Qual Foi a Primeira Música no Brasil?

A primeira música gravada no Brasil foi o lundu “Isto é Bom” do compositor Xisto de Paula Bahia. A gravação histórica aconteceu no ano de 1902, Bahia que também era cantor fez bastante sucesso durante o período do Segundo Reinado com a música feita a partir do poema “Ainda e Sempre”. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a história de Xisto e do ritmo do lundu.

Xisto de Paula Bahia

Nascido no dia06 de agosto de 1841 em Salvador, o cantor e compositor Xisto de Paula Bahia, deu início à carreira artística como corista em Salvador. Algo interessante é que ele nunca estudou formalmente música, ou seja, suas composições eram feitas de forma intuitiva e autodidata.

O escritor Arthur de Azevedo certa vez disse que Xisto era o maior ator nacional por suas atuações nas comédias que escrevia e encenava. No ano de 1880 foi aplaudido pelo Imperador Dom Pedro II por sua atuação espetacular em “Os perigos do coronel”. Casou-se com a atriz portuguesa Maria Vitorina de Lacerda Bahia com quem teve quatro filhos.

Um artista múltiplo, Xisto, encontrou sucesso em todas as atividades as quais se dedicou, faleceu no dia 30 de outubro de 1894 em Caxambu, Minas Gerais. Em 2006 a Orquestra de Câmara Paulista regravou duas composições de Xisto as músicas “A Mulata” e “A Preta Mina”, esse é um dos poucos registros gravados da obra do compositor.

Manuel Pedro dos Santos (Bahiano)

Embora Xisto fosse cantor além de compositor não foi ele quem deu a voz para a primeira música gravada no país. Manuel Pedro dos Santos, conhecido popularmente como Bahiano, foi quem interpretou a composição de Xisto na gravação. Inclusive Bahiano detém o título de primeiro artista a ter gravado um álbum completo no Brasil.

A especialidade do cantor eram modinhas e lundus, ele costumava cantar com o acompanhamento do violão. Vale mencionar que o cantor também entrou para a história da música nacional ao gravar a canção “Pelo Telefone” que é considerado o primeiro samba gravado em nosso país. Ficou curioso para ouvir a primeira música gravada no Brasil? Então dê o play!

Conhecendo Melhor o Lundu

O lundu foi o primeiro ritmo afro-brasileiro a se desenvolver, sua base são batuques acompanhados por bandolins. As músicas de lundu são reconhecidas por sua malemolência e pela forma como envolvem quem as ouve. Esse foi o primeiro gênero a promover uma combinação entre elementos da música branca e da música negra. O autor de “Isto é Bom”, Xisto Bahia, foi um dos grandes destaques do ritmo.

Acredita-se que o lundu foi introduzido no Brasil por escravos trazidos de Angola. A dança africana foi se tornando cada vez mais popular por aqui e acabou se transformando num dos principais ritmos nacionais. Em Portugal o lundu foi refinado passando a contar com o uso de instrumentos de corda. As primeiras menções ao gênero foram feitas em documentos históricos que datam de 1780. Alguns estudiosos de música afirmam que o samba se originou do lundu combinado com o maxixe.

Casa Edison

A responsável pela gravação de “Isto é Bom” foi a Casa Edison que entrou para a história como a primeira casa gravadora do Brasil e também da América do Sul. Em 1900, Frederico Figner abriu a empresa no Rio de Janeiro. No começo as atividades da gravadora se restringiam a importar e revender cilindros fonográficos (que eram usados nos fonógrafos de Thomas Edison) e discos (esses eram usados nos gramofones de Emil Berliner).

As coisas começaram a mudar em 1902 com a gravação da canção de lundu “Isto é Bom”, composição de Xisto Bahia interpretada por Bahiano. Na década seguinte, em 1917, a Casa Edison foi a responsável pela gravação do primeiro samba do Brasil, a canção “Pelo Telefone”. Essa música foi composta por Donga e Mauro de Almeida, o intérprete mais uma vez foi Bahiano.

A Casa Edison desde de sua abertura era a representante oficial da Odeon Records de forma que administrava os seus diversos selos. Em 1912 a companhia alemã abriu uma fábrica no Rio de Janeiro que também ficou sob os cuidados da representante brasileira. No ano de 1926 a gravadora brasileira perdeu a representação da Odeon passando em 1927 a gravar usando o selo Parlophone.

O fim da história da Casa Edison na indústria fonográfica se deu em 1932 quando a companhia passou a se dedicar ao segmento de máquinas de escrever, mimeógrafos e geladeiras até 1960 quando fechou definitivamente. Essa gravadora faz parte da história da música no Brasil afinal foi o local onde ocorreu a primeira gravação de uma música no Brasil.

Selo Zonophone

A música “Isto é Bom” foi gravada pela Casa Edison usando o selo Zonophone, inicialmente a marca era grafada como Zon-O-Phone. A Zonophone foi uma das primeiras fabricantes de toca-discos e gravadoras dos Estados Unidos. A fundação dessa companhia se deu devido à disputa entre a Columbia Records (que detinha a patente da “agulha flutuante”) e a Berliner Gramophone (empresa de Emil Berliner, o inventor do gramofone).

Berliner tinha três empresas diferentes: a Berliner Gramophone (fabricante de discos e toca-discos), a Seaman National Gramophone (responsável pelos anúncios de vendas) e a United States Gramophone (com foco nas patentes). A Columbia conseguiu suspender judicialmente o trabalho da Berliner Gramophone por deter a patente da agulha flutuante.

Berliner pediu ao seu parceiro comercial, Seaman, que fundasse uma companhia fabricante de discos e toca-discos que seria a sua fornecedora. Seaman abriu a empresa, mas acabou fechando um acordo com a Columbia Records. Essa ação do ex-parceiro de Berliner tornou as suas operações inviáveis.

Não demorou para que Berliner e seu novo parceiro comercial, Eldridge R. Johnson, vencessem um processo judicial contra Seaman fundando então a Victor Talking Machine Company. A empresa de Seaman foi fechada e os direitos de uso do selo Zonophone foram adquiridos pela Columbia Records nos Estados Unidos. Uma história comercialmente intrincada que acabou tendo relação com a primeira música gravada no Brasil devido ao uso desse selo.

Gostou de conhecer mais sobre a primeira música do Brasil e os principais envolvidos para que a gravação fosse possível? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *