Alexandre Magno Abrão era um cantor mais conhecido pelo nome artístico Chorão, foi o líder da banda Charlie Brow Jr. Chorão nasceu no dia de 09 de abril de 1970 em São Paulo e faleceu no dia 06 de março de 2013. Além de cantor Chorão também era compositor, poeta, roteirista e empresário.
O vocalista do Charlie Brow era também o letrista oficial da banda e foi o cofundador desse grande sucesso. No ano de 1992 a banda foi formada pelos amigos Chorão, Champignon, Renato Pelado, Marcão e Thiago Castanho.
O cantor foi o único integrante que fez parte da banda em todas as suas formações. A banda lançou dez discos que já venderam mais de cinco milhões de cópias. Uma curiosidade é que Chorão era primo da apresentadora de TV Sônia Abrão.
O Apelido
O apelido Chorão parecia um pouco estranho para um homem tão robusto, mas surgiu quando o cantor ainda era criança e gostava de observar os amigos andando de skate. Como ele ainda não sabia andar de skate os outros amigos passavam por ele fazendo manobras e falando: “não chora!”. Claro que o apelido pegou.
http://www.youtube.com/watch?v=Oi0Sr0V1v9UUma Vida Difícil
A infância e a adolescência de Chorão não foi nada fácil, a sua mãe era doméstica e fazia pastéis para que o filho entregasse para os clientes. Chorão cresceu nas ruas, quase não ia a escola, por isso parou de estudar ainda na sétima série. Além disso, o cantor tinha muitos problemas com a polícia nessa fase.
Aos 21 anos foi convidado para fazer parte de uma banda com Champignon que levava o nome de What’s Up. Como não deu certo essa primeira banda os integrantes fundaram o Charlie Brown Jr. No ano de 2007 Chorão realizou um sonho pessoal e roteirizou e dirigiu o filme O Magnata. No ano de 2009 lançou a sua marca de roupas chamada DO.CE.
Essa trajetória de luta e volta por cima se encerrou no dia 06 de março de 2013 quando foi encontrado morto no seu apartamento por um funcionário. No cenário da tragédia uma das suas últimas companheiras, as drogas. Conheça mais a fundo a biografia dessa artista que trouxe uma nova forma de trazer música para o cenário brasileiro do pop rock.
O Começo
Com apenas onze anos Chorão assistiu a separação dos seus pais, com 14 anos a mãe do cantor sofreu um derrame e quase faleceu. Nessa época Chorão começou a andar de skate e essa se tornou uma das suas grandes paixões. Antes de se tornar um cantor famoso Chorão atuou de forma profissional no esporte, isso na década de 80 na categoria freestyle da qual foi vice-campeão paulista.
Além de profissional do skate Chorão atuou como vendedor de cartões de natal, auxiliar de câmera, caboman, iluminador entre outras profissões com as quais não se ajustou.
http://www.youtube.com/watch?v=6a9fogAi-SAA Carreira e o Charlie Brown Jr.
Foi ano de 1987, com 17 anos, que Chorão se mudou para Santos, cidade do litoral de São Paulo depois de uma infância difícil e traumática. Um dia num bar local substituiu por acaso um vocalista de uma banda que precisou se ausentar do palco devido a necessidades fisiológicas.
Nesse bar tinha uma pessoa que gostou de vê-lo cantar e logo o convidou para ser vocalista de outra banda. Quando o baixista dessa banda saiu Chorão conheceu Champignon que veio para substituí-lo. Nessa época Champignon era uma criança de apenas 12 anos. A banda era a What’s Up.
Algum tempo depois como a What’s Up não decolou Chorão e Champignon decidiram convidar o baterista Renato Pelado que já havia tocado em outras bandas de Santos para formar o Charlie Brow Jr. A justificativa para o nome da banda foi dada por Chorão: “Fundei e batizei a banda com esse nome em 1992. Foi uma coisa inusitada. Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy.”
O “Jr” do nome é uma referência ao fato de eles se considerarem como filhos do rock. No ano de 1993 com essa formação a banda começou a tocar no circuito underground de Santos e São Paulo e também a fazer shows em vários eventos de skate. Uma dia uma fita demo da banda foi entregue para o produtor musical Rick Bonadio da Virgin Records no Brasil.
Bonadio reconheceu o talento da banda e assinou um contrato com os rapazes de Santos. Logo a demo se transformou num CD produzido por Tadeu Patolla e Rick Bonadio com o selo da Virgin Records.
O primeiro álbum se chamou “Transpiração Contínua Prolongada” e contou com sucessos como “Proibida pra Mim (Grazon)”, “O Coro Vai Comê!” e “Tudo que Ela Gosta de Escutar”.
A Morte Do Pai De Chorão
Em meados de 2001 Chorão perdeu o seu pai e sofreu um grande baque. Nesse período ele enfrentou uma grande depressão e a banda parou por uns seis meses até que o cantor percebesse que precisava continuar. Nesse meio tempo os músicos do Charlie Brow Jr. aproveitaram para aperfeiçoar a sua música.
Os Problemas Com Drogas e a Separação Da 2ª Esposa
A segunda esposa de Chorão a estilista Graziela Gonçalves para o cantor era o grande amor da sua vida. Depois da tragédia que levou o cantor com apenas 42 anos Graziela declarou que Chorão tinha grandes problemas com drogas e que a dependência piorou muito em 2005 quando ele ficou chateado com a briga que teve com os integrantes da primeira formação do Charlie Brow.
De acordo com a segunda esposa do cantor a dependência do cantor era de cocaína e não de crack como a imprensa chegou a divulgar. Os familiares do cantor chegaram a estudar a possibilidade de uma internação involuntária. O apartamento de Chorão estava repleto de drogas quando ele foi encontrado morte no dia 06 de março de 2013.
Chorão foi uma figura polêmica que ao mesmo tempo que escrevia belas letras de música também arrumava brigas com frequência e tinha problemas com drogas. Podemos dizer que se trata de uma pessoa controversa que teve uma vida complicada devido ao uso de drogas.