Morte de Wando Deixa Milhares de Fãs Tristes

Um dos cantores mais populares no Brasil nas décadas de 70 e 80, Wando, havia sido internado no final de Janeiro com problemas cardíacos considerados graves pelos médicos, mas ninguém poderia supor que ele viria a morrer.

O cantor não resistiu a uma parada cardíaca sofrida pela manhã do dia 8 de Fevereiro. Ele passou seus últimos dias no Hospital Biocor, em Minas Gerais, sendo até submetido a uma angiolplastia, o que reduziu temporariamente o risco de morte, até sofrer nova parada.

O cantor estava, segundo o comunicado do hospital, com nível de 90% de obstrução nas artérias, precisando de ajuda de aparelhos para respirar. Os médicos disseram que o problema cardíaco de Wando era devido ao seu péssimo hábito alimentar e a seu sedentarismo, uma vez que ele não fumava e nem bebia.

Os Dias Anteriores

Em nota oficial, familiares e equipe médica informaram que, ainda na madrugada do dia 08, tinha ocorrido um agravamento súbito do quadro de saúde do cantor. Wando, quando faleceu, tinha a companhia de sua mulher, Renata Costa Lana e Souza. O cardio que acompanhava o cantor mencionou que foram feitas todas as manobras para a ressuscitação, mas, infelizmente não fora possível salvar o paciente.

De acordo com o boletim médico divulgado no dia anterior ao óbito, Wando apresentava um quadro estável e progressiva melhora, entretanto ainda era considerada de alto risco sua recuperação.

No dia 05/02 o cantor, em respeito a seus milhares de fãs, havia  enviado um bilhete dizendo: Me aguardem, estou na oficina do Senhor arrumando a turbina! Ele procurava reverter o entupimento de suas artérias coronárias e chegou até a passar por duas cirurgias e ainda no hospital havia tido um infarto.

Wando havia sido internado com um quadro de angina, e exames preliminares haviam apontado que suas artérias estavam completamente cheias de placas gordurosas. Quando da internação ele pesava 110 quilos, ou seja, trinta a mais do que o aquele considerado ideal.

Vida e Carreira

Wando era popularmente reconhecido com ‘O Rei das Calcinhas’, tendo gravado 25 álbuns, considerado como o mais erótico cantor do Brasil. Na verdade o cantor chamava-se Wanderley Alves dos Reis, nascido no município mineiro de Cajuri, em 02/10/1945, sendo um dos mais famosos cantores românticos do Brasil. Além de sua voz e repertório inconfundíveis, ainda era conhecido por receber de presente de suas fãs inúmeras calcinhas, no decorrer dos  shows. Wando tinha uma coleção de calcinhas próxima das 17 mil peças.

O nome Wando fora designado pela avó. Muito pequeno mudara-se da pequena Cajuri para Juiz de Fora, formando-se em violão erudito e passando a trabalhar com a música, próximo dos 20 anos. Nesse período já se apresentava em bailes e participava de conjuntos na região. Tempos depois se mudara para Volta Redonda, RJ, trabalhando como feirante e caminhoneiro.

Iniciou sua como cantor apenas em 1969, mas o reconhecimento público somente em 1973 com a gravação de seu primeiro disco. Fez composições para grandes cantores da MPB, como, por exemplo,  Jair Rodrigues, que em 74 gravou o sucesso “O Importante é Ser Fevereiro”. Já no ano seguinte a voz da vez foi Ângela Maria, que  gravou “Vá, mas Volte”. Em 76 foi a vez do Rei gravar uma canção de Wando, “A Menina e o Poeta” 1976. Chora Coração e Moça fizeram parte da novela de grande sucesso, Roque Santeiro, e, juntamente com “Fogo e Paixão”, podem ser considerados como seus maiores sucessos.

Wando teve dois filhos Wanderley Junior e Gabriela, e fora casado com Rose Marie. Entretanto, antes de sua morte estava num relacionamento com Renata Lana Costa e Souza, do qual havia tido Maria Sabrina, sua filha.

