Os fãs brasileiros de rock and roll certamente já ouviram falar do grupo Creedence Clearwater Revival, que se tornou um dos ícones do rock quando a o som da guitarra começou a cair no gosto das pessoas, na década de 60. É comum hoje em dia que adolescentes nunca terem ouvido falar da banda, mas certamente os mais velhos se lembrarão de músicas que fizeram a cabeça da época, como a clássica Have You Ever Seen the Rain.
Entretanto, os brasileiros nunca tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação da tradicional banda com a sua formação completa, e infelizmente isso nunca irá acontecer. Porém, eles tiveram a oportunidade de assistir pela primeira vez a apresentação de John Fogerty, líder do Creedence, e relembrar a época em que eram adolescentes.
O show foi realizado no dia 6 de maio no Citybank Hall, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Apesar de ter sido no Rio, é certo que fãs de todo o Brasil compareceram a apresentação, uma vez que esperaram mais de 40 anos para assistirem e ouvirem a voz original das músicas do Creedence Clearwater Revival. Como prometido, antes do show, Fogerty tocou todos os clássicos do grupo, fazendo o público pular e cantar junto com ele, matando a saudade e aproveitando para mostrar como o público brasileiro é caloroso.
A Curta Trajetória do Creedence Clearwater Revival
Apesar de terem adotado o nome Creedence Clearwater Revival apenas em 1967, em homenagem a um amigo e em alusão a uma cerveja, o quarteto, formado pelos irmãos John (guitarra e vocal) e Tom (guitarra) Fogerty, pelo baixista Stu Cook e pelo baterista Doug Clifford, tocavam juntos desde 59.
O quarteto lançou em 1968 suas primeiras gravações e conseguiu atingir sucesso imediato, comprovado pelo Disco de Ouro. Ao longo da carreira, o Creedence lançou sete álbuns de estúdio, além de singles, conquistando com eles nove discos de ouro e sete discos de platina. Apesar de todo esse sucesso, após quatro anos do lançamento do primeiro álbum, o grupo se separou em julho de 1972.
Dentre os quatro integrantes, apenas John Fogerty teve sucesso após o término da banda. Ele lançou, em 1974, o disco solo Zephyr National, que contou com toda a participação de todos os seus ex companheiros de grupo. Contudo, a evidente briga entre os integrantes, que resultou no fim da banda, piora com o decorrer do tempo. Até mesmo os irmãos Fogerty param de se falar.
Com a morte de Tom Fogerty, em setembro de 1990, os outros integrantes até fizeram algumas apresentações novamente, mas não deram nenhuma esperança aos fãs de uma possível volta. A situação ficou complicada quando Stu Cook e Doug Clifford formaram outro grupo com o nome de Creedence Clearwater Revisited, irritando John Fogerty, e saíram para tocar os clássicos da banda.
Creedence, pra mim, é a melhor banda de música depois dos Beatles. Infelizmente tudo tem um fim, mesmo que sejam as melhores coisas da vida.