Escala de Dó Maior Guitarra

A escala de Dó maior tem como principal característica não conter ‘acidentes’, isto é, bemóis ou sustenidos. Formada pelas seguintes notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e dó essa é uma escala cuja tonalidade relativa é Lá menor e sua tonalidade paralela é Dó menor. No sistema europeu pode ser representada pela abreviatura Dó M.

Algo bastante interessante em relação a essa escala é o fato dela ser uma das utilizadas quando o assunto é aprender a tocar violão ou guitarra. Os músicos que estão se familiarizando com as escalas devem atentar para o fato de que dependendo do instrumento elas podem ganhar novas formas como é o caso da escala de Dó maior em violão e guitarra.

Estudando a Escala de Dó Maior na Guitarra

Essa é uma das escalas mais interessantes para se estudar na guitarra ou no violão, pois como já mencionamos pode ter diferentes formas para esses instrumentos. Músicos que desejam ser multi-instrumentistas devem aprender como colocar as escalas em prática em diferentes instrumentos, nesse caso fica a dica de estudar essa escala no teclado também.

Conhecendo o Campo Harmônico da Escala de Dó Maior

Recebe o nome de campo harmônico o conjunto de acordes criados a partir de uma escala. A escala de Dó maior é formada por sete notes sendo que cada uma delas dará origem a um acorde de maneira que no final teremos sete acordes formando esse campo harmônico. Basicamente cada nota da escala dá origem a um acordo utilizando o primeiro, o terceiro e o quinto graus (para determinar essas posições é utilizada a escala de base contando a partir da nota dona do acorde).

Campo Harmônico da Escala de Dó Maior

Campo Harmônico da Escala de Dó Maior

Observando que a escala de Dó maior é composta pelas notas: C, D, E, F, G, A, B começaremos pela nota C. Nesse exemplo de criação de acorde temos o C como primeiro grau, contando a partir de C chegamos ao terceiro grau que é E e por fim o quinto grau contando a partir de C é G.

Acordes do Campo Harmônico de Dó Maior

Seguindo o exemplo apresentado acima temos que o primeiro acorde do campo harmônico de Dó maior é C, E, G (trata-se do acorde de Dó maior já que E é a terça maior de Dó). O passo seguinte é criar o acorde da nota seguinte da escala que é D. Nesse caso o primeiro grau é D, o terceiro grau passa a ser A (contando a partir de D) e o quinto grau por sua vez é A. O segundo acorde desse campo harmônico é D, F e A (acorde de Ré menor uma vez que F é a terça menor de D).

Até esse momento os acordes do campo harmônico dessa escala foram criados com base na formação de tríades usando as notas da própria escala. Com as tríades montadas é necessário observar se a terça de cada acorde ficou maior ou menor. Também é possível conferir a quinta de cada acorde, no entanto, perceberá que sempre será a quinta justa tendo como única exceção o último acorde com a quinta bemol.

Por Que é Importante Definir o Campo Harmônico?

A resposta para isso é bastante simples, o campo harmônico ajuda a saber em que tom uma música está. Certamente você já ouviu alguém perguntando “Qual o tom em que essa música está?”. A tonalidade de uma canção é determinada pelos acordes que estão presentes na mesma. O conhecimento de campos harmônicos torna mais simples criar arranjos para músicas.

Gostou de saber mais sobre a escala de Dó maior?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *