Escala de Dó Menor Guitarra

A escala maior de Dó é a mais importante no sistema tonal. Em seguida, vem a escala menor. Ela consiste em um modo da maior. O que define os modos são os intervalos usados para separar a nota fundamental, ou seja, a última, dos seus vários graus. A diferença que existe entre uma escala maior e uma menor encontra-se nos graus 3°, 6° e 7°.

Escala menor é uma forma abreviada de “escala menor natural”. Essa escala é diferente das escalas menor melódica e menor harmônica.

Enquanto que um intervalo consiste na distância entre 2 notas: um tom ou um semitom. Quando se trata do braço da guitarra, um tom diz respeito a 2 casas, ou 2 trastes, e 1 semitom.

A construção da escala relativa menor é feita no 6° grau da escala maior. O 6° grau de uma escala maior de C (Dó) é um A (Lá).

Para que se possa reconhecer quando uma escala é menor, é preciso observar o intervalo entre a primeira (tônica), e a terceira (terça).

A escala maior contém 2 tons. E a escala menor contém somente 1,5 tons. A terça menor consegue dar um tom bem melancólico para a escala menor. Há inúmeros modos menores capazes de gerar escalas menores.

Em todas as escalas menores, há uma terça alterada, ou seja, -1/2 tom. Enquanto que as demais notas alteradas são a 6° e a 7°.

Todas as escalas maiores possuem uma escala relativa menor. As notas que se encontram entre a escala maior e a sua relativa menor são as mesmas notas. O que difere continua sendo a ordem das notas e também na terça menor.

Escala Menor Natural – Guitarra

Essa escala também recebe o nome de modo eólico (ou vento), ou escala melódica descendente. A escala mais comum é a escala menor natural. Assim como acontece na escala maior, a escala menor natural também é composta por sete notas. E conta com 6 tons entre a 1° e a nota última.

Há um intervalo máximo de 1 tom (1 tom ou 1 semitom) entre cada nota. Confira abaixo a estrutura da escala menor natural:

  • I a II: um tom
  • II a III: meio tom
  • III a IV: um tom,
  • IV a V: um tom,
  • V a VI: meio tom
  • VI a VII: um tom,
  • VII a I: um tom.

Há das formas que facilitam na hora de se lembrar dessa estrutura, conforme abaixo:

  • 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2.
  • 1T – 0,5T – 1T – 1T – 0,5T – 1T – 1T

A primeira estrutura consiste em tons e semitons entre as notas, bem como no número de casas que se encontram entre as notas. Caso você mantenha a estrutura, pode começar em qualquer um dos tons. É preciso apenas mudar uma das notas de um bemol, ou mesmo um sustenido para manter o intervalo.

A escala de dó menor é composta pelas seguintes notas:

C (Dó) – D (Ré) – Eb (Mi bemol) – F (Fá) – G (Sol) – Ab (Lá bemol) – Bb (Si bemol)

Não se esqueça da importância de sempre estudar uma escala de cada vez, com bastante atenção e paciência, para evitar confusão e aprender, de verdade, cada escala estuda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *