O Que o Compositor Faz? Qual a Sua Especialidade?

Compositores são profissionais que escrevem músicas, seja para sua própria interpretação ou para o repertório de terceiros. Sob o ponto de vista técnico um compositor é alguém que usa um sistema de notação musical para tornar possível a execução de suas criações por outros músicos.

É importante mencionar que em culturas ou gêneros musicais em que não são utilizadas notações o termo compositor é usado para se referir a criadores originais de canções. Nesses casos as músicas são ensinadas a outras intérpretes que passam a executá-la como uma repetição para posterior memorização.

Normalmente cabe ao compositor a detenção dos direitos autorais das canções criadas por ele e há uma legislação específica para tratar dessas questões. Hoje em dia há a figura das editoras especializadas em música que ajudam a controlar as gravações e execuções públicas das canções dos compositores para que eles recebam os devidos pagamentos sempre que for o caso. Continue lendo para entender um pouco mais sobre o trabalho do compositor.

O Compositor na Música Erudita

O trabalho do compositor na música erudita não se resume a criação da partitura original, em grande parte dos casos esse profissional também é responsável por fazer os arranjos para a instrumentação ou para as vozes que serão inseridas. Os compositores de música erudita devem ser formados em teoria musical, contraponto e harmonia para ter conhecimentos suficientes para atender a todas as demandas da área.

Um Pouco da História do Compositor na Música Erudita

No período inicial de desenvolvimento da música erudita na Europa o trabalho do compositor não era muito reconhecido e valorizado. Os intérpretes podiam alterar as composições da forma que desejassem, improvisando ou até acrescentado partes de outras composições ao seu trabalho. Conforme a música foi adquirindo maior complexidade à figura do compositor passou a ser mais respeitada e esse profissional teve maior controle sobre as suas criações.

As instruções por escrito do compositor não deviam mais ser alteradas pelos intérpretes. Atualmente, se dá mais valor à expressão do interpreto do que a sua improvisação. Uma curiosidade é que boa parte dos compositores a partir do período clássico passou a deixar espaços indicados nas partituras para que os intérpretes possam demonstrar o seu virtuosismo. O restante da composição deve ser executada tal qual é apresentada nas instruções.

Tocando Violão

Tocando Violão

O Compositor na Música Popular

O compositor dedicado à música popular pode compor tanto a melodia como escrever a letra das canções. Nesse caso não há regras tão rígidas como acontece na música erudita, inclusive há maior abertura para a improvisação dos intérpretes. É possível até que a música passe por adaptações para a instrumentação do grupo musical que irá executá-la, essa função é quase sempre do arranjador, um músico profissional com especialização nesse trabalho.

Em alguns gêneros musicais como o jazz essa etapa não é necessária uma vez que o arranjo é criado durante a apresentação por meio de improviso livre a respeito de temas que façam parte do repertório do compositor.

Outras Áreas de Trabalho Para Compositores

Compositores profissionais podem atuar na criação de trilhas sonoras para cinema, televisão, animações, jogos entre outros. Há também compositores que atuam no segmento de criação de jingles para publicidade, canções curtas que falam sobre marcas, produtos ou serviços.

É interessante mencionar que o mercado de trabalho de compositores de trilhas sonoras é bastante carente de profissionais especializados no Brasil. Há uma demanda não suprida pela quantidade de profissionais atuantes nessa área, pode ser uma boa aposta para quem está começando na carreira nesse momento. Trata-se de um mercado em plena ascensão que pode se tornar bastante lucrativo.

Em países que possuem mais tradição em criações cinematográficas como Estados Unidos há um setor de compositores de trilhas sonoras bem consolidado com profissionais que faturam muito bem. É interessante ficar atento ainda ao mercado de compositor de trilhas sonoras para jogos de videogame, outro mercado que vem despontando no Brasil com o crescimento da indústria nacional de produção desse tipo de entretenimento.

Carteira do Compositor

De acordo com a Lei n° 9.610 de 1998 – conhecida como a Lei dos Direitos Autorais e do Profissional de Composição – o compositor passa a ter direito a ter a chamada carteira do compositor. Esse dispositivo tem como objetivo facilitar o trabalho do compositor assim como aumentar a sua rede de contatos com empresários e outros músicos.

Basicamente o compositor tem acesso livre a shows, áreas VIPs, camarins entre outros. No entanto, isso depende do porte do evento e da instituição responsável pela organização. Espera-se chegar a um melhor nível de comunicação entre os intérpretes que recebem grande parte da atenção da mídia e os compositores que têm muita relevância no meio, mas que passam despercebidos geralmente.

Curso Superior de Música

Para quem está pensando em se tornar um compositor profissional é importante ter a formação no curso superior de música. Esse curso de graduação integra a área conhecida como Letras e Artes e tem como foco o estudo da música. É importante que o estudante de música tenha paixão por esse segmento e realmente deseje seguir por esse caminho que nem sempre será fácil.

Grande parte das universidades oferece esse curso na modalidade de Licenciatura que permite que os profissionais formados lecionem além de poder realizar outras atividades no campo musical. Há instituições de ensino que oferecem cursos de música voltados para outras especialidades como o curso de bacharel disponível em geral em grandes conservatórios.

Estudando Música

Estudando Música

Normalmente esse curso tem duração de oito semestres e permite que o estudante tenha contato com mestres, doutores e músicos profissionais que atuam na área. A troca de experiências durante a graduação é essencial para que o estudante possa formar uma ideia mais sólida do que deseja fazer ao chegar ao mercado de trabalho uma vez que se trata de uma área bastante ampla em termos de trabalho e projetos.

Durante a graduação o estudante de música poderá ter contato com inúmeros instrumentos e equipamentos para que tenha mais assertividade para fazer a sua escolha de caminho profissional. A universidade é uma parte fundamental do processo de formação de um músico que terá todas as ferramentas de que precisa para ser bem-sucedido.

Gostou de saber mais sobre o trabalho de compositor? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *