Escala de Lá Menor Violão

Escala de Lá Menor Violão

A formação da escala de Lá Menor é composta pelas seguintes notas: A (Lá) – B (Si) – C (Dó) – D (Ré) – E (Mí) – F (Fá) – G (Sol). Essa escala pode ser usada em composições que tenham a tonalidade Dó Maior, por ser uma escala relativa maior.

– Escalas de Lá Menor Violão e Mais algumas escalas fundamentais para Violão e Guitarra

O conhecimento das escalas é essencial para quem deseja se tornar um músico solista. De uma forma mais resumida, a escala musical compreende o conjunto de notas capazes de se relacionar em uma determinada tonalidade.

Escala de Lá (A) Maior e Lá Menor

Escala de Lá (A) Maior e Lá Menor

Abaixo, listamos algumas das escalas mais importantes para violão e guitarra, para ajudar quem está começando os estudos na área. Usando essas escalas, você terá condições de improvisar em várias escalas e também em modos com sonoridades variadas. Confira abaixo:

1 – Escala Maior e Menor

2 – Pentatônica Menor e Maior

3 – Modos gregos (Frígio, Eólio, Dório, Lídio, Jônio, Mixolídio e Lócrio)

4 – Pentatônica Blues

Dentre outras…

Escalas Maiores

Normalmente, os músicos que estão iniciando os estudos se empenham muito para estudar as escalas mais usadas, em especial aquelas que mais se usa nas músicas que gosta de tocar.

As escalas maiores de violão são, obviamente, aquelas que apresentam uma tonalidade maior. Há vários tipos de escalas de violão. E elas são executáveis no decorrer de todo o braço do instrumento.

As escalas de violão apresentam um padrão, que é uma espécie de “desenho” no braço do instrumento. E esse desenho tende a se repetir por todo o braço, para várias escalas, como acontece com os acordes com pestana. Usa-se o mesmo desenho, só é preciso trazer mais para a parte da frente, ou mais para trás, para formar um novo acorde. Porém, a posição dos dedos não sofre nenhuma alteração. Permanece a mesma. Da mesma forma que acontece com as escalas.

Dicas Ao Estudar as Escalas

Confira abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar no momento de estudar as escalas para violão e demais instrumentos. Acompanhe abaixo:

  • Não tente aprender mais de uma escala de cada vez. Estude de uma a uma. Somente depois de aprender, de fato, você começa a estudar outra. Também não é recomendado decorar as escalas. Isso só te fará misturá-las e fazer confusão. E, no fim, você não aprenderá nenhuma.
  • Geralmente, quando estudamos algo que gostamos, sentimos mais prazer. Por isso, aproveite para se divertir enquanto estudas as escalas. Esse momento não deve ser de pressão, mas de muita diversão. Isso te ajudará a aprender melhor.
  • Quem está aprendendo a tocar violão, deve ter em mente que estudar e praticar as escalas é essencial. Ainda que esteja estudando violão popular, ou acordes para acompanhamento, é preciso aprender as escalas simples. Até porque, as escalas de violão estão diretamente relacionadas com formação de acordes.

• As escalas de violão não são melodias, e sim notas agregadas que fazem parte de uma mesma tonalidade. Dessa forma, uma escala não deve ser usada como o solo ou uma melodia em uma composição. Ela deve ser usada na composição do solo ou da melodia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *