O Brasil é um país rico quando o assunto é musicalidade. E apesar de sermos famosos no mundo inteiro, principalmente, por causa da nossa bossa nova, podemos encontrar música de boa qualidade nos mais variados estilos. Em São Paulo, por exemplo, é “berço” de grandes nomes do rapper brasileiro. De lá saem grandes artistas que fazem sucesso no país inteiro. Claro, que os nossos talentos de rapper também podem ser encontrados em outros estados, mas parece que São Paulo tem uma vocação para esse tipo de música. E falando nisso, provavelmente se você gosta desse som já ouviu falar de Projota.
Projota é um rapper, produtor musical e compositor de São Paulo. Ele nasceu nas capital paulista, em 11 de abril de 1986. O nome de batismo do artista é José Tiago Sabino Pereira.
Do anonimato para fama, aconteceu gradualmente para o cantor de rapper, que iniciou a carreira participando de “batalhes de MCs”, vencendo bem 4 vezes, uma em Santa Cruz e as demais da Rinha dos MCs.
Projota também tem uma importante carreira de produtor paralela a daquela de cantor. Ele foi o responsável pela produção de vários álbuns de amigos.
O primeiro lançamento do cantor foi um EP, em 2009, intitulado “Carta aos meus”. Depois ele fez um segundo trabalho em 2010, chamado de “Projeção”, se tratava de um mixtape. E ano seguinte, 2011, partiu para o terceiro trabalho, mais um EP intitulado “Projeção pra elas”. A produção mais recente do cantor é um novo mixtape chamado “Muita luz”.
Biografia Do Cantor Projota
Projota deu os primeiros passos em direção a carreira de cantor bem jovem, com apenas 12 anos. O seu contato com a música tão cedeu foi graças ao seu tio. E não só ele, uma tia chamada Giulia Locatelli também gostava de música e reforçou a paixão de Projota.
José Tiago não se transformou em Projota logo no início da carreira. O primeiro nome que o artista adotou para se lançar no mercado musical foi as siglas JT, iniciais do seu nome. Mas, depois de um tempo resolveu trocar. O nome Projota nasce da mistura de pro, que deriva de profissionalistamo e de jota, que é a inicial do seu nome de batismo.
E foi com o nome de Projota que ele entrou para lista dos mais famosos rappers do Brasil, quando tinha somente 16 anos. O seu “incentivador” do cenário musical foi o rapper carioca MV Bill. Projota teve certeza do que queria fazer depois de assistir o videoclip “Só Deus Pode Me Julgar”.
Mas, antes de começar a carreira sola, Projota passou por dois grupos, que não tiveram grande visibilidade. Em um deles formou dupla com o amigo Rashid, que tinha o nome de Moska e Tiago, era o Jotatê.
Carreira Musical: Linha Do Tempo
A primeira participação de Projota em uma batalha de MCs aconteceu em 2006. No primeiro ano, ele faturou o prêmio três vezes na “Batalha do Santa Cruz”. Além disso, foi dos finalistas de uma das competições mais importantes e tradicionais do país, a “Liga dos MCs” no ano de 2007.
Enquanto se lançava no cenário musical participando de batalhas de MC, ele tentava entrar no mercado de produção de discos, ao lado de A.G. Soares, um importante produtor musical.
Entre a produção musical e os palcos, o rapper Projota ainda conseguiu tempo para participar de um documentário chamado “Um estilo de vida”. Sua participação foi com uma entrevista para a produção do filme.
Se temos que destacar algumas das canções mais populares de Projota e que fizeram um grande sucesso, podemos dizer “O Poeta”, “Avoadão” e “Ela”, entre os anos de 2006 e 2008.
No ano de 2008, Projota gravou um videoclipe que fez um grande sucesso, intitulado “Acabou”. Não demorou muito para que a canção e as imagens tornassem populares no YouTube, chegando em pouco tempo a 400.000 visualizações.
Em 2008, Projota entrou em estúdio para gravar o primeiro EP, que foi lançado no ano seguinte, 2009, em novembro. O título era “Carta aos meus”. As músicas que fizeram mais sucesso desse primeiro título foram “Véia” (na música ele faz referências a mãe que morreu quando ele tinha somente 7 anos de idade), “Rato de Quermesse” e “O Rap em Ação”.
No ano de 2010, Projeto começou uma parceria com o DJ Caíque e juntos eles fizeram uma música para divulgação na internet, a “Pelo Amor”. A canção chegou a alcançar o primeiro lugar no My Space Brasil.
No mesmo ano, a produção da sua mixtape terminou e foi lançado o “Projeção”, título do trabalho, com 19 músicas, entre inéditas e outras faixas que já eram bem populares, como “Carta aos meus”. “Samurai” foi uma das músicas novas que fizeram um grande sucesso.
Além da mixtape, Projota gravou em 2010, o web vídeo intitulado “Muleque Doido” e já deixou os fãs em alerta para nova produção que estava para ser lançada em 2011.
Em 2011, mais um EP, com muitas músicas românticas e intitulado “Projeção pra elas”. O lançamento aconteceu em 10 de fevereiro, com algumas faixas conhecidas e mais 9 inéditas.
E mais uma novidade, na carreira de Projota em 2011, o lançamento do seu primeiro DVD, “Realizando Sonhos”, que foi gravado no Paraná, no Master Hall. O trabalho chegou as lojas com 20 faixas e foi um grande sucesso de público e de crítica, consagrando Projota como uma das principais referências do rap brasileiro da nova geração.
O trabalho mais recente de Projota é o “Muita Luz”, o seu quinto, também mixtape e a gravação foi independente. O lançamento aconteceu em abril de 2013. São 19 faixas com muitas participações especiais, entre elas, DJ Caíque, Marlos Vinicius, Drik Barbora, entre outros.
Veja a Discografia Resumida e Completa De Projota
- Em 2009 Carta aos meus
- Em 2010 Projetação
- Em 2011 Projeção pra Elas
- Em 2011, mais um título, Não há lugar melhor no mundo que o nosso lugar
- Em 2012 Realizando sonhos
- Em 2013 Muita luz
Agora é só aguardar quais serão as novidades que estão por vir do rap brasileiro Projota, que saiu de São Paulo e conquistou o Brasil inteiro e hoje é uma das referências da nova geração do estilo musical no nosso país.