O violão é conhecido em diversos países como guitarra clássica, sendo ele uma guitarra acústica com cordas que podem ser de aço ou nylon. Seu corpo é oco e chato, tendo como formato um oito, construído a partir de várias madeiras diferentes. A versão mais usada possui seis cordas de nylon. No Brasil ele se tornou muito popular, sendo um instrumento de interesse da maioria da população.
Origem do Violão no Brasil
O primeiro instrumento de cordas que chegou ao Brasil foi à viola de dez cordas, de origem portuguesa. Esse instrumento era utilizado pelos jesuítas durante a catequese dada aos índios.
Esse instrumento atualmente é chamado de viola caipira, já que é muito usado no interior do país, já o violão se manteve mais no meio urbano. É um dos instrumentos mais usados para acompanhar o vocal em músicas instrumentais, além de ser usado junto de outros instrumentos.
Quando o instrumento passou a ganhar fama no país, ele começou a ser considerado um instrumento usado somente pelos boêmios, relacionado à vagabundagem, tal estigma se manteve sobre o instrumento por muitos anos. Um dos primeiros a desmitificar essa crença foi Joaquim Santos, conhecido como Quincas Laranjeiras, que fundou a revista “O Violão” no ano de 1928.
Escalas no Violão
As escalas musicais são sequências ordenadas de notas, através delas é possível aprender a melodia, definir os intervalos de uma música e construir uma canção. Por isso, o estudo das escalas no violão é algo muito importante, pois será a partir delas que a pessoa se tornará capaz de tocar o instrumento com clareza.
Vamos acompanhar as escalas maiores para violão:
- Escala de Dó Maior: C, D, E, F, G, A, B, C.
- Escala de Ré Maior: D, E, F#, G, A, B, C#, D.
- Escala de Mi Maior: E, F#, G#, A, B, C#, D#, E.
- Escala de Fá Maior: F, G, A, Bb, C, D, E, F.
- Escala de Sol Maior: G, A, B, C, D, E, F#, G.
- Escala de Lá Maior: A, B, C#, D, E, F#, G#, A.
- Escala de Si Maior: B, C#, D#, E, F#, G#, A#, B.
A sequência de intervalos das escalas maiores é a seguinte: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom.
As letras representam as notas musicais Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B).
As notas acompanhadas de # são sustenidos, já as notas acompanhadas de b são um bemol.
Vamos acompanhar as escalas menores:
- Escala de Dó menor: C, D, Eb, F, G, Ab, Bb, C.
- Escala de Ré menor: D, E, F, G, A, Bb, C, D.
- Escala de Mi menor: E, F#, G, A, B, C, D, E.
- Escala de Fá menor: F, G, Ab, Bb, C, Db, Eb, F.
- Escala de Sol menor: G, A, Bb, C, D, Eb, F, G.
- Escala de Lá menor: A, B, C, D, E, F, G, A.
- Escala de Si menor: B, C#, D, E, F#, G, A, B.
Vale lembrar que essas são as escalas menores naturais, além delas há também as escalas menores harmônicas e escalas menores melódica.