Violão e guitarra são dois dos instrumentos mais tocados por brasileiros. Mas é preciso estudar a escala harmônica, pentatônica, melódica e de dó maior. E a escala maior é aquela que todos conhecem, mesmo quem não é músico. Todos conhecem, ainda que não saibam.
Estrutura da Escala Maior
A escala maior é composta por 7 notas. Recebe o nome de escala heptatônica, uma vez que é possível contar com sete tons, situados entre a 1° nota (tônica), e a última (fundamental). Em cada uma das notas, há um intervalo com, no máximo, 1 tom (1 tom ou 1 semitom). Confira abaixo os intervalos que devem ser retidos e trabalhados:
- I a ll: um tom
- ll a lll: um tom
- lll aIV: meio tom
- IV a V: um tom
- V a IV: um tom
- IV a VII: um tom
- VII a I: meio tom
Quando essa estrutura é mantida, não é preciso aprender o tom. É possível iniciar qualquer uma das notas para tocar a escala maior em todos os tons.
- É preciso ter cuidado para respeitar corretamente os intervalos da escala maior. Em alguns momentos, também é preciso mudar as notas de um sustenido ou bemol.
Tecnicamente falando, o intervalo recebe o nome de “Maior”, por haver um intervalor de 2 tons, situados o Dó (tônico), a 1° nota da escala, e a nota Mi (terça maior), que é a 3° nota da escala.
A escala maior pode ser dividida da seguinte maneira:
Segunda maior – 2 M
Terça maior – 3 M
Quarta justa – 4J
Quinta justa – 5J
Sexta maior – 6 M
Sétima maior – 7 M
Como Tocar a Nota Maior na Guitarra
É preciso começar por uma nota para tocar a escala maior na guitarra. Pode-se tocar a escala maior horizontalmente, e ir deslocando 2 casas, 2 casas, 1 casa, 2 casas, 2 casas, 2 casas e 1 casa.
Para entender os intervalos dos acordes básicos e as pestanas, é necessário tanto conhecer a escala maior, quanto transpor. Também é preciso saber compor e usar improvisação sem nenhum erro.
Escala de Fá Maior na Guitarra
Essa escala é usada nas músicas com tonalidade de Fá maior, junto com a escala de Ré maior, que corresponde à sua relativa menor. A composição da escala de Fá maior possui as seguintes notas: F – G – A – Bb – C- D- e E.
Como Estudar a Escala Maior
Confira abaixo algumas dicas de como estudar a escala maior:
- A primeira coisa é aprender a estudar devagar, e não pular nenhuma etapa.
- A escala maior tem 7 posições. Porém, você não consegue e nem poderia aprender todas de uma vez só. Caso contrário, faria a maior confusão. Se concentre na posição e no treino antes de passar para a segunda. Estude a primeira até ter certeza de ter aprendido mesmo. Vá adicionando uma a uma das posições, mas não deixe de estudar as anteriores que já aprendeu.
- Use uma palheta em movimentos de vai e vem. Se tiver dificuldade em usar a palheta, essa será uma ótima oportunidade para aprender e se aperfeiçoar.
- Para ajudar a progredir no estudo, use seu metrônomo.