Wando ganhou reconhecimento como letrista, especialmente por composições que tinham cunham erótico e romântico, e ainda sendo o maior colecionador de calcinhas. O cantor disse em entrevista que o uso da sensualidade das calcinhas havia tido inicio em seu álbum “Tenda dos prazeres”, na década de 90.

Justificava dizendo que uma calcinha virada ao contrário poderia ser comparada a uma tenda. Então, ele resolveu colocar uma calcinha como capa do disco, e foi um grande sucesso.  Até antes de sua morte as calcinhas teriam de estar presentes em suas apresentações. Wando dizia receber e dar calcinhas, incluindo inúmeros tamanhos, jeitos, cores e formas.

A Coleção de Calcinhas

Wando passou a fazer parte do RankBrasil, um ranking de Recordes exclusivamente brasileiros, por ser o detentor da maior Coleção de Calcinha do País. Tudo começou, como já dissemos, na década de 90, depois do lançamento do CD Tenda dos Prazeres.

Para divulgar o álbum, Wando resolveu distribuir as calcinhas durante seu show e a contrapartida dos fãs fora imediata, fazendo com que esta se tornasse sua marca registrada.

Morte

Em 27/01/2012, Wando foi hospitalizado em Belo Horizonte e dera entrada na UTI, contando com problemas cardíacos bastante graves. Submeteu-se a uma angioplastia emergencial e até mesmo ficou respirando com a ajuda de aparelhos.

Sua morte, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, fora divulgada às 08 horas do dia 08/02/2012, em Nova Lima, no Biocor Instituto, em Minas Gerais. O corpo de Wando fora sepultado na cidade de Belo Horizonte.

Maiores Sucessos

Sua carreira solo teve início em 1969, e o sucesso chegou somente em 1973. Seu grande sucesso, dentre muitos é a canção Fogo e Paixão, com o lançamento feito em 1980. Wando ganhou fama como sendo um dos grandes representantes do brega-romântico do Brasil.

Entre registros ao vivo e álbuns de estúdio, o site do cantor relata 28 trabalhos. O cantor ainda imaginava que tivesse vendido algo em torno de dez milhões de discos, isso até quando ainda se contava. Mas, com o advento da internet e da pirataria, ele ganhou ainda muito mais popularidade. Wando acreditava que a pirataria fosse algo ruim por um lado, especialmente para aqueles que compõem as canções, e por outro lado, o intérprete, que sai em turnês, acaba ganhando, pois se torna mais conhecido do público.

Seus grandes sucessos são:

  1. Fogo e Paixão
  2. Safada
  3. Gosto de Maçã
  4. Moça
  5. Chora Coração
  6. Mordida Na Maçã
  7. Eu Já Tirei A Tua Roupa
  8. Gostosa
  9. Aquele Amor Que Faz Gostoso Me Deixou
  10. Deus Te Proteja de Mim

Um dos cantores mais populares no Brasil nas décadas de 70 e 80, Wando, havia sido internado no final de Janeiro com problemas cardíacos considerados graves pelos médicos. O cantor não resistiu a uma parada cardíaca sofrida pela manhã do dia 8 de Fevereiro.

Ele passou seus últimos dias no Hospital Biocor, em Minas Gerais, sendo até submetido a uma angiolplastia, o que reduziu temporariamente o risco de morte, até sofrer nova parada.

O cantor estava, segundo o comunicado do hospital, com nível de 90% de obstrução nas artérias, precisando de ajuda de aparelhos para respirar. Os médicos disseram que o problema cardíaco de Wando era devido ao seu péssimo hábito alimentar e a seu sedentarismo, uma vez que ele não fumava e nem bebia.

Conhecido como ‘O Rei das Calcinhas’, ele gravou 25 discos e foi considerado o cantor mais ‘erótico do Brasil’.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *