música Sertaneja Raiz. Ela começou a ser produzida a partir da década de 20, por compositores do campo e da cidade.

Genero

Nesse gênero musical predomina o som da viola. Antigamente a música sertaneja era cantada por duplas, que é um fato que existe até hoje, pois, a grande maioria dos sertanejos são formados por duplas.

Duplas Sertanejas Antigas

Entre as duplas sertanejas que antigamente cantavam sertanejo raiz estão:
Milionário e José Rico- Dupla formada por Romeu(Milionário), nascido em Minas Gerais em 1940, está hoje com 71 anos, e José( José Rico), nascido em Pernambuco em 1946, hoje ele está com 64 anos. A Dupla foi criada em 1973 e lançou 29 discos, e dois DVDs.

Pedro Bento e Zé da Estrada- Como na grande maioria das duplas sertanejas esses não são seus nomes verdadeiros, na verdade se chamam Joel ( Pedro Bento), nasceu no ano de 1934, e Waldomiro ( Zé da Estrada), nasceu em 1929, ambos são de São Paulo, e cantam até hoje.

Antigas

Pena Branca e Xavantinho- Essa dupla é uma das primeiras a ser formada por irmãos. José Ramiro ( Pena Branca), nasceu em São Paulo, no ano de 1939. e Ranulfo Ramiro( Xavantinho), que nasceu em Minas Gerais, no ano de 1942. Eles começaram sua carreira em 1980, em um festival da globo.

A dupla encerrou sua trajetória no mês de outubro de 1999, ano que morreu Xavantinho. Mesmo com a morte do irmão Pena Branca continuou sua carreira solo, mais foi interrompida com sua morte em 2010 aos 70 anos de idade.

Duplas Sertanejas Atuais

Zezé Di Camargo e Luciano-Formada pelos irmãos Mirosmar (Zezé Di Camargo), e Welson (Luciano), ambos nascidos em Goiás. Começaram sua carreira em 1991, e hoje é uma das duplas sertanejas mais importantes do Brasil, pois, suas músicas são lindas e profundas.

Chitãozinho e Xororó- José (Chitãozinho), e Durval (Xororó), são dois irmãos naturais do Paraná, começaram sua carreira no ano de 1970, lançaram mais de trinta discos, e continuam sendo uma das duplas sertanejas mais famosas do Brasil.

Victor e Leo- é uma das duplas que tem menos tempo de carreira. Formada pelos irmãos mineiros Victor (Vitor), nascido em 1975, e Leo (Leonardo), nascido em 1976. Seu primeiro CD foi lançado em 2002. Agora Victor e Leo se tornaram uma das duplas que mais fazem shows no Brasil.

Atuais

É indiscutível o fato de que, a música sertaneja raiz continua fazendo muito sucesso, claro que ocorreu algumas mudanças necessárias, devido ao passar do tempo, mas, uma coisa que nunca vai mudar são as letras românticas que falam do campo, e de amores perdidos e encontrados. Com certeza a música sertaneja é a preferida de muitos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>