Escala de Fá Maior Violão

A escala de Fá maior possui as notas Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B) bemol, Dó (C), Ré (D), Mi (E) e Fá (F). A tonalidade harmônica dessa escala é Fá maior. E a tonalidade relativa é o Ré menor.

Escalas Essenciais Para Quem Está Aprendendo Violão

Conhecer e praticar as escalas é muito importante para quem está aprendendo tocar violão. Em especial para quem deseja se tornar um profissional na área. Nesse caso, é importante tanto conhecer, quanto saber executar as escalas mais usadas.

As escalas representam a base das improvisações e das composições da quase todos os gêneros e estilos. Por isso é que é tão importante conhecer e saber aplicar.

Confira abaixo as 3 escalas principais que o iniciante no aprendizado de violão precisa conhecer:

1 – Escala Diatônica: formada por 7 notas naturais, e com a repetição da nota tônica. Por isso, essa escala consiste na sucessão de 8 notas, considerando a repetição da primeira nota, e com 5 intervalos de TOM, e mais 2 intervalos de SEMITOM. Por exemplo: C-D-EF-G-A-B-C.

Podemos considerar as escalas maiores e as escalas maiores como exemplos de escalas diatônicas.

  • Escala de Dó Maior: essa escala é uma das principais escalas que o estudante de violão deve aprender a tocar, e também é uma das escalas mais simples, que não conta com nenhum bemol (b) e nenhuma nota com sustenido (#). Sem contar que também pode ser usada e entendida facilmente durante os estudos de teoria musical no violão, e também de outros instrumentos musicais.

    Escala de Dó Maior

    Escala de Dó Maior

Quando a pessoa compreende bem a Escala de Dó na teoria musical, fica mais fácil de aplicar esse conhecimento em outras tonalidades também, assim como também é mais fácil entender melhor. Aprender a Escala de Dó ajuda muito a se desenvolver nas técnicas de violão.

2 – Escala Pentatônica: considerada como uma das principais escalas no estudo de violão, e que possui em apenas 5 notas na sua estrutura. Composta de dois tipos básicos, conforme abaixo:

  • Escala Pentatônica Maior: com 5 notas em sua estrutura, sendo que a terça nota é sempre a maior delas. A terça maior conta com a distância de 2 tons. Por exemplo: Dó-Ré-Mi-Sol-Lá
  • Escala Pentatônica Menor: essa escala segue a mesma linha que a anterior, com a diferença de a terça ser sempre a menor. Nesse caso, a terça menor conta com a distância de um tom e meio. Por exemplo: Dó-Mib-Fá-Sol-Sib.

3 – Escala Cromática: composta de 7 notas naturais mais 5 notas acidentadas, somando 12 tons ao todo. Sendo assim, quando os acidentes musicais são inseridos, que são o bemol (b) e o sustenido (#), a altura das notas sofre uma modificação, podendo aumentar ou diminuir meio tom na escala que vimos acima, a Escala Diatônica, dando origem à Escala Cromática. Por exemplo: C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#-B. Sendo que todas elas, em sequência, dão origem à Escala Cromática.

Escala Cromática

Escala Cromática

A principal característica dessa escala é sempre diminuir ou avançar meio tom em meio tom.

É importante frisar que as escalas não são melodias. Por isso, elas não podem ser usadas como solo ou melodia de uma composição. Na realidade, elas representam um conjunto de notas pertencentes a uma tonalidade e que são usadas para fazer o solo ou a melodia de uma canção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *